segunda-feira, 16 de setembro de 2013

COLUNA CIDADES: BARRA DO PIRAÍ: O PASTOR PREFEITO, A FALTA DE SAÚDE E A NOSSA VERGONHA NA CARA.


Câmara Municipal de Barra do Piraí aprova R$ 10 milhões para a Saúde em maio, no governo do Prefeito interino e pastor do Reino de Deus (de Deus mesmo?). E 4 meses depois fico mais de 01 hora deitado no asfalto frio sem socorro por falta de ambulâncias. A ética, o político e suas crenças. As controvérsias do nosso lixo político.

Por Antônio Sérgio -
Barra do piraí


 Na manhã do dia 10 passado, por volta de 06:30 da manhã, sofri um acidente quando voltava de bicicleta do serviço depois de fazer pernoite, e segundo minha esposa e familiares fiquei mais de 01 hora deitado,a espera de uma ambulância para me socorrer, pois tive um ferimento na cabeça que necessitou de nada menos que 27 pontos, fiquei desacordado por alguns minutos e sangrava muito, fora as escoriações que tive na perna esquerda. E qual o motivo de tanta demora na chegada da ambulância ao local do acidente, numa cidade pequena como Barra do Piraí, o Polo de Emergência onde ficam as ambulâncias fica a apenas 10 minutos do local do acidente. Segundo os socorristas o motivo é a falta de ambulâncias no município. Mas como uma cidade que teve aprovado um projeto de lei a apenas 4 meses antes, no valor de 10 milhões não tem ambulâncias necessárias para atender a sua população?

Pastor Monteiro foi Prefeito interino de Barra do
Piraí. e mesmo com pouco tempo de governo, já fez
lambança.
Entendamos o caso: segundo noticiado no jornal Diario do Vale, a Câmara Municipal de Barra do Piraí aprovou na tarde de 15 de Maio de 2013 o projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza a Secretaria de Saúde a utilizar o valor de R$ 10 milhões de crédito suplementar para reforma de Postos de Saúde, recuperação e compra de veículos, implantação de postos do Programa Saúde da Família e compra de medicamentos. Na justificativa, o prefeito Espedito Monteiro de Almeida, o pastor Monteiro de Jesus (PRB), explicou que a prefeitura está focada em quatro pilares principais: Educação, Saúde, Funcionalismo Público e Abastecimento de Água. Ele disse que entre as áreas prioritárias, a de saúde está com maior defasagem. Leia mais: (clique aqui)

Bom, parece que apenas 3 meses depois, em plena campanha eleitoral para a campanha suplementar, vimos um desses pilares ditos pelo então prefeito Pastor Monteiro, prefeito interino à época, ruir, e justamente o pilar da área da saúde, considerada pelo ex prefeito interino como a área prioritária, bem sabe como é ? Caiu a coluna, a casa cai, e parece que foi exatamente isso que aconteceu conforme noticiou o mesmo jornal em 23 de Agosto de 2013 conforme o trecho a seguir: "prefeito Espedito Monteiro de Almeida, o pastor Monteiro de Jesus (PRB), instaurou uma sindicância para apurar indícios de irregularidades na secretaria de Saúde. Além da investigação, pastor Monteiro exonerou a equipe técnica da pasta, incluindo o secretário Alexandre Baptista Carvalho, que assumiu o cargo a pedido do prefeito em maio deste ano.

O prefeito explicou que as irregularidades foram reconhecidas após uma Consolidação Bancária - que é um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro - iniciada pela própria prefeitura. Ele enfatizou que ainda não é possível informar se houve pagamento indevido ou desvio de verba para contas bancárias físicas." Leia mais (clique aqui)

 Pois bem, pelo que podemos ver, o Pastor Monterio sabe que foi roubo do dinheiro público, mas ainda não sabe como exatamente foi cometido esse delito. Será mesmo? Será que a vinda de um secretário de saúde um município da Baixada Fluminense já não escondia interesses escusos? Na minha humilde opinião dificilmente saberemos, pois o Pastor Monteiro, após deixar o cargo de prefeito interino, retornou ao seu antigo posto de presidente da Câmara Municipal de Barra do Piraí. Mas então espere aí, quer dizer então que ele mesmo será o responsável no legislativo por uma investigação contra ele mesmo?

Bem, caso o leitor esteja se fazendo essa pergunta, eu sinto te informar que a resposta é sim... E você já deve ter imaginado onde essa interessante situação vai levar essa investigação. Parece que para lugar nenhum !

 Só resta a população barrense, depois de ficar mais de 1 hora esperando por uma ambulância, se recuperar com a ajuda de Deus e dos profissionais de saúde competentes de Barra do Piraí, se levantar e nunca mais votar nessa corja que está assaltando a cidade e que ainda teve audácia de trazer, ao que tudo indica, gente de outra cidade para roubar o cofre barrense (será que os da cidade já não eram suficientes?), numa clara demonstração que alguns desses políticos querem apenas sugar, explorar o máximo possível do povo barrense.

Me resta uma dúvida: será que os universais membros, que vêem seu líder carregar o prefixo de pastor, que significa homem de Deus, concordam com tais atitudes nada divinas? Será que esses humildes e enganados membros sabem que são eles os responsáveis pela ascensão política desse homem público que em apenas algums meses de chefia do executivo conseguiu deixar um rombo e um escândalo justamente na área que a população da cidade está mais carente? Esses é que são os ensinamentos da igreja do Reino? Reino de onde? De Deus mesmo? Dificilmente...

Acho que já passou da hora do eleitorado barrense cobrar mais postura desses políticos com interesses próprios e também do povo pressionar esses currais eleitorais conhecidos, principalmente onde pastores tem feito a festa, lembrando a essa gente que vota pelo cabresto que eles é que são os responsáveis pelas lambanças de seus eleitos e que seus candidatos, principalmente quando líderes de igreja tem uma responsabilidade moral de seguir a ética cristã em suas atitudes, honrando e fazendo verdadeiro o título de pastor que carregam para a vida política, pois é dessa forma que um verdadeira igreja cristã evangélica deve se comportar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário