quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ANALISANDO A HISTÓRIA E TENDO UMA CONSCIÊNCIA NEGRA - A NOSSA DÍVIDA COM O NOSSO POVO.

A nossa consciência negra, tem que ser diária, pois só assim, reconstruiremos um país, que sem os negros, não teria razão de existir. É dia para se entender, depois de se conhecer a história, de reconhecer uma dívida importante deste país com os negros. Esta dívida se revela no histórico de escravidão, condenação a presença na margem da sociedade, e tudo isso visto criado, por uma elite, que na época cafeeira, mas que hoje, por incrível que pareça ainda se orgulha dessa elite e da monarquia escravocrata e assassina.

Quando Portugal decidiu o que fazer com as terras da então “Terra de Vera Cruz”, o plano inicial era plantar cana de açúcar, e para tal intento, o trabalho escravo era mais do que necessário. Os índios foram então obrigados a trabalhar nos engenhos de açúcar brasileiros, porém, considerados bárbaros, e preguiçosos, foram logo substituídos por uma experiência bem sucedida, para os portugueses, nas ilhas de Cabo Verde e Açores, o trabalho escravo dos negros africanos. Começava assim um capítulo triste e sem precedente na nossa história, que teve a autorização e a benção, inclusive da Igreja Católica, que considerava os negros algo sem alma.

O trabalho escravo no Brasil, continha portanto a presença maciça no negro africano, que retirado de suas terras, eram vendidos pelos seus, e trazido para o Brasil, em navios negreiros, que quando com muita sorte, chegava pelo menos metade vivo, e a outra metade era jogada no mar, alguns inclusive doentes, porém vivos. O tempo vai passando, e o Brasil, se torna em uma terra de negros, graças a Deus. Mas essa terra considerada bárbara, e suja, pelos europeus, e principalmente, pela metrópole, passa a ser a única saída para um Imperador frouxo e enrolado, e de sua corte “civilizada”, que veio ao Brasil para fugir e para mamar nas tetas de um povo já explorado, e sempre colocado de lado. Em 1808 mais 12 mil pessoas desembarcam no Brasil, primeiramente em Salvador, e pelo fato de ter muitos negros, se dirigiram para o Rio.

E por falar em Rio, por aqui, o Café se tornou o maior produto de exportação do Império, e claro, por causa principalmente do trabalho escravo. Fazendas e mais fazendas de café, tinham negros sendo obrigados a trabalhar nos cafezais, e condições infernais, sendo castigados e humilhados dia a dia. Essas fazendas, que se encontravam principalmente no interior do Rio, onde muitas cidades foram formadas através desta escravização, sempre tiveram a presença de famílias importantes, que através de seus sobrenomes, tinham o péssimo hábito de colecionar pessoas. Esses seres, que se diziam católicos, gostavam de brasões, e se achavam poderosos, e de fato eram. Esses escravocratas têm seus descendentes até hoje, achando bonitinho um passado de senhores de escravos, e uma monarquia assassina, porém suas riquezas já foram perdidas. Mas não perdendo o foco, o trabalho do negro era tão importante, que a frase “O Brasil é o café, e o café é o negro”, ganhava força.

Zumbi dos Palmares
A resistência dos negros, também foi um capítulo importante da nossa história. Os quilombos ficaram conhecidos pela força do grito de liberdade, e na medida em que o tempo passava, ficavam cada vez mais lotados. Zumbi dos Palmares foi o maior ícone dessa resistência, e na segunda metade do século XVII, o Quilombo dos Palmares conhece seu auge. Zumbi, seu maior líder, é sem sombra de dúvida, o símbolo dessa resistência. Apesar do Quilombo ter sido extinto por Domingos Jorge velho em 1710, Palmares se transformou em algo maior ainda no imaginário das pessoas daquele tempo.

O mais importante desse dia, é tentarmos entender quem realmente somos. Os negros contribuíra, para essa sociedade, muito mais do que com o samba e o talento com futebol. A própria Capoeira, que hoje está muito mais difundida, foi durante muito tempo, um dos grandes momentos de resistência, e já também, após a libertação dos escravos. O Capoeira passou a ser sinônimo de um rótulo, feito por uma sociedade elitista que tinha aversão a negros.

