quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Para a minha 801 (901) Paulo Basílio - Parabéns !!!!!

Em alguns momentos Deus nos reserva surpresas. Em 2011 tive a oportunidade de conviver com a melhor turma da minha pequena carreira. Em uma sexta feira de março, conheci a 801. Os rostos ainda novos de uma certa maneira me desafiavam, não sabia porém o que fazer ali, nem mesmo naquela matéria, que ao que me parece até hoje ainda não se definiu como disciplina. Decidi portanto que a aula de Ética e Cidadania seria diferente, faríamos a referência literal da matéria e estudaríamos amplamente o mundo a nossa volta. Logo no primeiro contato nos divertimos, e ficou claro, o que ficaria para qualquer um, o grande potencial daquela turma.
Aos poucos as aulas iam tomando formas, e as sextas mais emocionantes. Tinha um misto de euforia com apreensão. Mas em sala de aula tudo se acalmava e o silêncio depois de algumas brincadeiras tomava conta da sala de aula e juntos aprendíamos.
Viajamos juntos na letra da música de Zé Ramalho, onde entendemos de maneira profunda a nossa Vida de Gado. Os debates eram acalorados e as comparações com a nossa comunidade inevitável. Aprendemos o conceito factual da palavra Cidadania e a importância da Educação. Falamos sobre as Organizações de Base e seus papéis em uma sociedade desigual, e terminamos o ano conhecendo Nélson Mandela e Steve Biko. Através da luta contra o  Apartheid conhecendo o âmago da palavra LIBERDADE. O exemplo sul-africano nos levou a uma reflexão do que somos capazes de fazer, para que o correto seja conferido, e entendemos que somos todos iguais, apesar da insistência de alguns de tentar bular essa máxima através do uso casual de amigos influentes e governantes omissos e incompetentes.
No último dia de aula, a emoção tomou conta de todos ao nos despedirmos. Nunca tinha tido tal sensação, e nem vivido algo tão intenso na educação. Entenderia no futuro, palavras da minha amiga Regina Célia, sobre valer a pena escolher a educação, que vivi naquele dia o ápice da minha existência enquanto professor. E desde então, não houve nenhum momento na minha caminhada que não me lembrasse da minha 801.
O tempo passou, as vidas mudaram, os caminhos se seguiram, mas a importância desta turma na minha vida continuou e sempre continuará a persistir. Em 2011 aprendi com a 801, que virou 901, e agora terá outra nomenclatura, que a vida é feita de idéias, e que elas não são negociáveis. Vocês foram importante na minha vida e em tudo que escolhi, e que não me arrependo. Gostaria de estar com vocês presencialmente neste momento, mas não deu, pois como disse as coisas mudaram, mas assim como uma frase que proferi em sala de aula a vocês, e não me esqueço jamais: “Desistir é sempre o caminho mais fácil, mas não o mais correto”, eu persisto em caminhar sobrevivendo e abraçando os meus ideais, mesmo pagando altos preços por isso. Insisto em lutar contra o autoritarismo que impera na EDUCAÇÃO e na nossa sociedade, insisto em lutar por liberdade.
Tudo muda, e não adianta lutarem contra isso. Nossas vidas mudam, Barra Mansa mudou, o Paulo Basílio, se Deus quiser mudará, mas o que não pode mudar é o nosso senso de que a EDUCAÇÃO é tudo e por ela temos que lutar. Por este sentimento os conheci, e por isso eu digo, o mundo é de vocês, se levantem e o conquiste. Amo vocês.

Samuel Marques.