quinta-feira, 31 de maio de 2012

Frase do dia



Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.

Nicolau Maquiavel

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SEPE de Barra Mansa realiza panfletagem em Vista Alegre.


O SEPE de Barra Mansa realizou no dia de hoje uma panfletagem em Vista Alegre, conscientizando a população da importância da educação e de como ela tem sido tratada em Barra Mansa. Um luta que merece a atenção de toda a Sociedade Civil.
Faixa colocado no Ponto de ônibus. Ela estava na grade do colégio, mas foi pedido para ser retirada pela direção. Sabe como é, diretor é indicado né? Não pode pensar.

Hoje (30) o SEPE de Barra Mansa realizou em Vista Alegre uma panfletagem de conscientização a população. Também no dia de hoje foi realizado mais uma meia paralisação de meio período na rede municipal de ensino.
Em panfletagem pelo bairro, os profissionais da educação, tiveram a oportunidade de levar até a população a sua reivindicação, assim como deixar a população ciente do estado da educação no município. Muitas pessoas não tinham consciência de que como as coisas estão, e se interaram na medida em que eram explicados os fatos.
Tive a oportunidade de estar junto ao SEPE neste ato por Vista Alegre, e percebi na população algumas coisas que me animaram. Apesar de muitos não terem conhecimento dos absurdos nada educacionais, que vivem os profissionais da educação de Barra Mansa, todos, sem exceção deram atenção a causa e se manifestaram. Sempre com tons críticos, lembravam outros fatos ocorridos no bairro, como a falta de professores no Colégio Municipal Padre Anchieta, e o descaso político com que é tratado Vista Alegre. Não vi ninguém falar bem do poder público e muito menos dos vereadores locais. Alguns mais exaltados proferiam nomes, o que deu para perceber, que a coisa está estreita para a galerinha da boquinha.
Pais, alunos e a população em geral foram informados através de panfletos e de explicações do caos educacional instalado em nossa cidade, e muito, de maneira espontânea, se colocaram a disposição de ampliar o debate sobre a importância de uma mudança no modo em que é tratada a educação do nosso município.
Apesar do prefeito ter enfim recebido o SEPE no dia de ontem(29), nada foi definido. O Prefeito continua decidindo que nada pode ser feito sobre as perdas salariais dos profissionais. O Plano de Cargos e Salários continua emperrado. Desconhece o 1/3 da carga horária do professor para atividades extraclasses, e alega que o caso da eleição para diretores já foi aceita, apesar de ter feito sérias mudanças nas regras da eleição, mudanças essas que transformam a eleição para diretor em algo manipulável pelo governo. Enquanto isso o FUNDEB é utilizado da maneira errada e as incorporações rolam soltas nos gabinetes da Prefeitura. E isso sem falar nas muitas nomeações de cargos comissionados.
É muito bom ver o Sindicato na rua, interagindo com a população, e sendo reconhecida pela mesma. A luta da educação é comum a todos, por isso precisamos unir forças. A Sociedade Civil precisa estar próxima. Parabéns ao SEPE por esta ação.
A educação precisa ser prioridade. Somente através da educação é que podemos fazer as reais mudanças. Precisamos de governos que entendam com clareza essa necessidade. Nó podemos ver pacificamente a educação ser sucateada e os profissionais serem desvalorizados. Precisamos fazer algo, precisamos de mudança

Os milagres dos últimos dias - Uma reflexão sobre o ato de só se trabalhar no último ano de mandato.


