quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os bastidores do início de uma eleição


A epopéia eleitoral começou, e em meio a muitos papéis e atrasos, o que ainda não se viu foram propostas. Vereador sem propostas é igual a prefeitura em ano de eleição, só existe de fachada.
Quando comecei o desafio de ser candidato já imaginava que as coisas seriam difíceis, até porque escolhi não fazer alianças espúrias em troca de dinheiro e poder. Não fabrico dinheiro e nem compro associações, portanto, o desafio seria enorme. Mas ao começar a preparar a série de documentos que deveria apresentar ao TER descobri que a palavra “sustentabilidade”, não é muito citada na Justiça Eleitoral. Depois de preencher 783 papéis diferentes, iniciei o processo de abertura de conta e confecção do material. Abrir conta para não ter dinheiro é coisa fácil, difícil é fazer a prestação de contas do que você não gastou. Com isso em mãos partimos para rua, mas não sem antes fazer uma análise rápida do cenário eleitoral.
Tem candidato que deveria ser Presidente do Flamengo, porque se o clube rubro-negro não consegue comprar ninguém, com esse candidato a vereador a coisa é diferente, está comprando todo mundo, e com o aval do prefeito. O cenário mostra uma clara vontade de mudança também para o legislativo. Ontem em Vila Orlandélia pude perceber isso com muita veemência. As pessoas querem a mudança, e se colocam a disposição de fazê-la acontecer. As reuniões nas casas são um show a parte. Nesses eventos conseguimos ficar mais próximos uns dos outros, e ouvir as opiniões das pessoas. Ouço perguntas e críticas, e tenho condição de apresentar propostas, políticas, não de compra.
Apesar do ritmo, ainda devagar, a campanha está indo bem, e aceitação é boa, e não preciso mentir para perecer oposição, com alguns candidatos da base fazem, sou sim e pronto.
Mas mesmo vendo isso tudo de muito perto, ainda me espanto com uma série de coisas. Os panfletos que começam a chegar na cidade não são brincadeiras. O prefeito em sua campanha de reeleição, utiliza da frase de que a mudança tem que continuar. Um candidato a vereador de Vista Alegre, coloca o slogan “Esse você já conhece”, e por isso mesmo está mal das pernas. Tem outras pérolas que já estão na rua, e outras que com certeza chegarão, mas ainda não vi propostas. Não vejo candidatos proporem de verdade alguma coisa. Vereador sem proposta?
Essa eleição pode ser complicada em vários sentidos, mas não me parece que será complicado na escolha, até porque, está cada vez mais fácil separar o joio do trigo.

Frase do dia



Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá”

Roda Viva – Chico Buarque.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Frase do dia



Tudo aconteceu diferente;”

Minha amiga e professora Regina Célia olhando para seu contracheque.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Frase do dia



Se justificam mentindo com pretextos enganosos,e com rodeios fingidos.”

Gregório de Matos 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Entenda porque sou candidato a vereador - Leia e entre nesta onda.


