sábado, 28 de abril de 2012

Dia da Educação - Um convite para a reflexão.


No Dia da Educação convido o amigo leitor a fazer uma reflexão sobre a própria educação, e o que nos tornamos sem ela.
Hoje é o dia da educação, e pretendo fazer uma reflexão. Talvez escrever sem muitos planejamentos. Para começar, a educação não tem um dia, ela pode ser lembrada todos os dias, mas o dia 28 de abril foi a data da Cúpula Mundial de Educação realizada há dez anos, em Dakar. O Dia da Educação existe para lembrarmos os objetivos a serem alcançados em uma busca de um processo educacional para todos e com qualidade. Porém, podemos com facilidade perceber que falta muito a ser alcançado.
Em âmbito nacional falta de tudo, mas principalmente uma política educacional planejada, sem rodeios, e o melhor, onde o profissional que pode propiciar este sonho seja valorizado. Trocando em miúdos, nos falta educação. Somos um país com uma história confusa, e sem uma identidade nacional. Somos o país do samba, do futebol e da maracutaia. Mas não tenho dúvida que somos mais ainda o país dos sobreviventes, onde todos os dias insistimos em não morrer, e fingir ser feliz. Com o passar dos anos, aprendemos a sermos malandros, e a nos adaptar a qualquer situação. Aprendemos com Gérson a máxima de que é legal levar vantagem sempre, nem que seja sobre a nossa própria desgraça. Portanto é aí que pretendo me aprofundar. Qual a nossa maior desgraça? Não ter educação. Não somos o país do conhecimento, e a verdade é que a grande maioria não anseia por isso. O povo anseia por um lugar ao sol, mesmo que isso signifique descansar depois de um dia de trabalho, com um pedaço de carne a mesa e ver a novela, onde ele visualiza tudo que ele quer ter um dia, mas sabe que não alcançará. Ele está controlado. Mesmo assim ele fala para o filho que a escola é importante, mas não se interessa pelo desenvolvimento escolar do pobre coitado. Ele entrega esse trabalho a escola, e espera resultados, e se não obtiver, a culpa é do professor. Ele apenas faz o que aprendeu a ser feito. Ele não entende que este desenvolvimento escolar é um trabalho conjunto entre a escola e os responsáveis. E o melhor ,o sistema acolhe esse pai, dizendo que o errado é a escola, por isso temos que produzir mais, ou seja, inventar notas e atingir metas de produtividade. O sistema nos apresenta avaliações de desempenho por meritocracia, fomentando um abono para um salário miserável. E qual é o resultado disso tudo?
O resultado é simples, a falência moral da escola. Fomos invadidos por burocratas e por demagogos. A educação passou a ser uma maquiagem, e para piorar, com requintes de crueldade, assim como o programa Mais Educação. Uma maneira absurda de se fazer dinheiro e de desviá-lo. São inventadas coisas sem cabimento, e dão até notebooks para crianças que não vão saber usá-los, e se souberem, pouquíssimos usarão para a coisa correta. Simultaneamente, os governos tentam destruir os únicos que poderiam mudar esse quadro, os professores e profissionais da educação. Achatam salários, desvalorizam o trabalho e acabam com a motivação de se tentar fazer algo. Tudo isso com apenas um motivo, acabar com as chances de se construir uma educação que faça a população pensar, e conseqüentemente escolher seu próprio futuro, contestar a sua sociedade, e o melhor, indicar idéias para melhorar o meio em que vive.
Fica claro que no país em que vivemos, os governos, seja ele, federal, estadual ou municipal, precisa de uma população burra para sobreviver. Uma população que pense e vota diferente, é uma ameaça para os planos daqueles que pretendem se perpetuar no poder, e através dele manter seus privilégios em detrimento do povo. Esse plano é orquestrado sim pelos governos, gente alienada, elege alguns menos alienados que governarão pelos seus próprios interesses, agredindo a vontade do povo, que até identifica o problema, mas não sabe elucidá-lo, ou melhor dizendo, não tem forças, e por muitas vezes não quer efetuar as mudanças. Isso pode ocorrer pela preguiça, medo do novo, ou apenas pelo fato de ter sido ensinado a errar, e errar, sempre, pois não teve educação.
No Dia da Educação façamos essa reflexão, a educação é construída por todos, mas nós, profissionais da educação temos um papel ainda mais importante, ser o primeiro a entender que não podemos desistir. E não se enganem aqueles que pensem que a educação vai acabar por falta de profissionais, o sistema já está preparando profissionais novinhos em folha para atender seus anseios. O sistema se renova, e o nosso papel, é tentar conscientizar e quebrá-lo ao meio. Isso pode parecer utópico, ilusório, mas me diga uma coisa, o que a educação é para o mundo hoje? E nós continuamos acreditando nela.

