domingo, 6 de outubro de 2013

RESPONDENDO AO MAJOR FÁBIO PINTO GONÇALVES - O SPRAY, O FLAGRANTE FORJADO E A VERGONHA NACIONAL.

Está declarada de vez a guerra a esses seres tão perigosos, os professores. Mas afinal, existe algo mais perigoso para alguns que estão no poder, do que a Educação? Decidi então responder a esse Major, que adora jogar spray em professor gratuitamente e forjar situações que levem inocentes a prisão. Um desabafo, mas com a certeza de que fui eu mesmo que escrevi o texto, diferente do texto do Major.

Major Fábio, jogando spray em manifestantes.Ao fundo percebe-se outros policiais rindo da situação.
Diante do “desabafo” do Major Fábio Pinto Gonçalves, o mesmo que jogou spray em professores e deu voz de prisão a um jovem no episódio da tentativa da polícia militar em forjar um flagrante, tive a repulsa básica de qualquer cidadão, que está acompanhando os fatos e não aceita ser tachado de idiota. Depois da repulsa, decidi responder, ponto a ponto. No texto abaixo, onde reproduzirei o que ele mesmo colocou na sua página no facebook, logo depois excluída, o Major, apresenta um texto com acusações contra os professores e manifestantes em geral. Duas coisas são falsas, as acusações, e a autoria do texto. Pode até parecer preconceito, mas com todo o respeito, esse texto não tem como ser do policial, disso sabemos.

Primeiramente irei colocar a postagem do Major na íntegra, e depois responderei. Decidi responder da mesma maneira que ele fez em seu texto, enumerando as suas indagações. Então vamos às respostas, porque há muito que dizer, a este absurdo vivido, e ao que indagar a este senhor que visivelmente como se pode perceber na foto acima, e no vídeo ao lado, falta com a ética tanto na execução do seu trabalho, como em seu perfil da rede social.

Texto do major Fábio Pinto Gonçalves, colocado no seu perfil do facebook.

Tenho procurado me abster a comentários sobe o assunto, mas a forma como estão colocando as coisas dá a entender que o policial militar é aquele ser humano descabido de razoabilidade. Logo vou dizer a vcs a verdade dos fatos; pois eu estou TODOS OS DIAS diante das manifestações populares que estão ocorrendo no centro da cidade.
1-A PM não ataca professores pois em todos os momentos os professores em sua maioria estabelecem diálogos saudáveis com a polícia através de cânticos e gritos de ordem;
2- todas as tropas ao meu comando somente usaram a força para repelir injustas agressões como pedras, garrafas, cadeiras, mesas, barras de ferro e etc;
3- Fala-se muito de truculência policial mas e truculência dos manifestantes que me agrediram, me empurraram e tacaram pedras ninguém fala. Sabendo os senhores agora que eu mesmo tomei pedradas na coxa, na canela e no ombro e nem por isso disse que foi um professor pois acho eu que esses não eram professores ou manifestantes e sim BADERNEIROS e como tal foram tratados;
4- Já prendemos mais de 100 "blak blocs" neste período da dita inércia policial contra eles e o combate é diário e árduo;
5- Nosso direito termina quando começa o direito do alheio e mais acho sim que o povo pode se manifestar para que possam buscar seus anseios profissionais porém respeitando a lei e a ordem;
6- Se alguém acha que ocupar o plenário de uma câmara é correto, sinônimo de democracia e civilidade me desculpem ,mas não foi isso que aprendi com meus professores; se acham que o estado democrático de direito está pautado no direito de se manifestar de qualquer jeito sem respeitar normas e regras me desculpem não foi isso que aprendi nos Colégio São Paulo, colégio Pedro II, Escola de Formação de Oficiais, Escola Superior de Polícia Militar e Fundação Getúlio Vargas;
7-A POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, é a polícia mais antiga do Brasil com 204 anos se fossemos ruins não sobreviveríamos tanto tempo, "respeitem quem soube chegar à gente chegou"; não estamos aqui por sorte e sim méritos;
8- Seus inimigos não são a Polícia são outros portanto identifiquem os mesmos e resolvam nas urnas; sem falso moralismo ou socialismo barato.