Agora é oficial, sou candidato a vereador. No texto abaixo explico um pouco do porque desse desafio, e lhe convido para juntos mudarmos a nossa cidade. PRA MUDAR BARRA MANSA.
Há mais de um ano, decidi montar este blog, com várias intenções, mas a principal naquele momento era dar luz as trevas que pairavam e pairam Barra Mansa. Sempre achei que cada um tem que se expressar, e entendi que esse anseio merecia uma atenção, e o blog veio direto a esse encontro. Por isso, gostaria que o primeiro lugar que oficialmente soubesse deste meu novo desafio fosse o blog, ou seja, as pessoas que nos acompanham nesse mais de uma ano. E graças a Deus não estamos falando de poucas pessoas, já que atingimos no dia de ontem 33.000 acessos, e já poderíamos ter passado dos 200.000 se vivesse só para isso.
Somos seres que vivemos em sociedade, e ela sempre nos trouxe desafios. Entender a própria sociedade é uma delas, mas participar dela é o maior desafio, e não existe nada mais desafiador do que a política. Somos seres políticos também, e precisamos inserir em nossa sociedade este pensamento, de que só seremos melhores quando entendermos que precisamos construir o futuro de maneira comum, não com interesses individuais norteando o futuro de uma cidade ou nação. Por sermos seres políticos fazemos política no nosso dia a dia, mas alguns de nós continuam teimando em dizer que não gostam de política, mas a fazem. Eu gosto sempre de lembrar a essas pessoas uma frase: “O problema de quem não gosta de política, é que vai ser governado por quem gosta”. Ou seja vira massa de manobra aos interesses individuais.
Sempre no blog cobrei das pessoas maior participação em todas as atividades que requeriam ações da população, sempre cobrei empenho e mais senso crítico. Quando fazemos este tipo de cobrança, somos os primeiros a serem cobrados quando a necessidade chega, e com certeza é nesse ponto que gostaria de chegar. CHEGOU A NECESSIDADE DE MUDANÇA, e não poderia ficar de braços cruzados esperando que outras pessoas fizessem o que eu sempre disse que temos que fazer. Tenho que ser o primeiro a descruzar os braços e a abraçar o processo de mudança, e o melhor, realizá-lo.
Essa necessidade de MUDANÇA está diretamente ligada a minha cidade, BARRA MANSA. Ela se encontra em um estado parecido com a educação, abandonada. Não cresce e se fecha assim como as várias lojas pelo centro da cidade. A educação se encontra em estado de miséria, com funcionalismo desvalorizado e desacreditado. A saúde está doente e sem sinais de reação. Faltam médicos, estrutura, exames, mas sobra pessoas há meses na fila esperando exames primordiais. Na área da economia, todas as cidades em volta crescem, e nós ficamos para trás. O trem continua passando atrapalhando o dia a dia das pessoas, e viadutos inacabados aparecem como cartão postal. Calçadas também não terminadas atrapalham o comércio, e Academias da Terceira idade são inauguradas como se fossem obras do século. Os asfaltos começaram a chegar agora, em ano de eleição, e quem não conseguir receber este benefício agora, pode ter a promessa de recebê-lo apenas daqui a quatro anos. Não temos creche e nem atenção dos nossos vereadores, e muitos de nós, não sabemos nem quem são. Até nossos animais estão abandonados, e elis não são executadas.
Por isso mesmo, vendo a necessidade da MUDANÇA, e entendendo que temos um papel mais do que especial neste momento, inicio oficialmente, pois nesta manhã recebi meu CNPJ, a campanha para vereador. Sou sim candidato a vereador em Barra Mansa. Para alguns, isso não é nenhuma surpresa, para outros simboliza o medo da renovação, e para muitos outros essa campanha significa a ESPERANÇA POR MUDANÇA. Sei o peso desta responsabilidade, mas me sinto pronto PRA MUDAR BARRA MANSA.
Nos próximos dias, através do blog, redes sociais, e principalmente nas ruas, vocês saberão mais do que esperamos e do propomos. Temos um programa mínimo de governo, onde construímos propostas de lei que podem mudar esta cidade. Essa onda começa hoje, e tenho certeza que até 07 de outubro ela tomará conta de Barra Mansa. Lhe convido para juntos MUDARMOS BARRA MANSA.

Frase do dia



Faça do desafio sua energia.”

Leila Navarro 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Prefeito "José Roberto" e o Engenheiro Secretário. Os retratos de uma Barra Mansa sem governo.


