quinta-feira, 31 de outubro de 2013

UMA NOVA REFORMA PROTESTANTE, POR FAVOR.

No Dia da Reforma Protestante, a reflexão é muito clara, precisamos de uma nova Reforma. Os vícios, e as doutrinas humanas, estão tentando minar o evangelho e sua mensagem. A busca pelo poder e dinheiro, tem confundido igrejas com partidos políticos. Homens pregam suas vontades, e gostam de  achacar o bolso de muitos, deturpando a própria lei de Deus. É, precismos de uma Reforma já !!!


Quase não entro no assunto religioso neste blog, mas o dia 31 de outubro, dia da Reforma Protestante, me trouxe várias perspectivas sobre um assunto, e chegando a conclusão de que já passou da hora de uma nova Reforma.

Apesar dos tempos estarem diferentes, temos vivido momentos que nos levam de volta ao medievalismo. Apesar de estarmos constantemente conectados e atualizados em sistemas cada vez mais interligados tecnologicamente, em matéria de religião estamos cada vez mais atrasados e anti-reformistas. O protestantismo pode estar vivendo na história moderna a sua maior crise. Esta crise é de identidade e principalmente de norte. Fazendo uma comparação com o momento em que a igreja se dividiu, vivemos neste momento várias coisas parecidas. Costumo dizer que na história as pessoas sempre erram da mesma maneira, e com relação à religião as coisas não são diferentes. Não quero cometer erros, mas assumo a responsabilidade das minhas opiniões.

Os erros da Igreja no século XVI, e anteriores, foram os mesmos que hoje nós vivemos. Arrogância, busca pelo poder, mentira, política e acima de tudo, vontade de ser Deus. Muitos personagens da história cometeram esses erros acima citados, e hoje não é diferente. 
Como falar em uma nova Reforma Protestante, e os motivos para abordar tal assunto, sem mencionar, o Semi-Deus Silas Malafaia, que além de ter perdido a visão, agora foi abduzido pelo lado “negro da força”. Silas já andou com Morris Cerullo e já vendeu de tudo, e para não me alongar muito, vou dar uma atenção especial para a “Unção da medida extra”. O vídeo ao lado deixa bem claro uma grande semelhança entre os dias atuais, e o cristianismo medieval, o misticismo e a venda de indulgências. “O véu que separava, já na separa mais”. Cresci cantando um hino que dizia esta mensagem. Jesus Cristo veio como homem para nos salvar, e não para vender sua salvação, ou a sua unção. Esta prática é mais uma arma de lobos vestido em pele de ovelhas. E para piorar tem muita gente que cai. As pessoas querem “dons”, e no evangeliquês, “dom” significa poder. Vivemos em um cristianismo onde todos querem ser líderes. Os mais espertos analisando isso, concluem que podem aumentar suas receitas com cursos, onde se podem formar novos “líderes”, e por um preço módico vender unção. O resultado é que o camarada sai de lá cheio do “puder”, fundam uma igreja e geram mais gente doente.

Silas Malafaia adora mídia. É amigo da Globo, odeia blogeiros e se satisfaz com holofotes. Se acha o dono da razão e se esqueceu realmente quem é Jesus Cristo. O programa do Silas na televisão é bancado com muito sacrifício, segundo o próprio líder, porém para comprar um jatinho de 12 milhões, não há sacrifício. Silas é adepto da Teologia da Prosperidade, uma balela que tem enganado o povo, e deixado muitos pastores e denominações riquíssimas. A prosperidade é o retorno imediato de Deus pela pequena fidelidade do povo. A “teoria da prosperidade” é uma grande arma para pastores que querem encher igrejas, ganhar dinheiro e ter pouco trabalho em discipular membros. As pregações são triunfalistas, até porque quem gosta de ir a igreja e ouvir alguém lhe dizendo como deve viver? Isso não enche igreja. Silas Malafaia entrou por essa onda e declarou em 2010, que pastores que não pregam a Teologia da Prosperidade são idiotas e que deveriam perder a credencial. Frases de Silas Malafaia são sempre diretas e rápidas, não tão rápidas quanto o seu jatinho de 12 milhões de dólares. Poder e dinheiro, problemas na era medieval, que levam a igreja a sérios problemas e que com certeza continuam sendo cometidos nos dias atuais.

Posso ficar aqui o dia inteiro escrevendo sobre atrocidades cristãs. Posso falar de Waldemiro Santiago e suas pregações vagas, assim como a Cidade Mundial, onde o povo pode doar 100 reais e ter seu nome incluído no livro da “Cidade” e ser orado por centenas de Waldemirozinhos. Essa idéia de construir cidades e réplicas de templos, como no caso da Universal, é temerosa, mas reveladora. 
Cidade Mundial do Poder de Deus - Waldemiro e seu Vaticano -  Para construí-lo ela está vendendo indulgências.
Gosto de lembrar que em 1517 um homem chamado Johann Tetzel, que ficou conhecido como vendedor de indulgências. Seu método de markenting agressivo chamou a atenção de muitos, e principalmente a revolta de Lutero que para alguns, se inspirou em Johann para escrever as suas 95 teses. Porém, Johann não fez isso à toa, ele tentava angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, que na época representaria o retorna da igreja católica ao seu apogeu. A Basílica faria parte do Vaticano, que ainda não era considerado um estado soberano, isso só aconteceu em 1929 onde a Igreja Católica em um acordo com o ditador Mussolini criou o Estado do Vaticano. Teria então Waldemiro à intenção de ser Papa? Não, essas atitudes megalomaníacas apenas deixam bem claro que a intenção desses pastores é conseguir poder, e se beneficiar do seu objetivo, conseguido com o dinheiro do povo. A venda do livro da Igreja Mundial, nada mais é do que a venda de indulgências para conseguir angariar fundos para a construção de sua "cidade", ou seja, enganando as pessoas em benefício próprio. Erros que são repetidos incessantemente. Só não comparar Johhann Tetzel a Waldemiro, porque seria covardia com Tetzel, mas se as coisas continuarem do jeito que estão logo irão se encontrar.