A Abolição da escravatura foi um engodo, uma falácia. E para aqueles que veneram Princesa Isabel, a abolição não foi declarada porque a mesma era contra a escravidão, pelo contrário. As pressões de todos os lados a fizeram encurralada a assinar a Lei Áurea. E a maneira como ocorreu a abolição demonstra isso. De uma hora para outra, sem indenização alguma, sem nenhuma reparação, os negros saíram das fazendas e foram jogados a própria sorte, “inseridos” em uma sociedade racista, os obrigando até mesmo a se arrepender de serem libertos. Os anos se passando, os negros foram se virando, e mesmo assim, foram sendo expulsos de cortiços, de suas “repúblicas”, enquanto a República tentava se consolidar, mas sem sucesso, não conseguia ter o apoio do povo, e na sua maioria, os negros.

Quando analisamos a nossa história, não se precisa de muito para se perceber que a reparação é necessária. Durante algum tempo fui contra as cotas para negros em universidades. Mas depois que se lê, e se aprende, os nossos conceitos passam a ser revistos. Existe uma dívida deste país com os negros, e não apenas por suas contribuições impagáveis, mas pelo o que lhe foi tirado. Principalmente para aquilo que lhe foi determinado. As margens da sociedade, não sobrou muito para os negros. A falta de oportunidades e de chances foi determinante para alguns quadros sociais existentes até os dias atuais. A falta da presença de negros em uma série de faculdades públicas, em cargos altos de grandes empresas, na própria política, entre outros. Mas em sua  maioria, nas favelas, nos presídios. Um exemplo simples, os canteiros de obra para a Copa do Mundo, está cheio de negros, mas no estádio, poucos estarão lá, assim como já podemos verificar no novo Maracanã.

Não é hipocrisia, não preciso. Basta olhar a vida de modo diferente, e não tentar maquiar a história. Não ver a vida pelo olhar da Classe Média egoísta, que acredita que vivemos em um país das maravilhas, onde as oportunidades existem para todos. Não podemos ver a vida através do olhar de uma elite escravocrata, que através de sobrenome arraigado, ainda persiste em tentar buscar o poder, e idolatrar os brasões, adorando a monarquia. Não podemos ver a vida, como um inglês, morando na África do Sul na década de 60. Precisamos de mais, de uma visão diferenciada da vida, de uma visão justa, e diante disso, precisamos reparar tudo o que foi feito através dos tempos, através da história. Os negros merecem respeito, e o racismo existe neste país sim. Esse racismos está em cada ponto, em cada esquina, em cada empresa, em cada fala, em cada posição, em cada novela, onde o a presença dos negros é ridiculamente pequena. O racismo vive, mas a nossa consciência tem que ser mais viva ainda. Essa consciência tem que viver todos os dias. A nossa consciência negra, tem que ser diária, pois só assim, reconstruiremos um país, que sem os negros, não teria razão de existir.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

EMBRANQUECERAM O MARACANÃ - A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL.

Embranqueceram o Maracanã. A busca pela elitização dos estádios de futebol Brasil a fora, é acima de tudo um furto de um patrimônio brasileiro, o futebol, que na verdade pertence a seu povo. Enquanto o povo paga para construir estádios, a iniciativa privada passa a administrá-los, selando assim o acordo, entre o político e seus financiadores de campanhas. Embranquecer o Brasil é um sonho de uma elite que oprime o povo e tem repulsa de ver o povo avançar.

Elitizar o futebol é um sonho antigo, e essa busca tem ganhado força nos últimos tempos. Cabral, Paes e o “New Maracanã”, que lê-se Eike, buscam isso de qualquer maneira, com o claro objetivo de não só alcançar lucros astronômicos, com o dinheiro público, como também completar um plano antigo de se acabar com o futebol assistido ao vivo pelo povo real.

Os ingressos do jogo do Flamengo e Atlético PR para a final da Copa do Brasil, apenas ratificam que a máxima de se afastar o povão dos estádios é crítico e necessário neste plano sórdido.  Na mídia oficial e maléfica, a Globo, o assunto, preço dos ingressos não é tocado. Resta a nós, telespectadores, e ouvintes sedentos de uma opinião independente, tentar fugir dos bombardeios alienadores desta mídia, e graças a Deus, encontramos ainda alguma independência em noticiários esportivos, como o da ESPN Brasil, que faz um trabalho muito bom, e solitário, pois se esforça sozinho para encontrar o outro lado da notícia, o lado ocultado pela Globo, a verdade.

Embranqueceram o maracanã. Essa afirmação é correta. Os negros sumiram do Maracanã, a não ser para construir o mesmo. Essa situação demonstra claramente o que estou querendo dizer. A elitização do Maracanã, me parece algo maquinado, e por vários motivos. Afastar a classe mais pobre dos estádios, com preços caros, e regras de convivência elitistas, é importante para a Globo, por exemplo, que poderá vender mais pacotes de jogos na TV por assinatura, já que os mesmos não terão condições financeiras para estarem nos estádios.