No final tudo da certo. Essa máxima é governista, até porque só no último ano de mandato, é que a coisa começa a andar. Mas esse plano não tem dado certo em Barra Mansa. Será que o povo acordou? Esperando que sim agente vai levando e vendo os milagres acontecerem, ou os milagreiros se enrolarem.
O título da nossa postagem poderia ser um nome de igreja, ou fazer referências a uma religião, ou simplesmente, fazer parte de algum anúncio apocalíptico. Mas não é, dependendo do ponto de vista, apesar de que os últimos dias podem ter efeitos de resultado futuro, sei lá. Brincadeiras a parte, o que realmente quero debater nesta postagem, é a capacidade dos governos deixarem para o último ano tudo que poderia ser feito antes. É claro que isso não ocorre só em Barra Mansa, isso na verdade é um hábito brasileiro, conseqüência do atraso histórico democrático deste país. Mas como moro em Barra Mansa, terei que dá os exemplos daqui, terra que tanto amo, mas que tanto sofre, mas deixando claro que não é por causa do meu amor, mas sim pelo amor de alguns pelo poder, e pelos privilégios que ali conseguem.
Alguns dos poucos defensores do governo municipal de Barra Mansa chegam ao ponto de dizer nas redes sociais, que estas obras acontecem na última hora porque assim o povo não esquece, e que o problema é a memória curta do eleitor. Na verdade a prática de se fazer no último ano o que ele deveria fazer nos três passados, alimenta a memória curta do eleitor, que aliado aos presentinhos eleitoreiros criaram todo esse sistema de enganação política. Alguns se defendem dizendo que não foi feito antes porque a verba não estava a disposição. Mas vale lembrar que nem tudo que está sendo em Barra Mansa tem verba de fora, mas muitas vezes, o dinheiro não veio antes por outros motivos. O primeiro deles é o fato de que se tem que buscar, seja na capital fluminense, ou em Brasília, porém para buscar não adianta ir simplesmente lá, você precisa ter um governo preparado para chegar lá e fazer o que tem que ser feito. Aí mora o problema de Barra Mansa, o prefeito Zé Renato, pessoa pelo qual nada tenho contra, porém politicamente sim, se cercou de uma galera que só sabe mamar. E as tetas da cabritinha municipal sempre tem espaço para mais um. Em Barra Mansa é um festival de secretário incorporando salários altíssimos e produzindo nada. É um festival de comissionados batendo cabeça nos gabinetes, enquanto falta professores nas escolas e médicos nos postos. E inclusive aproveito o momento para dizer que estou esperando ansiosamente o “Diário Oficial” do município para conhecer alguns novos comissionados da Secretaria de Governo. Outro fato que faz o dinheiro não aparecer antes do ano eleitoral, são as alianças feitas a nível estadual. Deputados Estaduais não são muito chegados a pedir verbas em ano fora das eleições. Lembre-se, a cada dois anos temos eleições, sejam estaduais ou municipais. Mas no ano de eleição municipal, aí a torneira abre, os governadores de olho nos próximo pleito em dois anos, precisa fazer alianças, e libera verba, ou até segura verba, pensando no ano eleitoral. Ou seja, quem se arrebenta é o povo, que tem que esperar a conveniência política para aproveitar as benesses dos seus impostos.