Campanha da Igreja de R.R. Soares

Posso falar de R.R. Soares e suas curas temáticas. Uma pessoa com câncer não pode chegar na Igreja Internacional da Graça de Deus sem antes conferir o cardápio de curas do dia, porque se não pode acabar indo no dia de cura errado. Os programas de televisão são ótimos, o “Show da Fé”, onde o milagre é tão não natural e até pregar com a mesma voz é normal, como diria João Alexandre na letra de "É proibido pensar".

O Bispo Edir Macedo, já é de uso comum, não precisa de muitas apresentações nem tão pouco de muitas acusações. Sobre ele e seu império recaem todos os tipos de crimes e heresias. A Universal não tem muitas preocupações, pois estão acima das leis, e através de uma engrenagem política também cria leis. Tem uma televisão própria e cria mutantes nas horas vagas. A única coisa boa nisso tudo é que a Record tem brigado com a Globo pelo espaço televisivo e esportivo. Mas nem sei se há algo tão positivo nisso tudo. A novidade é que a Universal está construindo o Templo do Rei Salomão. Se a moda pegar, para construir Sodoma e Gomorra não vai faltar muito. Não posso esquecer que entre várias polêmicas, não podemos deixar de lembrar do posicionamento de Macedo sobre o aborto, vídeo ao lado.. Adepto declarado justifica suas falas em um planejamento familiar.

Tem toda essa bagunça, sem mencionar o casal Hernandes. Os líderes da Igreja Renascer em Cristo estão sempre na berlinda, ou presos mesmo. Sônia e Estevam tem muitos problemas com a justiça, e poucos financeiros, apesar de perder Kaka como membro, com certeza seu principal dizimista.  Vale lembrar que em 2007 o casal foi preso em Miami com U$ 56 mil em meio a bíblias e declararam na alfândega que estavam com apenas U$ 10 mil.

Todos esses acima citados tem semelhanças entre si. Todos são adeptos da “Teologia da Prosperidade”, isso sem falar em Pat Robertson, um fanfarrão americano que alega que essa teoria pode ser chamada também de “Lei da Reciprocidade”. A Teoria da Prosperidade fez estragos, e ainda faz. No Rio de Janeiro ainda lembro de famílias de líderes construírem condomínios na Barra da Tijuca as custas desta teoria. O evangelho é libertador, e direto. Não precisamos de intermediações. Deus nos deu o livre arbítrio, e não preciso repetir as palavras de Cerullo, como ele faz em suas pregações, para ser próspero. O evangelho se burocratizou, agora Jesus não é mais a luz, a verdade e a vida, hoje as pessoas não precisam de Jesus para irem ao pai, basta ligar na TV de madrugada e depositar 911 reais, que o Silas te autoriza ir em direção de Deus.

Ana Paula Valadão e sua Unção do Leão
No meio da música Gospel, a coisa não está diferente. Com a fanfarrice mercadológica, a música Gospel virou mais um produto, e apenas isso. Vários [ícones deste momento são incrivelmente vazios, e sobre a indústria musical gospel, paira um monte de brigas judiciais e escândalos. A MK Music, uma espécie de Globo evangélica, tem perdido força, enquanto gravadoras seculares vão ganhando espaço no espaço no meio gospel. Sempre acontecem alguns fatos que colocam a música Gospel na berlinda, como a “Unção da Bota de Pyton”, de Ana Paula Valadão, vídeo abaixo. Ela mesma também protagonizou a “Unção do Leão”, onde no palco andava como um bicho, como se Deus precisasse disso. Poderia ficar aqui citando um monte de gente, mas vale apenas lembrar da novidade do momento, Thales Roberto, que com suas músicas vazias e com erros teológicos, fala em rede nacional, se encontrando com Fátima Bernardes, que sua música não é religiosa, e que seu grande prazer, é ver suas músicas cantadas por personalidades da música brasileira. Esse é o prazer do cara, até porque, não me parece que ele está nessa por qualquer outra coisa, que não seja, por dinheiro e fama.


Ainda existem igrejas sérias. Homens de Deus que pregam a verdade, e com essa verdade as pessoas são prósperas. São pessoas que falham também, mas não escondem Cristo. O evangelho não precisa ser complicado. Antes de qualquer dom, precisamos pedir o dom do discernimento, para entendermos as palavras proferidas pelos profetas de mamom dos nossos dias.

Concluo então com todos esses fatos que necessitamos de uma Reforma já. Que rasguemos os verbos, e nos posicionemos sobre o que é certo e errado. Mas desta vez, não haverá Lutero. Hoje diferentemente daquela época, a bíblia está traduzida e levada a todo mundo, portanto, a verdade já está clareada. Se precisamos de um símbolo, é só pegar as 95 teses de Martinho de 1517 e colá-la em algum lugar. Minha idéia é que seja na porta da Igreja do Silas, mas vão me chamar de radical. Brincadeiras a parte, é hora de conhecermos Deus de verdade. Que o evangelho volte a ser simples e puro.



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

COLUNA GABRIEL SANTOS: PIRAÍ DIZ QUE MENDIGOS DEVERIAM VIRAR RAÇÃO PARA PEIXES.

Por Gabriel Santos
Na Coluna de Gabriel santos, a opinião sobre um dos temas mais falado da semana, a declaração do Vereador de Piraí, Russo. Pior do que ser mendigo é ser o Vereador Russo.

Em um discurso desumano vereador Russo de Piraí diz que não dá dinheiro nenhum para os mendigos e diz mais. Diz que eles não trabalham e que não deveriam nem votar. Além de dizer que os mendigos deveriam virar ração de peixe. Assista o vídeo ao lado.

E minha opinião esse vereador está errado, como ele pode questionar que eles não trabalham se ele não se moveu para fazer um projeto que tires os necessitados das ruas, oferenda trabalho e moradia. Muitos podem estar nas ruas por falta de oportunidade e o vereador que era quem deveriam gerar projetos de lei para dar oportunidades está indo totalmente contra.