Falar de futebol é fácil, mas tentar entender o que se passa por trás disso tudo é problemático. Amo futebol, e acredito que o mesmo é um patrimônio do povo. Claro que se precisa de dinheiro para fazer com que times sobrevivam, porém excluir a população dos estádios com preços absurdos está longe de ser uma tentativa de melhorar a vida financeira de um time de futebol, é tentar mudar o foco do patrimônio, é usurpar do povo o direito daquilo que a elite sempre se disse ser proprietária. O futebol deixou de ser, graças ao povo, um esporte dos clubes da elite carioca, e ganhou popularidade e talento, com a participação do povão.


Margareth Thatcher
O discurso de que é necessário mudar o perfil dos torcedores dos estádios, não é uma invenção brasileira. Margareth Thatcher, a inimiga do trabalhador, usou a mesma prerrogativa, quando combateu os hooligans, e se aproveitou disso para elitizar o futebol inglês. No Brasil, a desculpa é a Copa, que é financiada pelo dinheiro público, dinheiro do povo, mas onde o mesmo, não poderá usar esses estádios, que além de tudo, ainda soa entregues a iniciativa privada. E como no caso, do Rio de Janeiro, essa iniciativa privada, que financiou as campanhas de Cabral e Paes, passam a administrar um estádio, construído com o dinheiro do povo, mas que faz de tudo para o excluir.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS RECRUTA ESTUDANTES EM BARRA MANSA.

A algumas semanas atrás a UBES (União BRASILEIRA dos Estudantes Secundaristas) esteve nos bairros de Barra Mansa recrutando estudantes para representarem a cidade .
Por Gabriel Santos
Barra Mansa - RJ

Os delegados selecionados estarão indo para Contagem- MG para participar do 40° CONGRESSO DA UBES para debater educação, mudança no currículo mínimo escolar, valorização dos professores, passe livre entre outros. E detalhe, tudo será pago pela Instituição Organizadora. Eu acho super interessante a participação de NÓS estudantes para a decisões importantes envolvendo a educação de nossa região.

Afinal nós ESTUDANTES que presenciamos diariamente a um sistema fraco de educação que paga mal os formadores de  seres cidadãos e que trata o aluno como um simples número no diário.

É hora de mudar, mesmo que seja expondo opinião em fórum e seminários,


Fico feliz por estar participando desde evento

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

COLUNA CIDADES: BARRA DO PIRAÍ - O SALÁRIO E O TRABALHO DO LEGISLATIVO BRASIELEIRO.

Por Antonio Sergio
Barra do Pirai
Analisar o trabalho do Legislativo é nossa obrigação. Buscar meios de Transparência e Controle Social é muito importante para termos o controle do que se é feito pelo Legislativo. Refletir é necessário.

Por que pagamos salários aos vereadores se os seus serviços nem sempre são sentidos pela população?

Por que pagamos assessores a esses vereadores se esses assessores ficam distantes da população?

Em algumas cidades mundo vereador não ganha salário ou algumas vezes ganha só ajuda de custo, em outras circunstâncias até ganham salário sim, mas é uma remuneração que segue a média do trabalhador comum e não se compara com os salários exorbitantes que os vereadores daqui recebem, somente em alguns lugares do mundo vereadores ganham altos salários conforme mostra esse trecho extraído do site da revista Super Interessante:

 
A reportagem toda vc pode ler nesse link: (Clique aqui)

A grande pergunta é, os vereadores brasileiros fazem jus ao salário que ganham?

Os vereadores brasileiros merecem ganham o que ganham?

É interessante notar que no México, um país de terceiro mundo e pertencente a América Latina assim como o nosso, o vereador não recebe nada para legislar, não é interessante? Se você observar existem mais de mil comitês organizados pela população, que correm atrás pra verem sua cidade melhor, e que os vereadores de lá legislam junto com esses comitês e isso faz com que os vereadores sejam realmente representantes desses comitês, situação bem diferente da que a gente vê aqui no Brasil, onde muitas associações de moradores são muitas vezes celeiros de politicagem onde o líder  comunitário não está realmente pensando em seus vizinhos e amigos mas sim em quando e como ele também vai conseguir uma "boquinha" nas próximas eleições.

Outro caso que me chamou a atenção foi o da Suécia onde o vereador ganha uma mínima ajuda de custo, pouco até para os padrões brasileiros, e que segundo a reportagem é equivalente a 10% do salário médio de um sueco que gira em torno de 7500 Reais. Vemos então que a situação dos vereadores suecos se assemelha a dos mexicanos, trabalha por que está engajado em ver melhorias, mudanças, em ser um verdadeiro militante!

França e Canadá também chamam a atenção pelo fato de que apesar de receberem salário no legislativo, esse salário está dentro da média de ganhos do trabalhador de seu país, sendo assim se um vereador brasileiro tivesse sua remuneração no mesmo patamar que os vereadores franceses ou canadenses, o vereadores brasileiro teriam um rendimento mensal de 1345,00 Reais mensais, pois segundo o site Uol Economia, esse é o valor do rendimento médio conforme matéria mostrada neste link: (Clique aqui)

E os vereadores da sua cidade, são dignos do salário que recebem?


O que vocês acham de seus serviços prestados? Ou você também tem a impressão que os vereadores de sua cidade estão distantes de você e do resto da população e que enquanto estão desfrutando de altos salários o povo está sofrendo na fila dos hospitais, enquanto estão desfrutando de regalias, tem mãe ou pai tomando sereno às 05:00 da manhã para marcar o médico para seu filho. Enquanto os vereadores passeiam de um lado para o outro de carro com direito a motorista particular (que na maioria das vezes são os seus próprios assessores que prestam esse serviço enquanto deveriam estar perto da população se informando sobre os problemas da cidade) você anda espremido, sem nem poltrona para se sentar nos mal conservados ônibus da cidade, sacolejando de um lado para o outro, se desequilibrando a cada arrancada que o motorista da ou a cada curva feita a 80 por hora que te da a sensação que vai te jogar pra fora do ônibus, além de ter de aturar motoristas estressados, mal educados, desvalorizados e mal pagos. Quem nunca viu alguma pessoa passar pelo constrangimento de se desequilibrar dentro de um ônibus chegando até mesmo a cair no chão algumas vezes? Essa é a dura realidade de sempre que nem mesmo os governantes que teoricamente são os mais próximos da população conseguem resolver e talvez seja por isso que em vários países do mundo o cargo de vereador se assemelha a um estágio, pois é no estágio onde a pessoa ou ganha bem pouco ou até mesmo não ganha nada, até que um dia ela venha estar formada e preparada para aí sim receber uma remuneração condizente com seu salário e experiência. Talvez seja isso que tem faltado aos vereadores brasileiros, começar na vida política não ganhando nada, começar por pura militância, começar com o coração desejoso de promover melhorias na vida das pessoas para que então talvez um dia, esse político tenha realmente conquistado o direito a ter um salário.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O BLOG E SUAS 500 POSTAGENS

Em 500 postagens, muita coisa foi escrita. Muita gente leu e concordou. Muitos não gostaram, porém, a vida prosseguiu. Tento neste texto refletir sobre essas 500 postagens, e como muita coisa mudou menos o objetivo do blog, de informar e conscientizar. Um breve histórico de tudo que se viveu até aqui, essa é a nossa postagem 500.

Analisar os dois últimos anos deste blog pode ser para alguns uma tarefa difícil. Para mim então, um desafio. O blog chega agora a sua postagem 500, e não poderíamos continuar a levar a vida sem analisar um pouco do que foi feito até aqui. Da primeira postagem, no dia 9 de junho de 2011, até hoje, muita coisa ocorreu. Mas apesar de algumas mutações, o objetivo do blog foi se moldando, porém, seguindo a mesma linha. Várias postagens serão lembradas por aqui, e para você poder ler essas postagens, basta clicar em cima de seu nome.

Faixa do Gabinete Eleitoral de Ueslei - 2011
Criado em 2011 com o objetivo de informar, conscientizar e dar visibilidade a idéias, o blog foi ganhando seu espaço ainda neste ano inicial. A primeira postagem polêmica de verdade, foi sobre o Gabinete Itinerante de Uéslei da Farmácia, que naquele ano, tentava emplacar, através do apoio da corja do Zé, em Barra Mansa, sua popularidade, que estava em baixa no bairro. Clientelista como ele e o seu colega Vicentinho, Uéslei, fez campanha eleitoral fora de hora, mas em uma terra sem lei, nada aconteceu, assim como sua popularidade também não cresceu. Deu pipoca, cortou cabelo e fez a criançada dançar, mas o que valeu mesmo na eleição do ano seguinte foi o dinheiro do deputado Estadual Albertassi, que com a ajuda de “Deus” compra os votos cristãos. Depois disso, naquele mesmo mês de junho, noticiávamos aqui, que naquele ano mais de 2.300 professores estariam abandonando a rede estadual de ensino. Um Greve ocorria naquele mês. E assim fomos incomodando, inclusive com as “Proposituras sem propósito”, onde pegávamos as propostas do legislativo de Barra Mansa, e com uma análise bem humorada, conseguíamos chegar a conclusão de que os caras não tinham a menor idéia do papel do vereador. Dava muito acesso, e grandes comentários.