Em Barra Mansa tem um agravante, a propaganda. Ela só apareceu por aqui este ano, a própria prefeitura não soube aproveitar disso nos anos anteriores, então decidiu soltar tudo de uma vez, gastando muito dinheiro, público. Muito se fala em asfaltamento, mas não se vê. Muito pouco foi asfaltado nesses quatro anos, mas neste último ano, várias ruas vão ser asfaltadas. O problema para o governo, é que essa artimanha não está dando certo, até porque falta planejamento e as obras demoram mais do que o previsto, e o transtorno acaba sendo maior do que o normal. Há anos leio sobre a Faetec e o Complexo de Educação em Barra Mansa, e para se comprovar o que estou dizendo, basta fazer uma procura no “Google”. Esta obra que tem vários dedos do Deputado Edson Albertassi, só começou a andar este ano, e porque? Porque a verba não existia. Existia sim, só foi liberada na conveniência política correta para os interesses politiqueiros. A Clínica da Família em Vista Alegre é outra história parecida. Do nada apareceram 2 milhões de reais para se construir a referida unidade de saúde. Mas como tudo vem em cima da hora para se tentar aproveitar eleitoralmente, o governo tenta construir em cima da única praça do bairro, porque se fosse fazer uma desapropriação demoraria mais tempo, e tempo é uma coisa que esse governo não tem.
A obra do Pátio de Manobra se arrasta. Mas na época de eleição
ela vai andar. Prática desesperada de quem não quer
trabalhar.
Foto: Paulo Dimas
O Pátio de Manobras merece uma atenção a parte. Depois de ser um sonho antigo, agora ele é um pesadelo cada dia mais surreal. A sua demora evidencia a falta de planejamento da prefeitura. O viaduto do Barbará é uma obra que leva nada a lugar nenhum, e já é alvo de muitos comentários, verdadeiros, pela cidade, faltando apenas quatro meses para eleição. O pior de tudo ainda está por vir, porque as propagandas vão aumentar na medida em que o tempo passa. Hoje se anuncia de tudo, e a colocação de placas é geral, mas para piorar as coisas, as placas não traduzem as realidades dos locais, e aí você já pode imaginar.
Essa cultura tem que acabar. Essa idéia de que os governos só trabalham no último ano já virou realidade nacional. Temos que extinguir essas práticas, e em Barra Mansa não é diferente. Falar qualquer um pode, mas convencer é para poucos. Tentar nos últimos dias fazer com que as pessoas achem que a cidade vive o seu apogeu é tentar enganar a si próprios. Governos medíocres não gostam de críticas, nem de pessoas que tentam apontar as soluções. Essas pessoas são expurgadas, e viram oposição, e são tachados de tudo, menos de cidadão. Um governo medíocre se esconde atrás de mentiras, e tenta tapar o sol com a peneira. Tenta se convencer de que o melhor para sua cidade é ele próprio. Essas mentiras acabam com uma cidade. Mas sabe como é, tudo vai melhorar, nos últimos dias tudo melhora, fica quase perfeita. Mas até para que isso de certo, que prática esse ato precisa ter a sua volta pessoas competentes e planejamento, e aqui em Barra Mansa não sei não. O tiro pode ser no próprio pé. Como tá complicado. Ainda bem que falta pouco para acabar. São apenas os últimos dias.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Frase do dia



O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.

Che Guevara

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Há duas semanas, conserto inacabado causa transtorno aos comerciantes do centro de Barra Mansa - Cuida bem , por favor !!!


A Rua Alberto Mutel no centro de Barra Mansa, em frente a Praça da Liberdade, tem mais um problema que é o retrato da cidade, buracos e abandonos. Um conserto simples, que sem planejamento e cronograma de execução, causa transtorno para a população e comerciantes. É a idéia do “Cuidando bem”. Só depende de que e de quem.
Foto do local há duas semanas. Nada mudou até hoje,

A nossa postagem de hoje, mais uma vez fala de como a cidade de Barra Mansa se encontra em uma situação preocupante. Indo até o centro da cidade e ficando parado por algum tempo em algum determinado ponto, você pode observar várias situações, das mais inusitadas. Mas observando nas últimas duas semanas a Rua Alberto Mutel, em frente a Praça da Liberdade, reparei que um conserto não teve os reparos necessários. Há duas semanas tirei uma foto, ainda de noite, como se pode perceber na foto acima. Preferi nem colocá-la na rede social, imaginando na minha inocência de que o problema era momentâneo e seria resolvido, mesmo assim decidi guardar a foto e esperar o tempo passar. Com o assunto já esquecido, tinha passado pelo mesmo local diversas vezes nesse meio tempo, preferi ser positivo. Porém depois de duas semanas nada foi resolvido.
O problema se refere a um buraco que foi aberto no asfalto e que foi tampado com a própria terra, esperando ser recapeado. Mas isso não ocorreu, e os transtornos não são poucos. Hoje ainda conversando com os comerciantes no local, todos foram unânimes em reclamar da demora da resolução e dos problemas ocasionados com o abandono. A poeira decorrente do buraco invade as lojas. A estética em frente a loja não é das melhores. O local é um ponto de táxi, obrigando os carros que ali se encontram estacionarem neste problema. Vale perceber também que uma parte do meio fio não existe mais.
Foto do local hoje.
Essas fotos só deixam claro o que sempre dizemos, e o que vem se espalhando na cidade, não existe esta de “Cuidando da Cidade”. A Prefeitura não tem condições governamentais e nem administrativas de comandar a cidade. Os setores são mal administrados, e as autarquias não dão conta da cidade. Para melhorar, o prefeito decidiu tentar em três meses resolver os problemas da cidade, pelo qual foi eleito por quatro anos, porém três foram marcados pela inércia administrativa que vem retirando de si votos, e aliados. Um comerciante do local levantou a bola: “Se não cuida do centro da cidade, que todo mundo passa, já imagino como está a periferia”. Essa é a verdade, e para piorar, o comerciante está certo, pergunta ao pessoal da Periferia Leste.
Alguns insistem em dizer que tudo isso é mentira, outros preferem o anonimato para atacar aqueles que tentam mostrar a verdade, tentando assim tirar o foco da incompetência desta prefeitura. Alguns usam as redes sociais para tentar enaltecer o trabalho do prefeito, e ficam fazendo postagens repetitivas, na busca desesperada de tentar se convencer de que vivemos em uma Barra Mansa dos sonhos. Outros fazem propaganda eleitoral, e são obrigados a ouvirem críticas nos próprios perfis das redes, e para piorar, não conseguem mudar ninguém de idéia. Só curti e compartilha quem ganha da prefeitura. Isso sem falar em outro fator, o tempo. Ele está passando e desesperando que já teve ele como aliado e nada fez.
Eu fico por aqui, e encaminho mais esse problema, mas também já indico a solução. Precisamos de planejamento. Obra iniciada, mesmo um conserto simples, precisa ter um cronograma de início, meio e fim. Precisa ter a frente destes setores pessoas prontas para comandar o planejamento, e principalmente, para tudo isso acontecer, precisa trocar tudo. E não precisa esperar muito para se fazer isso, porque não esse ano?
Vejamos mais fotos do local.





Torre da TIM em Vista Alegre, além de não ter sinal, também não tem cadeado, e fica aberta propicia perigo.


A antena da operadora TIM, que se encontra na Rua “W” se encontra aberta e acessível para qualquer um, propiciando um perigo para aqueles que entrarem no local. Veja as fotos.
Foto da entrada da Torre, que não tem cadeado. Entrada fácil.

Na Rua “W”, além dos grandes buracos, já noticiados pela nossa postagem anterior, também temos outra denúncia. Na mesma rua também existe uma antena da operadora de celular TIM. Essa antena não deveria estar acessível. O local deveria ser trancado e acessado pelos profissionais responsáveis, quando necessário. O local está aberto e sendo utilizado por várias pessoas, que nada tem a ver com a empresa. O mesmo local oferece risco a essas pessoas, pois vários aparelhos estão no local, assim caixas de força e materiais dos mais diversos.
Uma moradora conta que pessoas já subiram pela escada da antena, tentando chegar na parte mais alta. É atestável o perigo, principalmente para crianças que podem acabar brincando no local.
As fotos abaixo foram feitas no sábado, dia 26 de maio, e deixam claro a falta de proteção do local.
Moradora abre a caixa de luz.


Sem resistência, a caixa está ao alcance de todos.


Essa foto, já é do lado da torre. Tudo bem acessível.


Foto da base da torre.


Foto da torre, sinal nada.



Frase do dia



Democracia neste país é relativa, corrupção é absoluta.

Paulo Maluf

domingo, 27 de maio de 2012

Mais uma denúncia nos leva a uma Rua em Vista Alegre em Barra Mansa, que se encontra em um estado deplorável.

A Rua “W” em Vista Alegre, está em estado deplorável. Moradores contam que um Vereador nesta semana prometeu asfalto, mas nada aconteceu. Vereador coloca asfalto? Não coloca, mas ajuda a piorar. O governo esquece da rua, e só falta alegar que as fotos são mentiras. Mas mentira mesmo é a cidade que alguns querem fingir que estão vendo, aquela que nós sabemos que não existe.
Foto de um trecho da Rua W.

Em mais uma de minhas andanças pelo bairro de Vista Alegre, Barra Mansa, depois de uma denúncia, feita em nosso programa na Rádio Comunitária Social FM, encontrei a Rua W. Há três anos estive nesta rua, e a situação já era crítica. Naquela ocasião, estava na iminência do asfaltamento das várias ruas do alto da Vista Alegre, e com o passar dos tempos, na minha cabeça, a mesma, que tinha o nome de Rua Projetada, estava asfaltada, já que o mesmo, depois de muito tempo, aconteceu com as ruas em volta. Conversando com os moradores descobri que na ocasião do asfaltamento, foi uma briga para a colocação do sistema de esgoto, que não existia na rua, porém, os moradores pagavam por esse serviço. Depois de uma batalha, a rede de esgoto foi colocada, mas parou por aí.
Ainda conversando com os moradores, outras coisas foram sendo descobertas, e uma delas, foi o fato de um vereador do bairro, que apareceu na sexta feira (25), logo cedo, dizendo que a rua seria asfaltada. Um morador deixou claro que não acreditava, e por vários motivos. O primeiro deles pela credibilidade dos vereadores do local, que são conhecidos por prometer aquilo que não podem cumprir. Mas o segundo fato, é a questão de que a rede pluvial, ainda não foi implantada no local, impossibilitando o asfaltamento. Ontem, sábado (26), um caminhão apareceu e colocaram uma raspa de asfalto, se é que eu posso chamar assim, em um buraco, parando por aí mesmo.
A situação da rua está ruim. A Rua "W" não tem rede de água pluvial.

A situação da rua, como se pode ver nas fotos, é deplorável, e está assim há anos, como confidencia os moradores. Um deles deixa claro que promessa não faltou, mas só ficaram nas palavras. Essa situação é comum em Barra Mansa, assim como no Brasil em geral. Vereadores prometendo aquilo que não é de sua competência, e iludindo moradores. Assim eles tentam se perpetuar no poder e engessar as ações legislativas, até porque, a sua função, que é legislar, não é feita.
A Rua W, é a rua onde se encontra a antena da TIM em Vista Alegre, e uma outra denúncia é o fato dela estar aberta, propiciando a entrada e o manuseio de qualquer pessoa, na antena da operadora de celular. O risco desta situação será alvo de uma outra postagem no dia de amanhã.
Mais uma foto da Rua "W"

As fotos falam por si, e deixam claro a falta de respeito por parte do poder público com relação a esses moradores. Colocando a foto em uma rede social, recebi críticas de um fake aliado ao governo, e ele me disse:  Aproveite e tire fotos também de todas as ruas pavimentadas na Vista Alegre pelo Ze Renato e posta aqui...Vai precisar de uma máquina com uma memória muito mais possante. Como assim? Quer dizer que o morador que paga seus impostos tem que parar de reclamar mesmo diante essa situação deplorável, porque o prefeito asfaltou outras ruas e não a dele? Se esse é o argumento, prevejo uma eleição tranqüila para o final do ano. Com esse argumento também consigo entender porque a rejeição alta do governo. E outra coisa, vamos parar com essa história que grandes asfaltos foram feitos, isso é papo para quem não conhece Barra Mansa, que todo mundo sabe, está com as ruas esburacadas e outras sem manutenção. O amigo da “rede social”, que se diz defensor do governo e chama todo mundo que se coloca contra a falta de atuação da prefeitura de chorões, não sabe o que fala, e ainda se esconde atrás de um pseudônimo para falar o que não conhece.
É triste esta situação, mas é verdade, porém, esperamos solução, e a buscaremos, como sempre, até porque em Barra Mansa, quando você coloca os podres no ventilador as coisas andam, porque esse governo é igual feijão, só funciona na panela de pressão, as vezes.
Vejamos mais fotos:

Foto da Rua "W".



Nesta foto, você pode observar uma recapeada básica. Esse é o asfalto do vereador.


Eu conversando com alguns moradores.


Mais uma foto que dá uma ideia de como a rua está.


Mas assim está bom. Nem precisa asfaltar. Cuidando bem ?




sexta-feira, 25 de maio de 2012

Frase do dia



Um governo horrível gasta com qualquer coisa aquilo que ele deveria gastar com educação. Barra Mansa, cuidando da educação? Está fazendo isso errado.

Samuel Marques (Eu mesmo) – A foto é de uma parede em um determinado colégio de Barra Mansa.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Associação de Moradores do Loteamento Belo Horizonte e Aiuruoca não é do morador, e sim do vereador - Mais uma faixa e as mentiras para o povo dormir.


Em Vista Alegre se diz estar cumprido aquilo que nem começou a ser feito. Aqui em Vista Alegre a Associação não é de moradores, e sim de alguns que querem continuar mamando nas tetas gordas do poder através do vereador inoperante. Mais um capítulo de uma novela triste, mas que ainda sim pode ter um final feliz.

Foto da faixa colocada em Vista Alegre - Na faixa dá para ler que ela é de autoria da Associação do Belo Horizonte. Vista Alegre só ficará feliz realmente quando isso acabar.

E eles continuam juntos e misturados. Estão tão juntinho que não dá para saber quem é quem. O que podemos fazer é responsabilizar a Associação de Moradores do Loteamento Belo Horizonte e Aiuruoca, de tudo que não deu certo neste bairro, como por exemplo o próprio vereador citado na faixa. Deve ser por causa dos dois, Associação e Vereador, que pagamos a passagem mais cara do Brasil, por causa deles, nossos postos de saúde estão caindo aos pedaços e não tem médicos, por causa dessas duas figuras nossas ruas estão esburacadas, e por causa deles, nossa cidade morrendo.
Disso também não tenho dúvida. Um cidade morre, quando movimentos de base como Associações de Moradores se aliam ao poder legislativo para poder fazer campanha eleitoral. O pior é que o tiro está sendo dado no pé. Essa Associação que só existe em ano de eleição para a mesma, não representa seus moradores, e nem é bem vista pela população. O vereador também é tido como frágil e incompetente, o que é a grande verdade, mas o problema, é que essas palavras não são proferidas por mim, e sim pela população, e para verificar o que estou falando, é só sair na rua em Vista Alegre e começar a conversar com a população. Essa associação de dois incompetentes não tem dado resultado algum, apenas a produção de faixas mentirosas. Até porque todo mundo sabe que no cado da Volta da Pedra, nenhum dos dois citados tiveram grande participação. Até porque as coisas não aconteceram ainda. Ainda estamos na espera. E para piorar, nem a Associação, nem o vereador, ainda disseram porque vieram, e para um o tempo já acabou.
A faixa acima diz que a Volta da Pedra está bonita, mas na verdade a obra ainda não acabou, e porque não? Quando vai acabar? Quando os apartamentos serão retirados dali e obra enfim terminará? Porque as coisas não saíram corretamente, para que a obra terminasse? Porque os prazos de execução da obra não foram seguidos? Todas essas perguntas dariam ótimas faixas. Mas aí diriam que isso é coisa de baderneiro, porque para alguns, cobrar seus direitos é baderna. Esse é um pensamento fácil de identificar, vem daqueles que não querem perder a boquinha, como é o caso dos dois citados na faixa. A POPUALÇÃO DE VISTA ALEGRE NÃO ESTÁ FELIZ, ela só ficará, quando tivermos ônibus no horário e com o preço justo, postos de saúde com médicos e atendimentos com qualidade, quando os buracos que nos impedem de andar pelo bairro sejam tapados, quando o Córrego das Laranjeiras, promessa de campanha, realmente tiver seus problemas solucionados. A população de Vista Alegre estará feliz quando o bairro tiver uma creche (outra promessa de campanha), para atender a sua população. Aí sim Vista Alegre estará feliz, e não precisaremos de faixa para tentar nos induzir de quem fez o que nem acabou. Só aqui em Vista Alegre, se diz está cumprido o que nem ainda começou.
Mas de uma coisa estou certo, já não estou tão triste assim, estou ficando feliz com a possibilidade de que em 2012, aproveitadores como esses da faixa não estarão mais no poder, porque pelo que ando percebendo nas ruas deste mesmo bairro citado na faixa, o recado já foi dado, mudança geral.

Frase do dia


Todo mundo tem direito a defesa, mas quando um ex-ministro da justiça vira defensor de um réu confesso e chefe de quadrilha, o país fica menor.

Humorista Marcius Melhem, fazendo clara referência ao fato de Márcio Thomaz Bastos, ex ministro da justiça, ser o advogado de defesa de Cachoeira. Vergonhas do Brasil.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fotos da I Consocial - Momentos que valem a pena serem lembrados.


Estarei postando agora foto de vários momentos da I Conferência de Transparência e Controle Social, a I Consocial. São momentos, desde a chegada em Brasília até a volta para o rio de Janeiro. Vamos as fotos:
A caminho de Brasília.


Foto do momento do pouso no Aeroporto Juscelino Kubitscheck.


Parte da Delegação do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita ( Paulo Souza - S. Pedro da Aldeia), (Samuel Maia - Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias), ( Paulo Santana - S. Pedro da Aldeia) e ( Mariana Frizieiro - São Gonçalo).


Olha eu aí na chegada ao aeroporto.


Foto da vista do hotel, ao fundo a obra do Estádio Mané Garrincha.


Agora aproximando um pouco mais, dá para perceber os atrasos na obra.


Uma foto para a posteridade.


Eu e o facilitador do Grupo 16, Rafael, de São Paulo.


Eu e Péricles de Goiás.


Grupo Reforma Política (Eleições).


Agora o grupo todo. Tem representantes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Santa Catarina e Rio de Janeiro.


Mais um amigo na Consocial.


Eu e Araken de São Paulo.


Esse é o cara. Guilherme é de Além Paraíba, Minas Gerais.


Essa é a combativa Ana Lúcia de Candeias do Jamari.  Esposa do Deputado Estadual Ribamar Araújo (PT - RO), e também Pré Candidata a Prefeita em sua cidade pelo PRB.


Olha a galera do Rio e o Guilherme de Minas, trabalhando. Debate antes de votar as propostas.


Nesta foto podemos ver Alvaro Brito (Resende - RJ), Maria (Petrópolis - RJ), Paulo (S. Pedro da Aldeia - RJ) e Guilherme (Além Paraíba - MG).


Eu e a Prefeita do Setor Comercial Norte de Brasília, Regina Lacerda, que é de Volta Redonda - RJ. 


Eu e a guerreira Gorete do Piauí.


Para terminar a volta para o Rio. Na imagem, a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

 Foi um evento memorável, e claro pela participação destas e outras pessoas que não estão nas fotos. Foram momentos maravilhosos, onde a cidadania e a democracia foram fortalecidas e aplicadas. Deu para perceber também que o Brasil pode mais. Podemos debater e construir o país que merecemos.