Ele ainda quer que  Brasil perca liberdade de expressão e tenha pena de morte.


A população de Barra deve refletir nesse discurso ridículo e começar a escolher criteriosamente seus representantes na câmara. 

COLUNA CIDADES - BARRA DO PIRAÍ: A MANIFESTAÇÃO E MAIS UMA CRIANÇA MORRE NO HOSPITAL MARIA DE NAZARÉ, SUSPEITA DE FALTA DE MÉDICOS.

O dia 15 de Outubro, Dia do Professor foi marcado por vários protestos em muitas cidades brasileiras e não foi diferente em Barra do Piraí. Em Barra do Piraí, porém a educação não foi o tema dos protestos, mas sim a saúde. Nesta manifestação que cobrou explicações sobre o fechamento da Clínica Médica do Hospital Nazaré, e apesar das explicações do prefeito, uma nova criança morreu, e desta vez, por suspeita de falta de atendimento.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
O dia 15 de Outubro, Dia do Professor foi marcado por vários protestos em muitas cidades brasileiras e não foi diferente em Barra do Piraí. Em Barra do Piraí porém a educação não foi o tema dos protestos, mas sim a saúde. Mas o que saúde tem a ver com educação pra ser reivindicada no Dia do Professor? Aparentemente nada, mas a verdade é que se continuarem morrendo crianças no Hospital Maria de Nazaré, a educação da população da cidade de certa forma fica prejudicada sim. E também enfim os esforços dos dedicados profissionais de Educação que trabalham por amor, conforme palavras da própria presidente Dilma, mostram resultados diante da grande conscientização de muitos de seus alunos que estão protestando e saindo as ruas, o que de certa forma deve ser uma grande satisfação e motivo de orgulhos para os professores barrenses, verem seus pupilos mais conscientes e mais sábios.

Bem, vamos ao começo dos fatos que tem gerado tanta insatisfação na população barrense. Tudo começou quando o Prefeito Babo decidiu optar pelo fechamento da Clínica Médica do Hospital Maria de Nazaré, o que gerou grande polêmica na cidade, com até reportagem televisiva, sobre o caso, pois numa cidade onde faltam leitos, fechar a clínica médica de um hospital e acabar com cerca de 70 leitos para internação e observação de um dia para o outro é no mínimo uma falta de sensibilidade do executivo barrense, e essa falta de sensibilidade fica ainda mais visível quanto ao fato de o prefeito não ter obviamente consultado a população previamente sobre essa decisão. Por que os políticos brasileiros insistem em ser assim? Além de não cumprir promessas também insistem em tomar decisões de interesse coletivo sem antes consultar o povo em geral, sendo que ele prometeu na época da campanha que faria um governo participativo, acho que alguém deve explicar para o prefeito o verdadeiro significado da palavra participativo. Pois bem, um governo que já estava sendo polêmico irritou de vez a população da cidade que cheia de fúria teve uma parcela representada pelos manifestantes do grupo “barrense ajuda barrense” que foram às ruas no dia 15 último. Até mesmo pessoas que entusiasmadamente apoiaram Babo nas eleições, estavam presentes nessa manifestação.

Entretanto o prefeito inegavelmente foi corajoso e até respeitoso, por assim dizer, em ir a manifestação prestar alguma satisfação com o povo como podemos ver no vídeo ao lado postado no canal de um conhecido jornalista da cidade no youtube. Entretanto em determinados momentos podemos ver que o prefeito se enrola um pouco nas explicações como por exemplo, o porque do fechamento da clínica médica em que ele acusa o governo do prefeito interino Pastor Monteiro de ter deixado a prefeitura sem dinheiro e por causa dessa falta de dinheiro foi que ele tomou a atitude de fechar a clínica médica, resposta que de acordo com o vídeo não convenceu e nem agradou os manifestantes presentes e nem tem agradado a população em geral conforme diversos relatos na rede social facebook. Um fato, porém chama a atenção no vídeo e coloca em dúvida a sinceridade das explicações de Babo, pois aos 2:55 do vídeo vemos que o prefeito nega que a Clínica Médica do Hospital Maria do Nazaré já estava fechada o que o faz ser interrompido aos berros enfurecidos de “fechou sim” proferido pelos manifestantes. O senhor prefeito tentou ludibriar os manifestantes? Um pouco antes Babo insistia nas explicações usando aquela já conhecida lorota dos políticos de falarem que fizeram isso e aquilo e enfim o que também chateou o pessoal e foi interrompido.

Mas e a saúde de Barra do Piraí deu sinais de melhora depois do protesto? Aparentemente não. Infelizmente, conforme noticiado na pagina do facebook intitulada “Barra do Piraí, quando acontece, a gente leva a notícia até você”, conforme mostrada na foto, no dia 18 de Outubro, apenas 3 dias depois do protesto, morreu uma criança, que não teve o nome divulgado, no Hospital Maria de Nazaré. Sobre o qual é dito ser referência em pediatria e maternidade, e segundo a denúncia, a criança havia chegado a unidade de saúde “viva” e teria morrido por falta de médicos pois não havia nenhum médico no hospital no momento da chegada da criança. O incidente teria ocorrido na troca de plantões, onde o plantonista responsável estava atrasado e o anterior teria saído mais cedo. Segundo a unidade de saúde a criança já deu entrada na emergência sem vida.

A página ainda faz uma pergunta interessante: se for verdade que a criança morreu lá, até quando isso vai continuar acontecendo? Verdade ou não uma série de fatos ocorridos nesse dia já demonstram uma série de erros do hospital, como por exemplo: 1º - Um plantonista não sai enquanto o outro não chega, isso é praxe em vários setores e não somente o hospitalar. 2º - Se por acaso fosse de imperiosa necessidade a saída do plantonista anterior, onde estava o diretor médico do hospital? Pois uma de suas atribuições é a de assumir o plantão na falta de plantonista, ou será que ele(a) não sabe disso? 3º - Quem disse que a criança chegou morta? Algum médico? Se é verdade que não tinha médico no hospital, fato que de acordo com a notícia da pagina do facebook não foi negado, então quem teve competência para dizer que a criança estava realmente morta? Pode algum enfermeiro ou técnico de enfermagem ter a competência de declarar a morte de alguma pessoa? Se sim, onde está quem declarou a criança morta, para dar maiores explicações sobre o fato? 4º pode um hospital sem médico atender pacientes em estado grave ou emergencial? Por que essa criança, já que o hospital estava sem médico, não foi encaminhada para o Pólo de Emergência do município?