Foto de 2011. Vicentinho tinha prometido
a ponte para o Natal. Chegou meses depois, e não
foi Vicentinho que trouxe.
Em Julho de 2011, uma postagem falando sobre a Copa já anunciava algumas tragédias brasileiras, e eu não tinha entendido, e claro, não imaginava como o assunto “Copado Mundo” ainda nos daria tanto acesso. O ano foi seguindo, e o belo mês de Novembro chega. As polêmicas aumentam quando criticamos a postura do Vereador Vicentinho, que é chamado, com todas as letras de ladrão de idéias. Os acessos aumentam, e a matéria passa a ser compartilhada por muitas pessoas, situação que se repetirá em Dezembro, quando o mesmo vereador volta ao blog com o “Cadê minha ponte”. Risos pelo bairro, rolou um papo inclusive de que o nobre contador de mentiras, teria impresso a matéria e dito para algumas pessoas que eu o chamara de macaco. Na verdade, só lendo a matéria para entender. Por falar neste senhor, que tem assessores ameaçadores e até mesmo dando explicações na delegacia, na próxima terça lembraremos de uma das suas promessas de 2010, que ao lado de Alexandre Cardoso, atual Prefeito de Duque de Caxias, prometeu e não cumpriu, mas na segunda falamos disso.

O ano de 2012, é um capítulo a parte. Um ano que se iniciou muito bem, mas confesso, para o blog não terminou lá essas coisas. No início do ano, os acessos se multiplicavam, e o blog virava uma referência, tanto de crítica, como de opinião. O mês de março, a coisa era tão boa, que algumas denúncias nossas no blog, eram prontamente atendidas pela Prefeitura, claro que não por simpatia, mas por pressão, mas funcionava. Mas na medida em que os acessos aumentavam, a eleição chegava. As minhas opções naquele momento, me colocaram em sinucas de bico bem pesadas, e para manter a coerência, não contemporizei, e ao mesmo tempo, a correria do dia, me tomava de maneira incrível. O tempo era pouco, o blog começou a não ser atualizado, o que acarretou o cansaço dos internautas. A eleição chega, e cometo um erro. O blog que era mais do que uma vitrine, passa a ser somente isso, e com certeza causa um desgaste para que o acessasse. A eleição acaba, e a vida muda, e o blog passa a ficar em segundo plano. Para se ter uma idéia, tínhamos uma média de 35 postagens por mês, mas no mês de Novembro, o blog teve apenas uma postagem, a mesma numeração repetida em Dezembro. Alguma coisa teria que mudar, e alguns anunciavam o fim do blog.

Ganhava-se força a idéia de que o blog tinha acabado, ainda mais, porque no ano de 2013, os meses de janeiro e Fevereiro, o blog continuava em silêncio. Mas em Março, o blog volta, e com uma nova roupagem, novos textos e até mesmo uma nova estratégia. Agora com uma visão mais ampla, o blog continuava a falar de Barra Mansa, mas começava a alçar vôos mais altos, se espalhando pelo estado. Analisando o Analytics do Google, o estado de São Paulo, já está em segundo em acessos, assim como Minas Gerais, que cresceu os acessos vertiginosamente. As matérias ficaram mais amplas, e até mais elaboradas. Os assuntos mais diversificados. As matérias de história deram certo, como a séria “A Longa noite dos generais”, onde durante cinco dias, a Ditadura Militar, foi analisada e estudada. Outra matéria que chamou a atenção foi “Sem saudade de Margareth Thatcher”, que falava sobre a morte da dama de ferro. A morte de Chavez foi também alvo de postagem, e de polêmicas no facebook, com “A morte de Chavez e o medo de sermos um país maisjusto”.

Cabral e Paes, passaram a habitar o blog, e o debate a cerca das manifestações fizeram do blog um local de encontro. Muitos foram os debates, nas redes sociais. A causa animal também sempre foi um tema de atenção para o nosso blog, e isso ocorreu durante muitos momento nestas 500 postagens. Nos últimos dois meses várias cidades do Rio passaram a ter “correspondentes”. Destaco Barra do Piraí, que vem toda a semana arrebatando acessos como doido para esse blog, e até conseguindo vitórias. Um parabéns especial para Antônio Sérgio, e seus textos aguerridos. Ainda estamos organizando a Coluna Cidades, e logo estará tudo melhor organizado.

Como não lembrar da Caxirola, e da Copa do Mundo, que vem sendo alvo de críticas e debates. A postagem “ Como eu queria que a educação fosse uma caxirola”, figura entre as dez mais acessadas da história do blog.