Dizem por Barra Mansa que o Prefeito chegou a ser registrado no TRE como “José Roberto”. Que situação se encontra este governo, além de não conseguir terminar calçadas e nem terminar viadutos, não consegue escrever o nome do seu prefeito certo. É o mesmo governo que decidiu me atacar nas redes sociais. Ato de desesperados.
E a cidade de Barra Mansa continua um burburinho só.Durante todo o final de semana não se falava de outra coisa, das confusões para registro de candidatura das pessoas ligadas ao Prefeito Zé Renato. Isso sem citar as mudanças de última hora que agitaram os bastidores da política de Barra Mansa.
Depois de uma quinta feira dos infernos, aonde o PMDB trancado dentro de um Sex Shop de Barra Mansa tentava fazer seus registros, e dos partidos da base, as coisas foram se acalmando. Depois da tragédia de quinta, os partidos se organizaram e decidiram tirar tudo da mão do PMDB, só aí as coisas começaram a andar. Um bom presságio para o futuro da cidade. Os registros foram encaminhados e os CNPJs de alguns candidatos já até saíram, na sua maioria de partidos fora da base do governo.
Mas neste momento o que povoa as conversas na cidade é o fato do atual prefeito ter sido registrado com o nome de “José Roberto”. Por mais que seja inacreditável, não se fala em outra coisa, e tem pessoas que afirmam terem visto com os próprios olhos. Mais uma vez se demonstra a incompetência desta prefeitura, e falo isso com tranqüilidade, pois a responsabilidade do registro ficou na mão de pessoas que trabalham na Secretaria de Governo. Quero aproveitar e lembrar que existem pessoas muito competentes por lá, ta certo que não são muitos, mas existem sim. Existem pessoas que são escravizadas pelos incompetentes, e sendo obrigadas a permanecer no governo pelo estômago e necessidade. Mas enfim, salvando esses o resto é de matar. Fala-se nas redes sociais, que Zé Renato não seria mais candidato, o que não acho provável. O que é certo, é a indagação que está na boca do povo, se os caras não conseguem fazer um registro, como governarão uma cidade?
Para terminar, fala-se também da exoneração de pessoas ligadas a vice-prefeita que neste momento está compondo a chapa de Inês Pandeló para a prefeitura. Esse ataque desesperado ainda será apurado, mas ao que tudo indica é verdade. Essa retaliação é baixa, muito baixa, atitude digna de pessoas do mesmo escalão.
Foto de Secretário do Zé Renato. A verdade causa desespero.

Por falar em ataque, a rede social facebook, tem sido alvo de campanhas, tudo normal até aí, mas aproveito para compartilhar com vocês, que um alto membro do governo do Prefeito decidiu me atacar, me chamando de mau exemplo, e que na foto de campanha eu faria beicinho ao lado do prefeito, disse ainda que não tenho senso crítico, e o que faço é uma rebeldia. Ora senhor Secretário, dar mau exemplo é ser o Engenheiro responsável por uma obra da prefeitura e ser Secretário do mesmo governo. Não ter senso crítico é ser como os palhaços bancados pelo governo espalhados por toda a cidade, que fingem que este governo é uma maravilha e acham que Barra Mansa é a cidade que mais cresce no país. Ter senso crítico e ver claramente que a educação deste município está falida, porque o governo de Barra Mansa não tem compromisso com a educação. Rebeldia engenheiro, não é o que faço, é o que o Albertassi faz com vocês todas as vezes que o governo não toma as atitudes que ele determinou. Mas se você me classifica de rebelde, tudo bem, foram graças a muitos rebeldes que hoje você tem liberdade para falar suas besteiras, e até defender esse governo sem governo e sem defesa.

Uma semana que definiu que temos que lutar PRA MUDAR BARRA MANSA.


A mudança que precisamos, chegará quando todos que a esperam descruzarem os braços e a façam acontecer. Chegou a hora de começar a lutar, pra mudar Barra Mansa.