Reproduzido da matéria do Jornal “O Dia” ( clique no link).


Minha Vez !!!!!!!!

Da mesma maneira resolvi escrever minhas respostas a esse indivíduo:

1- É claro e óbvio que não atacamos a polícia, e disso nós e toda a sociedade de verdade, não a retratada pelo seu patrão (Cabral) e pela Globo, sabemos. Os ataques vêm de vocês, policiais, que se comportam como donos de algo que não tem, e atacam todos que se opõem aos interesses dos que governam esse estado.

2- Essa sua justificativa de que as tropas ao seu comando, apenas reagiram repelindo ações, como pedrada e garrafadas, não conferem com as imagens. Em muitas delas, tanto vídeos como fotos, comprovam que mesmo professores sentados no chão, sem obviamente ser um perigo para a integridade de qualquer um de seus, foram atropelados pelo seu comando. A mesma imagem que mostra o senhor jogando spray de pimenta, enquanto seus subordinados riem, não tem qualquer referência a um ataque com pedras e garrafas, muito menos mesas e barras de ferro. A imagem ao lado, caso o senhor não lembre, mostra uma agressão gratuita, de um homem abusando de seu poder. Da mesma maneira que o senhor mesmo dá voz de prisão a uma ação forjada.

3- Interessante. O senhor quer falar da truculência que os professores, ou manifestantes, ou baderneiros lhe fizeram. Não sou a favor da agressão de nenhum dos lados, porém, a justificativa usada pela polícia para o uso da força, é que a mesma reagiu, e o manifestante, reage à truculência, a violência da polícia de que jeito, mandando beijos? Senhor Major, boneco de farda, não seja hipócrita, porque a agressão gratuita, reconhecida por todos, e protagonizada pela polícia iria gerar o que? Manifestantes enviando ofícios? Esses baderneiros, palavra essa que tenho a certeza, o senhor não conhece seu significado, não foram tratados como tal, foram tratados de uma maneira que muitos bandidos, os senhores não tratam. Eles foram tratados como um Amarildo. Eles foram tratados da maneira que o Cabral e o comando da polícia mandaram. Só que é bom refrescar a memória, porém vale lembrar que só tem esse privilégio, da lembrança, aquele que apanha o que bate esquece, e muitas vezes mentem. Antes do professor, ou manifestante, virar baderneiro, na sua visão, de que maneira ele foi tratado? E lhe faço essa pergunta querendo acreditar que o senhor diz a verdade, o que é difícil, para quem é capaz de forjar um flagrante para prejudicar uma pessoa, algo provado em vídeo.

4- A sua indagação de que a polícia já prendeu mais de 100 “blak blocks”, não muda nada, e sobre a inércia policial, ela não está em debate, e se tem uma coisa que vocês, policiais, não estão é inertes, porém também não estão com a razão. Sobre a inércia policial, deixamos para debater esse assunto, nos lugares onde moramos, e que vivemos com medo, e principalmente, quando não sabemos quem é o mocinho, ou o bandido.

5- O item 5 abordado pelo senhor, eu concordo em partes. Quero chamar a atenção para que o fato de que a lei tem de ser respeitada diante das cenas lamentáveis vistas, onde a polícia age como bandido. E sobre a “Ordem”, ela não foi alterada, pelo menos não antes da polícia agir. Vale ressaltar, já que o senhor tocou no assunto da Lei, que não se pode invadir um local com um mandado errado, não específico para tal ação, da mesma maneira que foi feita pela polícia na Câmara de Vereadores há uma semana. De uma coisa eu sei o Senhor conhece muito sobre “ordens”, as cumpre muito bem. Mas dentro da Lei?

6- Ocupar a Câmara não é o que gostaríamos, mas se transforma no necessário, na medida em que precisamos de ações de pressão, para que minimamente, nos ouçam e nossas vozes sejam atendidas. Porém, seria errado analisar, que ocuparmos a Câmara de Vereadores, passa a ser algo indigno do estado de direito, pois a mesma é nossa, e financiada por nós, capitaneada por nossos votos e direitos civis. Da mesma ordem é estranho ouvir, que índios foram expulsos de terras sob um mandato de reintegração de posse. No mínimo estranho, mas bem usado, em um texto, que teoricamente vem de alguém, que não conhece o estado, nem o direito. Para terminar este tópico, suas ações deixam claro que o senhor nada aprendeu em quase nenhum dos colégios que passou, salvando claro o dois últimos, e disso sabemos todos, e por isso mesmo não acredito que tenha sido o senhor que escreveu esse texto.