Muitas alegrias tenho com o blog. Gosto muito dele, e aprendi acima de tudo, a importância de uma ferramenta como essa. Mas tem algo que este blog sempre simbolizou, e posso dizer, que não é só para mim, a luta por Educação de Qualidade. Sempre priorizamos nestas 500 postagens, a Educação, e a sua luta incessante por uma sociedade mais justa.

E termino esse especial agradecendo a todos que já acessaram este blog. A todos aqueles que curtiram, comentaram, compartilharam, e até mesmo os que odiaram este blog. Que mais 500 postagens venham pela frente, com o mesmo objetivo, informar, conscientizar e fomentar uma luta eterna, a luta por uma Educação de qualidade, e uma sociedade onde todos tenham as mesmas esperanças e oportunidades.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

ELEIÇÃO DCE-UBM: A CHAPA 99 E A FORÇA DE UMA RENOVAÇÃO.

A eleição para o DCE da UBM está acabando. E amanhã muita coisa pode acontecer, mas uma coisa não poderá mudar, essa campanha demonstrou que ter propostas e uma história de luta pelas pessoas, pode fazer a diferença. Vote Renovação, vote 99.

Chegando ao fim mais um processo eleitoral do DCE da UBM. O que vimos? Promessas, partidos políticos, pessoas de outras universidades fazendo campanha e muito do mais do mesmo.

No entanto a Chapa Renovação 99, com a liderança de Maicon Fagundes, conseguiu tornar o mais do mesmo diferente, uma campanha sem promessas e com propostas totalmente possíveis um dialogo com o estudante totalmente focado em fazer um DCE totalmente focado no estudante e para o estudante. Muito se falou mais apenas a chapa Renovação 99 dialogou sobre a necessidade de apoiar as comissões de formatura, formatura essa que fecha um ciclo tão importante de nossas vidas, e a valorização do nosso diploma também foi outro tema focado pela chapa Renovação 99. Vimos muitos falarem de UEE e da UNE, mais apenas a chapa RENOVAÇÃO 99 teve o apoio declarado das presidentes da UEE e da UNE, Taína e Vic respectivamente.

Promessas de festas?Isso aconteceu bastante mais qual a unica chapa com represente que comprovadamente já criou eventos? Se você pensou na chapa Renovação 99, acertou pois pra realizar a maior feira de anime e games do interior a frente do GRUPO AKAI, Maicon Fagundes, teve que mostrar toda sua capacidade de agregar valor e apoio em torno de um evento. Existem mil razões pra se votar na chapa Renovação 99, mais deixarei apenas mais uma, uma reflexão. Tem gente dizendo que sempre esteve na luta, mais vamos lá Maicon Fagundes, presidente da Chapa Renovação 99, já foi presidente do Grêmio Estudantil do C. E. Barão de Aiuruoca em uma gestão de muito de destaque, depois foi Presidente da UMES-BM (União Municipal de Estudantes Secundaristas de Barra Mansa) e em 2003 foi feito o maior ato da cidade com mais de 5 mil estudantes na rua pela luta do passe livre que o SINDIPASS ameaçava cortar na época, esse cara tá a 10 anos na luta e uma luta repleta de batalhas vencidas. Se você tem um exercito indo pra uma batalha difícil quem você vai querer a frente dele? Eu quero um comandante que já tenha vencido outras batalhas antes, eu quero Maicon Fagundes, Presidente eu quero Chapa Renovação 99.

#EUVOTO99

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FIM DO COMÉRCIO DE ANIMAIS EM VIAS PÚBLICAS DE VOLTA REDONDA/RJ.

O fim da venda de animais na Feira de Volta Redonda chegou. Animais que são mantidos confinados, e muitos em péssimas condições, são vendidos em feiras pelo Brasil. Essa vitória precisa ser comemorada e ganhar mais adesões pelo Brasil.

Enfim, chega!

Acabou a venda de animais em vias públicas da cidade de Volta Redonda,  conforme determina a Lei Estadual 4.808/06 e a Lei Municipal 4.924/13.

Há cerca de 20 anos acontecia, todos os domingos, a feira de animais, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Contudo, desde 2006, após a aprovação da Lei Estadual 4.808, a venda de animais em vias públicas passou a ser ILEGAL. No dia 20 de outubro, uma ação para impedir esse comércio mobilizou diversos setores da prefeitura, entre eles a Guarda Municipal, a Vigilância Ambiental e Sanitária, agentes do Zoológico municipal, a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Fazenda.