PRA MUDAR BARRA MANSA

Durante a semana fui muito cobrado pela falta de atualizações no blog. Não tenho dúvidas de que essas pessoas estão certas, mas posso afirmar que não foi falta de vontade. Foi uma semana muito intensa, onde tive que tomar decisões, e observar de perto a incompetência de pessoas que governam esta cidade, e tive que exercitar o ato de não deixar as coisas irem ralo abaixo. Por essas razões passei a última semana trabalhando muito e sem tempo para trazer a vocês as novidades, e atualizações deste blog tão odiado, pelo simples fato de falar a verdade.
A minha decisão que muitos já sabem o que é, vem de encontro com tudo o que acredito, as não posso esconder que apesar de estar com a consciência tranqüila, fico preocupado com os rumos que esta cidade se encontra, e anseio tanto quanto qualquer um por mudança.
Mas os fatos que mais me revoltaram esta semana vêm de pessoas que administram esta cidade. Pessoas que não conseguem fazer um simples registro de candidatura, e querem continuar bagunçando esta cidade. Pessoas que para fazerem um CANDex (Sistema de candidaturas), essas pessoas precisam se reunir em um Sex Shop no centro de Barra Mansa. Nada contra o Sex Shop, mas porque o governo precisaria fazer seus registros lá. Porque não tem planejamento, porque é um governo sem governo. Vai me dizer que nenhum destes secretários com salários incorporados tem dinheiro para alugar uma sala, e colocar alguns computadores com scaners, para que se possa fazer um registro? Como o governo desta atual Prefeitura de Barra Mansa é ruim e perdido. Ouvi no sábado a seguinte frase: “O único problema do governo de Zé Renato é o marketing.” Vamos dizer que eu acreditasse nisso, mas espera aí, qual é a profissão do Secretário de Governo de Barra Mansa? Ele não trabalha com publicidade? Não tem uma agência? Então como o problema do governo Zé Renato é marketing? O problema deste governo é não ter compromisso com nada, apenas com seus aliados e seus interesses espúrios, como é o caso do Deputado Albertassi e sua galera, que mama nas tetas desta prefeitura.
Está na hora de mudar Barra Mansa.
Não tenho vergonha de dizer, que estou filiado ao PSDC, mas sou oposição a este governo. Mas o seu partido está na base de Zé Renato? Infelizmente sim, mas não sou cego, e os companheiros do meu partido sabem que lutei muito para que não fosse assim, e quase não foi. Nem por causa disso deixo de respeitar as pessoas que compõem o partido, pois acredito que só o debate e a exposição de ideias nos levarão a mudança. Mas não acredito neste governo, e entendo claramente, que Barra Mansa precisa de mudança, seja no Executivo, seja no legislativo. Me acusam de ser um traidor, pois tinha um contrato na prefeitura, mas porém eu não trabalhava? Por acaso tinha privilégios? Mesmo contratado fiz greve e estive em plenárias do SEPE lutando pela melhoria da educação do meu município, e os meus colegas professores sabem o que fiz, e o que falei, na frente de qualquer um sem medo e sem se esconder, causando inclusive espanto em alguns colegas que esperavam uma atitude passiva de alguém que teoricamente dependia desse contrato. Sempre tive em minha mente a certeza de que nada me compraria, nem mesmo um contrato. O meu estômago precisa de algo, mas minha consciência precisa estar sempre em dia com o que é correto. O contrato foi muito importante, até porque dando aula tive a oportunidade de perceber como a educação era tratada por este governo, e não dá para achar que as coisas estão corretas. Escolas sem estrutura, falta de professores, diretores (as) indicadas pelo prefeito, autoritárias e se achando donas dos colégios, funcionalismo desvalorizado, e uma rede de erros pedagógicos, que tinha sua origem na política educacional adotada por este governo. Não dava para viver fingindo que todo estava bem, muitas críticas proferidas por este blog, tanto ao executivo, quanto ao legislativo, foram publicadas ainda durante o contrato, basta olharem as datas no próprio blog. Não tenho o que esconder, não quero Zé Renato, quero mudanças, e não vou ficar olhando e torcendo para elas aconteçam, vou fazer elas acontecerem, porque a luta por uma Barra Mansa melhor, não é uma missão de alguns, é uma obrigação de todos.