Frase do dia



“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

Nelson Mandela

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sancionada a lei que determina a castração gratuita de animais em Barra Mansa - Uma bela vitória, para muitas histórias. A minha se iniciou ainda criança.


O Projeto de Lei 263/11 foi sancionado e agora é lei a castração gratuita de cachorros e gatos em Barra Mansa. Mas ainda existe muito que fazer, como fiscalizar e cuidar para o projeto seja realmente executado. Uma vitória que prezo muito, pois não é de hoje que aprendi a importância de se respeitar os animais.
Uma vitória é alcançada primeiramente porque alguém decidiu querer vencer. Essa máxima pode ser levada para todas as esferas, durante nossa vida toda. Isso também vale para as empreitadas sociais, e para as várias bandeiras que levantamos.
Nesta semana em Barra Mansa, foi sancionada a PL 263/11 que determina a castração gratuita de cães e gatos no município de Barra Mansa. Não tenho palavras para expressar a emoção desta vitória, porque foi uma grande vitória. Mesmo sabendo que ainda temos que dar muitos passos, uma escada se sobe um degrau de cada vez. A castração gratuita pode não ser a solução de todos os problemas, mas é um avanço enorme na luta por políticas públicas na defesa dos animais. A sanção do prefeito não é obra do acaso, e sim resultado da mobilização em torno de um projeto. Gostaria de agradecer a Mônica Torres, que incansavelmente lutou para apresentar tal projeto. O Grupo Vira-Lata, que não foge da luta, sempre atuando pela causa de uma maneira inteligente e direta.Parabéns a Eloisa Biolchini, que consegue dar voz a todo esse carinho pelas ondas do rádio. Um parabéns a todos que amam, respeitam e trabalham pelos animais.
Quem acompanha o meu blog, sabe o carinho que tenho pelos animais, mas como isso começou? Cresci em uma casa que os animais eram tratados como filhos, e que éramos ensinados a amar os bichos, e respeitar sua natureza. Eles tinham limites, não podiam fazer tudo, o que não impedia do gato “tiquinho”, pegar meus soldadinhos e deitar em cima, me impedindo de brincar. Para uma criança de 6 anos, era estranho, mas me lembro até hoje, da minha mãe me dizendo como tratá-lo, e que não poderia colocar sobre os animais as nossas raivas. Lembro-me de outros animais que conviveram comigo, como a Talita, que já estava lá em casa antes mesmo que eu nascesse, e que viveu conosco até os meus 15 anos. Me lembro com muita clareza dos vários animais que eram jogados em nosso quintal. Me lembro de outros tantos que achamos abandonados pela rua e levamos para a casa, e das várias brigas que tivemos com pessoas que maltratavam os muitos gatos e cachorros abandonado pelas ruas. Não posso esquecer que pelo menos um vez a cada duas semanas eu ia a pé até o Mercado São Sebastião comprar ração. Voltava com um pacote de 15 kg no ombro, pela Rua do Alho, até chegar em casa. Ainda me recordo quando meu pai tentou dar um basta ao fato de termos tantos animais, dizendo que se entrasse mais um ele sairia, e poucos dias depois ele mesmo entrou por adentro com um gato que ele achou pela rua.
Fomos criados assim, entendendo e amando os animais, e não fugíamos da luta por melhores condições a esses bichos que precisavam da nossa ajuda. O tempo passou, minha mãe já não mora mais no Rio, e hoje está em Duque de Caxias, e ainda mantém o nosso vício de amar e cuidar desses animais. Hoje existem menos bichos, minha mãe faz parte de uma rede de amigos, que através do facebook e Orkut, ajudam uns aos outros e tentar conseguir responsáveis para animais abandonados. Mas quando vou até a casa dela, me encontro como “Flock”, um cachorro de 15 anos, que não me deixa esquecer da causa que lutamos.
Lindinha e Bauer - Juntos pegando uma cor.