Essa ação é resultado do IC 197/2011 instaurado após representação da ONG Vira-Lata, em 17 de outubro de 2011, denunciando a prática ILEGAL que, naquela ocasião, infringia apenas a Legislação Estadual.

Durante 2 anos a ONG  Vira-Lata acompanhou o Inquérito Civil e registrou, na feira de animais, cenas que deixavam evidente as situações de maus tratos a que eles eram expostos constantemente.

Todos as provas de irregularidade foram anexadas no IC 197/2011 e qualquer cidadão pode ter acesso, bastando procurar o Ministério Público.

Foto: wellington Silva
Neste primeiro dia de fiscalização apenas uma pessoa foi detida por descumprir a lei. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, esta operação será realizada todos os domingos até que a venda de animais seja encerrada. As pessoas que forem pegas vendendo animais clandestinamente serão multadas e encaminhadas até a 93° DP (Volta Redonda) para que um registro de ocorrência seja efetuado.
A informalidade do comércio de animais, aumenta o número de abandonos e maus tratos. Como o principal objetivo dos comerciantes  é obter o máximo possível de lucro com a venda desses animais, estes padecem nos fundos de quintais de criadores  inescrupulosos que vivem de sua exploração.
Diariamente "brotam" novos vendedores nas vias públicas, interessados na possibilidade de aumentarem suas receitas com a venda nas ruas das cidades, explorando e maltratando animais em busca de lucro fácil.

A maioria dos animais mantidos para procriação e venda são submetidos constantemente a maus tratos:

- As fêmeas procriam a cada cio sem terem tempo para a recuperação da gestação e amamentação;

- Os animais são mantidos confinados, sem espaço e atividade física adequada;

- Muitos são mantidos sem qualquer higiene nem acompanhamento veterinário;

- A ração oferecida não é compatível com a necessidade nutricional de um filhote ou de uma cadela prenhe ou em estágio de amamentação (isso quando não são alimentado com comida humana);

- Nas ruas e em muitos pets permanecem em caixas ou cercados pequenos para o porte e quantidade de animais, em locais quentes, sem sombra, água e ração;

- Vira-latas são vendidos como sendo de determinada raça, e quando o "comprador" descobre que foi enganado, o animal é abandonado;

- Animais são vendidos antes da idade recomendada para o desmame;

- Animais doentes são vendidos como sadios e os deficientes são eliminados;

- Alguns filhotes são vendidos dopados para disfarçar sua natural hiperatividade;

- Quando já não existe mais a possibilidade de se obter lucro com o animal, este é abandonado, muitas vezes amarrado em uma árvore ou poste no local.
O fato do animal ser vendido em uma loja, não garante que tenha sido comprado de um criador responsável, que trabalhe de forma adequada garantindo o mínimo de qualidade de vida aos animais.
A Lei Municipal 4.924, entre outras determinações, estabelece regras para quem quer criar e comercializar animais em Volta Redonda/RJ.

Petshops e criadores que vendem animais devem se adequar as normas estabelecidas pela lei. A Lei Municipal 4.924 estabelece multa de R$600 por animal vendido em situação irregular (art 31) e R$1.200 para caso de maus tratos (art 14).

Texto retirado do Grupo Vira-Lata

NOTA DO BLOG

É com imensa alegria que leio esse texto. A hora já tinha passado, e a luta sempre tem seu resultado, mas claro que depende da nossa persistência e entrega a causa. A venda de animais na Feira de Volta Redonda é uma atrocidade, que precisava de uma atenção devida do Poder Público, e também já tinha passado da hora de acabarmos com essa idéia de que lei não foi feita para ser cumprida.

Claro que esta lei levanta mais um debate. As pessoas que vendiam animais vão viver de que? Pra começar a grande maioria não depende apenas disso, e segundo, que não se pode ganhar dinheiro em cima da exploração de ninguém, já basta o capital a fazer isso conosco.

Essa vitória é para se comemorar, e para se espalhar, para que outras cidades sigam o mesmo caminho. Feiras espalhadas por várias regiões do país passam pela mesma situação. Logo postarei aqui as ações da Polícia em Caxias, onde vários animais foram apreendidos, das mãos de bandidos.


Mais uma vez parabéns ao grupo Vira-Lata e a todos que encamparam mais essa proposta para causa animal.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COLUNA CIDADE: BARRA DO PIRAÍ - A GUARDA MUNICIPAL E SEUS CARROS COM DOCUMENTOS ATRASADOS.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
Os flagrantes das irregularidades das viaturas da Guarda Municipal de Barra do Piraí, estacionados em locais errados, e com a documentação atrasada, é mais um retrato da triste realidade, onde o povo é cobrado, mas o governante se prende no privilégio de não seguir leis. Leia e entenda.