Muitas perguntas a serem respondidas.
Como você pode ver amigo leitor a saúde de Barra do Piraí nos mostra uma série de situações e nos deixa com uma grande quantidade de dúvidas que não querem calar e que, ao que tudo indica, não são intencionalmente passadas a população. E é por isso que a população não se cansa de perguntar até quando?

Até quando os senhores vereadores com exceção dos vereadores Pedrinho e Pastor Brum, se recusarão a dar explicações ao povo que está batendo a porta da Câmara em protesto?

Até quando o dinheiro desviado da saúde será umz incógnita para a população da cidade?

 Até quando os verdadeiros culpados desse desvio ficarão sem responder a processos por isso?

 Até quando os vereadores vão deixar a oportunidade de abrir uma CPI para investigar esse rombo na saúde, e os tais empréstimos superfaturados na pasta do RH passar?

 Até quando médicos ficarão sem receber salários conforme tem acontecido em Barra do Piraí com uma certa freqüência?

Até quando as pessoas ficarão horas e horas esperando por um atendimento (vendo tv a cabo, se for no pólo de emergência), por causa de super lotação, falta de materiais, falta de leitos ou outro motivos que evidenciam a falta de respeito com o povo?

Até quando a falta de investimentos e políticas públicas realmente eficientes na área da saúde será usada como combustível para promessas falsas serem feitas em cima de palanques, com a intenção de enganar o povo e não serem cumpridas depois as eleições?

Até quando teremos políticos que não se interessam pelos anseios do povo?


Enquanto essas perguntas não forem respondidas o povo não se cansará de externar sua insatisfação, sua mágoa, então os protestos tendem a aumentar ainda mais, na busca de melhorias e motivados sempre por uma pergunta que muito tem agitado Barra do Piraí ultimamente: Até quando!!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PARABÉNS MEU AMOR !!!!!

Não costumo falar da minha vida pessoal aqui no blog. Mas me sinto na obrigação de fazer uma justa homenagem a uma pessoa que aniversaria hoje, minha esposa, Gláucia Marques.

Desde que nos conhecemos, tudo foi um misto de sensações. Nos conhecemos, aprendemos a nos amar, e vivemos até hoje, nesse ritmo desenfreado de aprender mais um do outro. Nossa família, eu, você e Bia, tem sido construída na base deste amor, que nunca deixou de existir, e que só aumenta.

Nesse seu aniversário, não quer apenas lhe parabenizar, mas também lhe dizer, enfatizar, que não existiria sem você. Meu porto seguro, minha segurança, você em vários momentos, nessa nossa vida em conjunto se demonstrou uma ser mais forte do que imaginava, e uma amiga e companheira espetacular. Gostaria que soubesse disso, e que cada sacrifício feito por você, é reconhecido por mim.

Quero também que tenhas a certeza que Te Amo perdidamente. Que sou apaixonado por você, e que tenho muito orgulho de mim mesmo, por ter te conquistado, e de querer, continuamente, ter conquistar a cada dia. Sou muito feliz ao seu lado, e a cada vez que olho para a nossa família, tenho a nítida sensação de que os próximos anos serão ainda melhores.

Sei que o dia está apenas começando. E ainda faremos muitas coisas hoje em comemoração ao seu aniversário, mas gostaria de começá-lo com o recado, claro, nítido e direto: “Parabéns minha linda. Te Amo muito.”.


Que deus lhe abençoe sempre, que possamos comemorar sempre, que seus sonhos se tornem realidade, e que possamos nos apaixonar a cada dia mais. Te amo demais.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

UM PASSEIO EM PETRÓPOLIS E UMA REFLEXÃO SOBRE A NOSSA HISTÓRIA - A VISÃO DE UMA ALUNA.


Larrisa Andrine está no 8º ano e no seu texto, não só conta que viu, mas principalmente o que sentiu. Fala de um país com histórias maquiadas, onde os guias turísticos exaltam a presença de príncipes inexistentes. Petrópolis é sem dúvida uma cidade linda e tem que ser preservada, mas a reflexão de monarquia que governou apenas para uma elite, precisa ser fomentada.

Texto de Larissa Andrine - Aluna do 8º Ano.
Um passeio a Petrópolis, não e como ir em um lugar qualquer, e ir na cidade da história do nosso Brasil.

Foi um dia inesquecível, visitamos vários lugares, como: a Casa do Colono, onde moraram alemães, o Hotel Quitandinha, no qual foi construído para ser um grande cassino da época, Palácio de Cristal, um presente dado a Princesa Isabel, pelo seu marido Conde De, a Catedral de São Pedro de Alcântara, que foi uma igreja construída pela vontade da Princesa Isabel, a Casa de Santos Dumont, onde morou o nosso,"inventor de aviões", o Parque Cremerie que por incrível que pareça, antes era uma fabrica de queijo, e agora e um espaço de lazer, muito belo ! O Museu de Cera, que tem bonecos de cera, muito reais, e por fim, que para mim foi o melhor de todos, o Museu Imperial, a casa de férias da família imperial, onde vimos objetos, roupas e móveis, do imperador D. Pedro 2° e sua família...

Porém, com as explicações e comentários que ouvi posso citar que a historia do Brasil está sendo contada de forma diferente. Pois muitos historiadores e pesquisadores estão relatando tudo de uma forma muito superficial, sendo assim escondendo as verdades que deveriam ser expostas ao povo.

Como por exemplo, o Brasil, não teve sua independência declarada de maneira total. E teve uma monarquia mal governada, pois o Brasil se endividou cada vez mais, e sua situação econômico-financeira estava ficando pior.

Mas sempre foi assim, o Brasil nunca ficou em uma situação estável. Como vimos um governo que tem como idéia principal "a alta sociedade estar satisfeita, e o povo com menos condições em geral, ficar na pior".

O mesmo Brasil de sempre, injusto, autoritário, mais que nunca muda. E o mesmo povo insatisfeito de sempre, que não luta por seus direitos.

Já passou da hora de transformar o Brasil em lugar mais justo. Mas para que isso aconteça, tem que partir primeiro de nós. !!!


sábado, 19 de outubro de 2013

OS ANIMAIS SEM DEFESA E O HOMEM QUE MATA COM O APOIO DA LEI.

O ato heróico que salvou animais, que eram maltratados no Instituto Royal em São Roque, levantou novos debates. Mas o que não se pode aceitar  é que em nome de algo, sofrimentos sejam causados. A causa animal, ganha um símbolo, e pouco me importa a lei, os documentos, o Ministério Público e a Gerente da Instituição que me parece uma experiência mal sucedida. Porque não congelamos ela?

Animal congelado. Como ocorreu esse congelamento? Perguntas sem respostas. E nenhum animal é maltratado.
Nessa semana, muitos assuntos povoaram as nossas mentes, assim  como a mídia e esse país como um todo. Mas nada chamou mais atenção  do que o resgate dos animais no Instituto Royal em São Roque. O ocorrido acendeu um debate , que na verdade, abriu também a fossa de imbecilidades de muita gente, principalmente daqueles que defendem a empresa. Quero lembrar antes de mais nada, que esta postagem não é imparcial, não tenho essa proposta, portanto, se você pretende continuar lendo, saiba que digo o que penso, não o que agrada, escrevo o que quero, sem me preocupar, e sou um apaixonado por animais, um defensor, e um ativista.

A ação, das pessoas em São Roque, ao meu ver foi correto. Essas ações precisam se repetir pelo Brasil, e não podemos mais tolerar nenhum tipo de experiência com animais. Esse avanço na ciência, custa caro demais. A ação que pode ter sido impulsiva sim, me leva a crer, que podemos fazer mais, porém precisamos de um planejamento nas ações, para que não sejamos colocados em um altar de sacrifícios midiáticos. Uma filial da Globo, que opera na região de São Roque, teve uma postura muito comum a uma mídia que defende os interesses de corporações, em troca de migalha. Durante uma matéria, de uma duração média de 8 minutos, a Gerente do Instituto Royal teve 3 inserções, durando um total de 5 minutos. A apresentadora do tele jornal, citou três vezes que os ativistas jogaram fora, 10 anos de trabalho, e a jornalista que fazia o link ao vivo da delegacia, citou mais duas vezes que a ação dos ativistas atrapalhou uma investigação de 1 ano do Ministério Público. A Globo também nunca foi imparcial, e assim como eu nesta postagem, não tem essa intenção. Mas o que pensar, quem vendeu o país, e ajudou a torturar, estuprar e matar pessoas e direitos durante a Ditadura Militar, faria o que com animais.

A Gerente do Instituto Royal, Silvia Ortiz, em sua entrevista, alegou que nenhum animal é maltratado, mas até pelo fato de não ter sido indagado sobre por exemplo, o cachorro encontrado congelado, nada mais foi dito. A falta de clareza, e de apreço da Gerente, me remete a uma dimensão surreal, onde o simples fato de ser algo comum para o Instituto, o submeter animais a experiências, passa a ser quase uma obrigação, que nós comecemos a concorda com isso. Se a Gerente acha tão normal e se apega ao fato de que documentalmente, a empresa está correta, que ela faça experiências nela mesma. Que ela faça nela própria aquilo que ela faz com os animais, pois, se não ocorre nenhuma atrocidade com os animais, que faça com ela. O pior é que os fatos estão documentados em vídeo e fotos. Se aquilo que foi encontrado, não for maltratar, não sei mais o que é. Animais mutilados, com o pelo raspado, mancando e congelados, seria o que?

Outro fato que me chamou a atenção é a ocorrência de que o Instituto Royal, recebe verba pública. Meu Deus, essa verba é minha e sua, e nunca fui perguntado, se eu gostaria que fosse gasto em experiência com animais, assim como nunca me perguntaram se sou a favor de privatizar o petróleo brasileiro, que porcaria de democracia é essa? Não quero meu dinheiro investido nisso? E precisamos nos informar mais, nos atualizar e sermos também ativistas do dinheiro público e seus gastos, para que possamos cobrar melhor.

Também foi falado que o MP – Ministério Público – estava investigando o Instituto, e a ação daquela noite atrapalhou. Como diz meu pai, vai enganar o Diabo. Essa morosidade da justiça brasileira e demora para se chegar a uma conclusão é conveniente, assim como as visitas da Defesa Sanitária e prefeituras que como muito bem, todos nós sabemos podem ser influenciadas por uma propina.


Não me considero sempre um radical, mas não sou contra o ato que salvou, e repito, salvou os animais. Sou contra a postura governamental, que não tem competência para administrar uma política pública em defesa dos animais. Sou contra uma empresa que tem fins só Deus sabe para que, com dinheiro público para matar animais. Sou contra a postura imbecil de uma galera que acha coisas normais, e que precisa fazer com que todo mundo ache. Sou um defensor, e não estou preocupado com o patrimônio da empresa, se teve suas dependências foram quebradas ou não, não me importa se os documentos estão em dia, e nem se a lei brasileira permite isso. Não estou nem aí, mas estou muito aí, para aqueles animais que foram salvos, estou muito aí para o simbolismo que tudo isso tem. Estou muito aí, para uma causa que pouca gente dá atenção, mas que mesmo assim persiste em povoar o pensamento e os debates das pessoas. Essa luta pode não ser de todos, como muitos de nós gostaríamos, mas vale a pena como muitos de nós sabemos. Então lutemos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BARRA MANSA: ELEIÇÕES DCE-UBM.