Não tenho mais 6 anos, agente cresce, mas é aí que podemos colocar em prática tudo o que aprendemos. Hoje com uma filha de 11 meses, ensino a ela a amar os animais, e tudo indica que está dando certo. Ela não pode ver o “Bauer”, o gato mais abusado do mundo, que ela já oferece um pedaço do que ela estiver comendo. Quero ela cresça e entenda que amar e respeitar os animais, não é só dar comida, mas lutar para que vitórias como essa citada no início se repita, e que realmente funcione.
E para terminar, vale dizer que a luta em Barra Mansa está apenas começando. Estaremos na fiscalização, e na construção da execução deste projeto. Continuaremos na luta para que esta vitória realmente seja uma vitória, e que ninguém engavetará este projeto, e tão pouco o transformará em mais um rio de dinheiro público utilizado fora dos seus objetivos. E como iniciei este post, vale a pena repetir, esta luta está apenas começando. Outras vitórias virão, já decidimos vencer.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Frase do dia



“O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada.”

Albert Einstein

terça-feira, 24 de abril de 2012

Claudio Manes sai da corrida eleitoral para prefeitura de Barra Mansa - Notícia normal, para uma cidade que parece não ter prefeito.


O pré - candidato Claudio Manes, já é ex pré – candidato. A sua desistência significa algo? Existe a possibilidade dele apoiar alguém? Porque mais uma vez começar a caminhada e desistir? Muitas dúvidas, que podem ter respostas.
A desistência de Claudio Manes para a corrida eleitoral deste ano no executivo, não é de se espantar. Muitos já diziam que isso poderia acontecer, e eu mesmo na análise da enquete já tinha adiantado. Não podemos negar que a candidatura de Claudio subir no telhado não era nada demais, porém também não se pode negar que o seu nome estava em crescimento na cidade. Conta uma fofoca eleitoral, que ele figurava em uma pesquisa encomendada por pessoas importantes na cidade. Não é a primeira vez que Claudio faz isso, mas porque fez novamente? Provavelmente por falta de tempo, ou porque simplesmente não era seu objetivo participar do pleito. Sendo assim ele já tinha cumprido seu papel de valorizar sua participação na pré-campanha. Quem leu a nota de Claudio, que saiu na íntegra no Jornal A Voz da Cidade, pode perceber, que não se apresentou motivos para a desistência.
Pensando nisso, e partindo agora para que o interessa, quem Claudio apoiaria para prefeito, e portanto é inegável o fato de que este apoio agora tem alguma diferença, e em uma eleição tão apertada, quanto promete, esse apoio pode ser decisivo. Isso tem muita importância, não só para o cenário político, quanto para Claudio Manes, não seria para isso tanta valorização, para poder obter importância?
Desde de que a notícia da desistência de Claudio Manes veio a tona, eu ouvi muita coisa, até um ser exagerado dizer que a eleição estaria se decidindo. Não está, e isso só começará quando houver uma definição sobre a aliança PC do B, PT e PP. A eleição também pode começar a se decidir caso uma definição desta aliança demore a sair. Ainda existe muita coisa para acontecer nesta pré-campanha.
Muita gente me pergunta quem vou apoiar, e de uma coisa eu já sei há muito tempo. Barra Mansa precisa de mudança, e já. Por aí, dá para entender quem eu não vou apoiar. Essa eleição é muito importante para a continuidade de Barra Mansa, pois mais quatro anos de maquiagem, mal feita, diga-se de passagem, pode colocar a cidade em uma situação de finalização. Barra Mansa, precisa entrar no caminho do desenvolvimento, do emprego, da qualidade de vida. Barra Mansa precisa de políticas públicas de verdade. Por isso tudo, é que esta eleição é a mais importante da história de Barra Mansa.

sábado, 21 de abril de 2012

Frase do dia


“Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.

Martin Luther King.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A imprensa a serviço da cidadania - Falta de professores em Vista Alegre é denunciada no jornal A Voz da Cidade.


A mobilização foi rápida e esperamos que o resultado saia logo. Como falei em post anterior, algo seria feito, e foi. 
Na quarta feira publiquei um post (clique aqui) falando sobre a falta de professores no Colégio Municipal Padre Anchieta. Falei também de como o nosso programa na Rádio Comunitária Social FM, em menos de uma hora recebeu mais de 5 ligações denunciando o problema. Mostrei também que no dia 14 de março já tinha feito um pedido ao Secretário de Educação, acerca da solução deste problema, que naquele momento já atrapalhava a nossa comunidade. Nesta matéria também postei inclusive uma foto da referia reunião com o Secretário. Citei também no penúltimo parágrafo que tentaria resolver esse problema, já que a mim foi confiado a denúncia, mas deixei claro, que faria isso da melhor maneira possível, cobrando das autoridades ação.
Mães cobram providências - Foto: Santana