Faça o que digo, não faça o que faço. Vários flagrantes de infração de trânsito cometidos por veículos oficiais foram registrados pelo membro do grupo "Barrense ajuda Barrense" nos últimos dias, mostrando o que parece ser o lema de alguns agentes que deveriam dar o exemplo, mas fazem o contrário. Entre as irregularidades, há viaturas da guarda parados em locais irregulares e além disso veículos da guarda com vistoria e documento atrasado ainda de 2011 conforme pode ser visto neste link (Clique aqui).

Então o rigor só vale para a população? Neste caso a guarda tem feito o que devia combater, alias o que tem combatido da população em geral, pois vai o cidadão comum estar com o documento atrasado pra ver só o que vai acontecer, até lição de moral rola, é muita cara de pau.

Já a questão dos camelôs é ainda mais polêmica e complicada e já vem se arrastando desde os primeiros meses de abertura do Mercado Municipal, pois é grande a reclamação dos lojistas de lá, com o baixo movimento de consumidores no local.

Era muito interessante a situação dos ambulantes no centro da cidade mais precisamente na Rua Padre Alfredo, uma rua estreita, entretanto muito bem localizada na parte central da cidade, tendo de um lado a maior praça do centro do município, por onde passam milhares de pessoas diariamente, e na outra extremidade o maior supermercado da cidade. Sendo assim centenas de pessoas passavam por ali diariamente ou no sentido praça ao supermercado ou vice versa. Durante esse trajeto era inevitável não olhar para o camelô, eu mesmo já trabalhei para um lojista quando o camelô tinha seu ponto ali, e com o grande fluxo de pessoas, aumentava também a probabilidade de compras, uma simples questão de matemática. Mas não era só a boa localização, que era atraente para os camelôs, pois além de bem localizados seus produtos não são tributados, o preço de locação que eles pagavam por cada barraca era irrisório em vista dos aluguéis pagos pelos grandes lojistas que também ocupam o centro da cidade. A partir daí podemos imaginar não só a margem de lucro como um possível incômodo em outros lojistas, pois sinceramente, nunca vi muitas pessoas do povo reclamando que os camelôs enfeiavam a cidade, e talvez tenha sido esse o argumento da elite que gostaria de ver o centro da cidade com uma nova cara, ou que pelo menos que esses ambulantes não tivessem assim tantas regalias. Seja lá qual foi o motivo da saída deles, a verdade é que aparentemente caíram na lábia do ex-prefeito José Luis Anchite, que os fez acreditar que iriam para um lugar melhor, mas pelas reclamações dos ambulantes parece que essa mudança foi um mau negócio.


E o que tem a ver a guarda municipal de Barra do Piraí com os camelôs que insatisfeitos estão voltando a vender seus produtos nas ruas? Bem, em 31 de Maio de 2013 foi noticiado no site do jornal "A Voz do Povo"  (Clique aqui), que existia uma determinação do Ministério Público proibindo qualquer tipo de comércio ambulante nas ruas e calçadas de Barrra do Piraí, então a pergunta que fica é, esta determinação do MP ainda está valendo? E se ainda está em vigor por que não está sendo cumprida? Ou a guarda municipal da cidade se especializou em não cumprir as leis não só de trânsito como todas em geral? É bem verdade que as guardas municipais são subordinadas ao executivo e em épocas de campanha devem ter surgido promessas ou acordos para que os ambulantes estivessem tendo certa liberdade para voltar as ruas sem serem incomodados, sabemos que Barra do Piraí teve praticamente duas campanhas seguidas para prefeito, pois na de 2012 o eleito foi cassado, é bem sabido também que vários lojistas do Mercado Municipal (ex-camelôs) apoiaram o então candidato Mario Esteves na eleição de 2012, pois este prometia que procuraria encontrar um lugar melhor para os lojistas e também o fim da proibição da venda de certos produtos no interior do Mercado e como na eleição de 2013 Mario Esteves despontava com grande força no início da campanha, porém não saiu vencedor por causa da grande influência de Anchite, fica a duvida: será que os ex-camelos estão tendo a oportunidade de estarem nas ruas de novo por causa de alguma promessa de campanha, ou como se diz popularmente, algum "conchavo"? Não se pode afirmar que isso aconteceu e nem se pode dizer que não, já a pergunta pode ser feita. E a determinação do MP caiu por terra? O executivo e a guarda municipal precisam responder a população sobre essas situações. Desde a volta doa ambulantes às ruas e calçadas da cidade, e sobre seus veículos em situações de irregularidade. Afinal de acordo com a Constituição de 1988, a lei é para todos.