Frase do dia.



Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”

Mahatma Gandhi 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O atual cenário das Eleições 2012 em Barra Mansa.


A política de Barra Mansa está com o cenário quase pronto para o pleito eleitoral. Alguns últimos ajustes e já poderemos começar. A mudança está se encaminhando.
O cenário político de Barra Mansa está praticamente desenhado.Dificilmente alguma novidade acontecerá nos próximos dias, e a tendência é que tudo fique como está, mas não quer dizer por exemplo, que não trabalho para essas novidades acontecerem. O desenho no Legislativo, não teve alterações, talvez a entrada de Tuca, que era candidato a prefeito pelo PR. Fora isso mais nada, o desenho já era o mesmo.
Para o executivo, os dias que antecederam as convenções foram agitados. Muitas reuniões, muitos acordos e muito desespero. Na ponta nas pesquisas, Jonas Marins (PC do B), conseguiu novas adesões e ampliou sua base. Inês Pandeló (PT) sacramentou sua aliança com o PP, tendo Rutinha como Vice-Prefeita na sua chapa. Zé Renato, atual prefeito, conseguiu perder o PV, e quase perde alguns outros, que não querem estar na base do governo, mas são obrigados pela cegueira de suas direções, comprometidas em ir ao abismo com o Zé. A novidade se tratando do atual prefeito é a indicação do radialista Peninha como seu vice, o que até agora não trouxe grandes impactos políticos. Paulo Consenza (PSDB), me parece não saber o que fazer, depois de indicar Luís Amaral como vice, agora me aparece com outra. Não tem apoio interno no partido, e não emplacou apoio a ninguém.
Foto tirada da internet
Então o cenário é esse. Mas o que não podemos esquecer é de analisar o cenário das ruas. O povo anseia por mudança, e isso só cego não enxerga, ou como sempre eu gosto de dizer, só quem recebe não vê. Essa mudança vai acontecer, e as obras eleitoreiras não vão adiantar, assim como não estão adiantando. Mas isso só se pode comprovar quem vai a rua. Quem fica trancado dentro de um gabinete com pessoas que são pagas para falarem o que eles querem ouvir, não vão ter a capacidade de entender realmente o que o povo quer.
Apesar de todos nós já sabermos disso, vamos levando, e a partir da semana que vem tudo começa pra valer. Claro que é apenas o começo, e tudo vai esquentar mesmo lá para Agosto, mas mesmo assim, os nervos já estão a flor da pele, já tem gente até pifando. Para amanhã, deixarei um clássico, um fanfarrão que já esteve em nossas páginas, e que volta com mais novidades. O dia de amanhã com certeza vai ser melhor do que o de hoje, pois não medirei palavras, e isso me incomoda.

Voltamos


Depois de algum tempo sem atualizações voltamos, para desespero daqueles que não gostam de ouvir verdades.
Já faz algum tempo que o blog não é atualizado. Muitas tarefas me assoberbaram no último mês, mas pretendemos que no mês de Julho a coisa seja diferente. Teremos mais trabalho do que antes, porém tentaremos não deixar de atualizar o blog.
Nesse meio tempo em que matérias novas não eram colocadas no blog tive muitas idéias, e tentarei na medida do possível deixar a todos atualizados a cerca das novidades da política de Barra Mansa. No acompanhe de perto porque vem polêmica por aí, e muitas, mas muitas revelações.
Mas para podermos já ter algo a dizer, a corrida eleitoral está quase começando, e com ela um disputa acirrada tanto no Legislativo quanto no Executivo, mas para ambos existirá opções, basta analisar. E vamos e que vamos.

Frase do dia



Em briga de Saci qualquer chute é voadora”

Monteiro Lobato