As eleições para o DCE-UBM estão aí, e será importante demais para os estudantes que lá estão à vitória de uma Chapa que se preocupe com as pessoas, e não com interesses de uma elite municipal, e nem com o viés político eleitoral. Um salve a CHAPA 99, e rumo a uma alternativa diferente, para uma nova realidade. Leia e entenda.

O Diretório Central Estudantil de qualquer Universidade é muito importante. O Movimento Estudantil sempre fez parte da minha vida. Atuei em várias frentes dentro do Movimento Estudantil. Tenho muito orgulho de ter feito parte deste movimento, que tanto movimentou a história deste país. Ainda no Movimento Estudantil, sendo secundarista, lutei ao lado de bravos camaradas, na cidade onde morava, Miguel Pereira pelo Passe Livre Estudantil, e ainda me lembro da sensação da vitória, e de como, quando nos organizamos, enquanto uma sociedade unida, podemos fazer muito mais. Na Universidade, fui Secretário Geral do CA de História, e conseguimos manter um debate bastante amplo sobre várias esferas.

Porém minha intenção aqui neste post, não é falar das minhas aventuras no Movimento Estudantil, ainda farei isso, mas não hoje. Trilhando o mesmo caminho, da importância das organizações de base, e da importância ainda maior, de formar organizações de base de qualidade, que façam discussões sérias, e com disposição para propiciar e fomentar o debate, é que venho declarar apoio a uma Chapa que concorre ao DCE do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

A CHAPA 99, liderada por Maicon Fagundes e Rodolfo Fernandez, representa a escolha de uma mudança de rumo, na Administração do DCE – UBM, que durante anos, permaneceu inerte, estado que se encontra até hoje. Gosto da CHAPA 99, pois se apresenta como uma alternativa, para conciliar, alguma vontades. O UBM, é uma instituição privada, e portanto visa o lucro, porém, esse lucro, precisa estar equiparado a uma qualidade de ensino e ferramentas, o que é comprovado por muitos como algo muito desigual. Quando falamos de UBM, também estamos citando as vontades de uma elite local, que sempre se pautou nas administrações de poder. Vejo a CAHAPA 99 como algo que pode romper com esses acordos de uma elite burguesa e que vem levando Barra Mansa para uma falência financeira, política e moral. Essa elite que gosta de brasões, e se pega a um passado escravista, ou simplesmente a hábitos essencialmente burgueses, ainda não se deu conta da inversão de papéis que estamos vivendo. Os pobres, estão nas faculdade particulares, enquanto os que podem pagar estão nas Federais da vida. Não critico porém, a democratização da Universidade, onde, através de programas de incentivo, aqueles que não tinham a menor condição de se formar, agora podem, como o Pró-Uni e o Fies. Esses programas mudaram o público da universidade, e portanto, mudaram a realidade destes locais, acostumados as suas vontades direitistas. A quebra desta hegemonia, necessita de uma discussão mais ampla sobre o papel da Universidade Privada, seus fins,e seus objetivos, e os DCE’s tem um papel importante nesta busca de avanço.

Apoio a CHAPA 99, pois conheço Maicon, e a história do grupo que com ele disputam esse pleito. Militamos juntos, vencemos juntos e criamos debates de igual maneira. Divergimos em alguns momentos, e escolhemos caminhos até mesmo diferentes, mas sempre convergimos em uma coisa, a necessidade de conscientizar e trabalhar para mudar a vida das pessoas para melhor, através do debate e de políticas públicas de qualidade.

Apoio Maicon, porque acredito que se pode ir mais longe, sem a falácia eleitoreira que sempre custou caro a esses estudantes. E você que estuda no UBM, e que com certeza gosta de pensar, analise, escute, e escolha quem realmente pode lhe representar, e não há interesses de terceiros.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COLUNA CIDADE: BARRA DO PIRAÍ: A LEI E A ELITE BARRENSE - A GUERRA CONTRA OS INTERESSES DO POVO.

Ainda existem políticos que se interessam em cumprir suas promessas de campanha. Uma lei de 1998, que já deveria estar sendo cumprida há muito tempo, vai dar o que falar. Tomara.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
Tem sido digna de congratulações a atitude tomada pelo vereador Jair Ferreira Borges, o Paulista, e também do vice-prefeito e ex vereador Cleber do Sindicato, que estão lutando para cumprir uma promessa de campanha e desejo de grande parte dos trabalhadores barrenses. O vereador Jair Ferreira Borges, o Paulista (PPS),tem exigido que o chefe do Executivo, Jorge Babo (PPS), faça valer a chamada "semana inglesa" para a categoria, conforme determina a Lei Municipal 392, de 1998 e numa atitude chamada de surpreendente pela imprensa barrense, o vice-prefeito Cleber Paiva Guimarães (PT do B), tem pressionado o prefeito para que essa lei seja cumprida e estimulado os vereadores a fazerem o mesmo. Leia mais no link: Clique aqui.

Quem mora em Barra do Piraí sabe o quanto é dura a jornada de trabalho de quem trabalha no comércio, com a maioria de suas lojas funcionando de 08:30 as 18:30 de segunda a sábado, muitos tem somente o domingo para descansar, passear, se divertir ou estar com a família, ou seja , um regime semi escravagista em que o empregado só tem o direito de trabalhar mas não o de desfrutar do fruto de seu trabalho. Além do mais conforme denunciado na reportagem muitos nem sequer ganham hora extra, mas apenas um banco de horas, que não é tão vantajoso para os trabalhadores.