7- Que a Polícia Militar do Rio de Janeiro tem 204 anos, já sabemos, que é a mais antiga do país, também, que é a mais corrupta e sem credibilidade, todos sabem. São anos de histórias de todos os tipos, são anos que temos medo, e dos mais variados. Medo da falta da polícia e de sua inércia, palavra essa citada pelo senhor mesmo, e medo da atuação da polícia, que passou a idéia de que o controle, e o poder, estão nas pessoas fardadas, e que nós, população, não temos direito a nada, diante da truculência e falta de preparo da polícia. Essa PM, de 204 anos, é a mesma que corporações inteiras são presas, como a de Caxias, onde pessoas comuns são abordadas e tratadas como lixo, e que passou a ser conhecida por sua história, como a pior do Brasil. Por isso, respeito aonde vocês chegaram, foram vocês mesmos com suas atuações chegaram aonde estão, acuados.

8- Gosto do final do seu texto. Nossos inimigos são aqueles que nos desrespeitam, aqueles que tratam a Educação com desprezo. Nós, professores, nunca tratamos, ou consideramos a Polícia nossa inimiga, mas vocês mesmos, é que se comportaram como tal. Comportaram-se como cachorros loucos, bonecos de fantoches dos nossos inimigos. Sobre falso moralismo, disso deixo para sua farda, que vive de fazer cumprir a lei, mas não sabe o seu real significado. Em relação a sua última citação, “socialismo barato”, ficará realmente difícil debatermos isso, pois o senhor sabe o que é Socialismo? Sabe o que é Social? Sabe o que é barato? Essa última pergunta acho que o Senhor sabe, é o que está no seu contra cheque, e dentre muitas semelhanças, essa é apenas mais uma que nos une. Sendo assim, quem sabe, podemos discutir um pouco desse socialismo barato qualquer dia, e depois disso, termos o entendimento claro de quem é quem. E sobre as urnas, essa é a nossa idéia, mas para isso é preciso de Educação, por isso medo dela. A Educação pode libertar, e fazer as pessoas votarem corretamente.


Não pretendo com esse texto agredir ninguém, mas é também um desabafo, de alguém que ama a Educação, e que sonha com dias melhores para a mesma. Nós professores, somos perigosos, o nosso perigo está nos livros e no sentido de uma Educação libertária, aquela mesma que pode fazer as pessoas pensarem. E em um Estado, onde pensar é proibido, onde jornais manipulam o pensar das pessoas, Rede de Televisão tenta manipular o que queremos, ser professor, virou uma profissão perigo. Mas tudo bem, foi para isso mesmo que escolhi virar professor, para desafiar a lei do estado, de que somos um nada. Somos professores, e a nossa profissão é levar o mais importante senso da nossa existência, o conhecimento. Somos Professores, somos a Educação.

Um comentário:

  1. parceiro, acredito que o ataque deve ser destinado a polícia sim...não aos policiais! A instituição PMERJ é um braço maldito da ditadura militar, utilizada sempre para garantir aos ditadores a permanência no poder, a manutenção dos interesses elitistas e, claro, calar a voz da revolução.
    Para começarmos a trabalhar com a ideia de Estado Democrático Social de Direito, precisamos compreender a policia militar como um braço podre, que interfere no acesso a justiça e na democratização das relações sociais, cabendo, apenas, a sua extinção e a criação de uma polícia, unificada, que assegure não uma força militar do Estado para a sociedade, mas que seja uma força social do povo contra os "tentáculos" do Estado monstruoso...
    Fica ae pra recordação, já temos projetos em trâmite no congresso nacional para a extinção da PM e a criação de uma força única.

    abçs parceiro.

    PS: parabens pelo blog...

    ResponderExcluir