Como também é integrante do mesmo partido de Babo, surpreende por isso a postura do vereador Paulista em trazer a tona essa questão tão negligenciada em governos passados e que, ao que tudo indica, vai contra os interesses dos comerciantes da cidade. Paulista inclusive tem dito ,que está disposto a ser o representante dos comerciários na Câmara de Vereadores. O que será que o PPS tem achado disso? E o que será que Babo como presidente municipal do partido tem achado disso? Já o vice prefeito Cleber do Sindicato tem mostrado com isso que não usa o nome "sindicato" apenas como um mero título sem uma representação forte , mas que tem feito jus ao fato de ser sindicalista e tem declarado que vai lutar pela classe a qual ele representa e também é presidente. É a postura que todos esperam de um presidente de sindicato e é também a postura que todos esperam de um político, que cumpra as promessas que ele fez aos seus eleitores.

Mas como uma lei de 1998 ainda não foi cumprida? É até certo que o prefeito Babo sofra pressão para cumprir a lei, mas o que fizeram os outros prefeitos nas gestões anteriores com relação a esse assunto? Por que o ex prefeito Mário Sérgio (já falecido, 1997 2000) não fez valer a lei, já que a mesma foi aprovada em seu governo? E o ex-prefeito Carlos Baltazar (2001 2004) que postura teve a esse respeito? E o que dizer então do ex-prefeito José Luiz Anchite, o "eterno prefeito" (2005 2012),o que ele fez com relação a esse assunto?

Isso nos mostra como é grande a influência da elite barrense, que tem conseguido durante todos esses anos, retardar o cumprimento de uma lei que aparentemente vai contra os seus interesses. Os lojistas de Barra do Piraí se orgulham de terem feito da cidade um "shopping a céu aberto", conforme as suas próprias palavras, e não seria nenhuma surpresa se sentirem orgulho também de terem conseguido atrasar durante cerca de 15 anos o cumprimento de uma lei em benefício de toda uma classe. Seria o caso dos eleitores procurarem saber quem foram os contribuintes de campanha dos seus candidatos, pois acho que seria uma revelação interessante para a população. Será que algum lojista injetou dinheiro na campanha de algum candidato? E alguns desses foram eleitos? Quais desses lojistas são filiados a partidos políticos e principalmente quem desses são presidentes de partido? Pois conforme foi noticiado na época das eleições, o próprio prefeito eleito,Jorge Babo, é ou pelo menos era presidente do PPS. Um empresário, que talvez seja pertencente ao grupo dos comerciantes e empresários da cidade, grupo este que tem se beneficiado durante anos com o não cumprimento de uma lei que beneficia os trabalhadores, vai querer atender aos anseios da classe dos comerciários onde com certeza ele teve muitos votos ou da elite empresarial a qual ele provavelmente é pertencente?

Está aí uma boa pergunta que os trabalhadores do comércio e o povo de Barra do Piraí precisa fazer ao prefeito Jorge Babo.

Existe também a grande carga de exigências e cobranças que às vezes beira o assédio moral, que sofre grande parte desses profissionais, principalmente vendedores, aos quais são exigidos o cumprimento de metas de vendas altíssimas, muitos desses empregados nem sequer o horário de almoço conseguem tirar direito, muito menos usufruírem do banco de horas, pois a seguida cobrança por atingirem a cota de vendas os deixa sob uma constante pressão que muitas vezes só consegue ser aliviada nos últimos dias do mês, para se iniciar novamente no mês seguinte. E alguns gerentes também costumam sofrer esse assédio. Já repararam que constantemente há uma renovação de pelo menos 50% no quadro de vendedores de grande parte das lojas da cidade? Qual será o motivo de metas tão altas? Será uma forma de evidenciar o talento de grandes profissionais ou uma forma dos proprietários enriquecerem cada vez mais e isso às custas do suor e da exploração de seus funcionários? Ou ambas as coisas? Deve ser por isso que a maioria desses profissionais fazem de tudo para trabalharem nas grandes redes de varejo, de âmbito nacional, que lhes dão além de um salário melhor algum benefício como um plano de saúde, por exemplo, coisas que os "pobres" comerciantes de Barra do Piraí alegam não poder oferecer.


Eu já trabalhei no comércio de Barra, sei como as coisas são e por isso digo aos comerciários que tomem parte desse movimento para que se cumpra essa lei, pois será uma grande vitória para a classe em geral, procurem o vereador Paulista e o vice-prefeito Cleber do sindicato, conversem com eles, ajudem a eles. Fiquem atentos amigos a essa questão pois se vocês precisam do comerciante para trabalhar, pode ter certeza que ele precisa de você também para enriquecer, por isso é necessário que o patrão ouça seus empregados e entrem num acordo justo. Por acaso pode um dono de empresa de ônibus prosperar sem motoristas? Então esse patrão não pode oprimir e explorar a fonte de sua riqueza. Pode uma padaria prosperar sem padeiros ou um loja sem empregados ou uma indústria sem funcionários? Seu patrão pode até não precisar de você individualmente mas ele precisa de você e de todos os seus colegas de serviço, por isso é grande a força da coletividade. Unam-se, manifestem-se, sindicalizem-se e lutem por seus direitos e não aceitem serem tratados abaixo de seu real valor, não aceitem exploração, opressão ou humilhação e lembre-se: o patrão que "esculacha" seu colega de serviço hoje, vai esculachar você também amanhã, o patrão que comete injustiça com o seu colega de serviço hoje, também vai cometer injustiça com você amanhã. Por isso não vale a pena ser desunido e nem ficar calado de braços cruzados. Pensem nisso.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARABÉNS PROFESSORES - O NOSSO DIA E A NOSSA REFLEXÃO.

Não existe um dia mais importante do que o de hoje. Muitos não entendem, e alguns fingem não entender, mas o DIA DO PROFESSOR é mais do que uma data comemorativa. O que se pode comemorar é o fato de que ainda existem muitos professores que trabalham com muito amor, e não deixam a EDUCAÇÃO se acabar. Esses profissionais dão suas vidas em troca do sonho de libertação, muito condizente com o sacerdócio da EDUCAÇÃO. Para essas pessoas quero aqui deixar meu agradecimento, e minhas admirações.

Mas por outro lado gosto de aproveitar esses momentos para refletir. A reflexão deve acontecer pela seguinte indagação: Se somos tão importantes assim, então, porque não somos tratados como algo importante? Somos desvalorizados e jogados para escanteio porque somos um problema. Esse país está infestado de pessoas que só pensam em sim mesmo, e muitos utilizam da política para manter seus egos, e bolsos cheios. O Professor vira uma ameaça na medida em que o que ensina em sala de aula pode mudar a vida das pessoas, e pessoas mudando o modo de pensar, pode prejudicial para aqueles que vêem o poder como algo seu. Salários defasados, escolas sem estruturas e falta de esperança de um futuro melhor para a EDUCAÇÃO. São problemas que nos assolam, mas que podem ser explicados por nós mesmos. Nossa participação coletiva precisa melhorar, e tem sido espetacular ver como os professores tem tentado mudar esse quadro. As últimas Greves, e seus desdobramentos, assim como sua marcha pelas ruas deste país, é algo de se louvar. Como sempre gosto de dizer, temos que tomar as rédeas deste país.

Mas somos mais do que professores, somos a mola propulsora deste país, que está sedento por EDUCAÇÃO, e que precisa de seus mestres para fazer desta sociedade um lugar mais justo e igual. Gosto sempre de lembrar que não poderá existir mudança social alguma, sem a EDUCAÇÃO. Por isso podemos entender a nossa importância.

Quero agradecer o convívio que tenho com esses colegas, que me ensinam dia a dia a importância de persistimos. Um agradecimento especial para aqueles que foram meus professores, e hoje são meus colegas. Um abraço especial a todos aqueles que acreditam e vivem o processo de uma EDUCAÇÃO transformadora. E na minha curta carreira no Magistério, conheci pessoas sem igual, amigos de trabalho, que choram juntos e se alegram de maneira igual. A esses, quero deixar meu muito obrigado.

Que este dia tão importante possa simbolizar uma nova visão do nosso papel como educadores e libertadores. PARABÉNS aos professores, e que nos lembremos, e façamos lembrar que não existe futuro sem o nosso presente. VIVA A EDUCAÇÃO, VIVA AO PROFESSOR.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

COLUNA CIDADES: BARRA DO PIRAÍ - PREFEITO JORGE BABO UM MÊS DE GOVERNO E UMA CHUVA DE CRÍTICAS: GRANDE INJUSTIÇA OU O INÍCIO DE UM PESADELO?

Por Antônio Sérgio
Barra do Piraí

Para não dizerem que não temos a capacidade de fazer uma autocrítica, vamos a ela. Mas vamos ao mesmo tempo fazer uma análise dos fatos que transformaram o cenário político, quando em um mês os aliados viram críticos e os fatos apresentam um futuro sombrio.

Tem sido noticiado na imprensa nessas 4 semanas iniciais, tiragem após tiragem, diversas críticas e polêmicas envolvendo o governo do prefeito Jorge Babo, que mesmo tendo só um mês de governo não conseguiu fugir das reclamações e desconfiança de alguns. Será que essa má impressão inicial dará sentido aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Ou será apenas um duro ajeitar das coisas e logo depois com tudo acertado, o governo municipal conseguirá atender a população satisfatoriamente?

Capa de "A Voz do povo" de
Barra do Piraí
Na semana passada quando postei uma das polêmicas de Babo, que cortou os benefícios de servidores municipais, foi questionado em debate no facebook, que alguns desses funcionários recebiam gratificação de forma injusta e que isso acontecia, porque eram apoiadores políticos dos prefeitos, mas não tinham a qualificação que justificasse o recebimento da referidas gratificações, entretanto quando questionei se todos recebiam gratificações injustas, foi me respondido que não e quando perguntei se o prefeito avisou os servidores que cortaria as gratificações daquele mês, a resposta que obtive, também foi negativa. Bem, nesse caso ficou evidente a falta de consideração com o servidor que espera o fim do mês para receber seu pagamento para realizar os seus desejos e prioridades. Nessa semana a grande polêmica tem sido o fim do contrato da prefeitura com o hospital Maria de Nazareth, que agora deixa de incluir verba destinada à clínica médica e para internação da unidade, causando grande alvoroço entre aqueles que tem parentes ou amigos que estão internados nesse hospital, pois segundo relatos, a internação e clínica médica em Barra do Piraí será no hospital Santa Casa, já conhecido por estar sempre lotado, com pessoas esperando até nos corredores, com uma ala só pra conveniados da Unimed e com enormes filas de espera de pacientes do lado de fora para serem atendidos. Sendo assim, com a cidade de cerca de cem mil habitantes precisando urgentemente de mais hospitais o prefeito Jorge Babo em apenas um mês de governo diminui em cerca de 70 leitos a capacidade de atendimento e internação do município. Senhor prefeito, você já se esqueceu de sua promessa de campanha que dizia Barra cem por cento saúde? Bem, está parecendo que sim. Até mesmo alguns que se aliaram ao prefeito na época da campanha eleitoral têm falado mal de Babo nas ruas da cidade. Tem sido impressionante essa reviravolta tão repentina na vida do prefeito, que teve uma expressiva votação e estava com a popularidade em alta.

Agora eu pergunto: cadê aquele pessoal que saiu às ruas na época da campanha para protestar com Babo por uma saúde melhor em Barra do Piraí? E os que foram às ruas comemorar a vitória dele? Será que nenhum dos seus 29.000 eleitores necessita do SUS? Acho que este é o grande problema do eleitorado que vota, comemora e depois deixa de lado. Agora que é a hora dos eleitores se manifestarem contra esse fechamento de hospital, ou será que quando você ficar doente ou precisar de internação bastará dizer que votou no prefeito e tudo se resolve?

Acredito que ainda é cedo para afirmarmos que Babo esta fazendo um mau governo, pois o tempo ainda é curto para isso, mas se as atitudes polêmicas e aparentemente unilaterais do prefeito continuarem nesse pé poderemos sim estar vivendo um pesadelo, e nada melhor do que acordar para acabar com um pesadelo, por isso encerro usando a mesma frase que Babo usava na campanha para prefeito: "acorda Barra!".