Pois bem, na manhã de quarta feira, mesmo dia em que postei a matéria, consegui entrar em contato com A Voz da Cidade que veio ao bairro e fez uma matéria, de capa inclusive, sobre o problema. Conseguimos reunir alguns pais que foram até a porta do colégio receber a equipe do jornal. É isso aí. Agora, será que resolve? Se não resolver, continuaremos cobrando. A minha opinião é que agora irá resolver sim, e continuaremos, como disse acima de olho. O 7º ano também está sem professor, assim como o turno da noite.
Veja na íntegra a matéria do Jornal A Voz da Cidade: (clique aqui)

Paralisação da rede municipal de ensino de Barra Mansa denuncia o descaso público com a educação.

Os profissionais da educação da rede municipal de Barra Mansa paralisaram pedindo melhores salários, melhores condições de trabalho, um melhor Plano de Cargos e Salários. Com certeza o que precisamos, além de tudo isso, é de melhores governos.
No dia de ontem foi realizado em Barra Mansa um ato por parte dos profissionais da educação da rede pública de Barra Mansa. O ato fez parte da paralisação programada para o dia 19 de abril, como já tinha sido anunciado neste blog. A paralisação é uma resposta dos profissionais ao poder público municipal diante dos péssimos salários e da falta de transparência na composição do Plano de Cargos e Salários. Ainda se tratando de PCCS, em negociação recente, o SEPE não aceitou, felizmente, o plano apresentado pela prefeitura.
O ato começou na manhã de ontem em concentração no pátio da prefeitura e a partir das 10 horas se dirigiu em passeata ao centro da cidade. De maneira ordeira e organizada, os profissionais que no caminho foram ganhando a adesão de outras pessoas, proferiam palavras de ordem e distribuíam panfletos para a população. Ao chegar na Praça Matriz, enterraram simbolicamente o governo municipal e estadual.
A prefeitura cita em nota veiculada na mídia que o Plano já foi apresentado ao SEPE, diz que alguns pontos não estão convergindo, mas ressalta que aumento algum pode ser dado, por regras eleitorais. No final da nota a prefeitura relata que espera sensibilidade dos profissionais para não prejudicarem os alunos da rede municipal.
Minha opinião é bem clara. Os profissionais não estão com a intenção de prejudicar ninguém, e são constantemente sensíveis a seus trabalhos, por isso trabalham mesmo sem condições. Gostaria de pedir sensibilidade a prefeitura para ter a humildade de voltar atrás e reconhecer que este Plano é indecente, e realmente começar a construir um de verdade. Gostaria de pedia a prefeitura que falasse em nota, que apesar de não poder conceder aumento salarial, ela pode repor as perdas inflacionárias, mesmo em época de eleição.
A manifestação de ontem foi uma prova de muitas coisas. Provou que o movimento permanece firme, que a adesão aumentou. Provou que as mentiras plantadas, de que seria uma movimentação política, não se configura. Provou ainda mais algo que já se sente andando na cidade, que a situação do atual prefeito não está boa. Muitas pessoas nas ruas foram se juntando aos gritos de protesto e se sentindo a vontade em se juntar as críticas.
Tenho desde 2009, ano que me formei, me envolvido pela luta de uma educação de qualidade, onde o profissional é valorizado, tendo melhores condições de trabalho e salário digno. Conheço essa reivindicação de perto, pois sou filho e neto de professores. Não poderia ter escolhido outra carreira, mesmo sabendo que as coisas não estão fáceis, mas sempre entendendo que eu deveria fazer a minha parte para transformar o meio em que vivo. Isso aprendi em casa, assim como a importância da educação.
Ainda na tarde ontem foi decidido em plenária pelos professores que no dia 25 haverá uma meia paralisação com ocupação dos colégios. No dia 03 de maio outra paralisação acontecerá, agora com panfletagens nos bairros.
Veja mais fotos da passeata de ontem:






Frase do dia


“Verdadeiros amigos, são aqueles que lhe ajudam a levantar-se sempre.

Quem disse, sabe o que é ter um amigo de verdade.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Frase do dia


“O grande problema de citações na internet é que nunca saberemos se o crédito é verdadeiro.

D. Pedro I

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um apelo a quem cuida da educação - Continua faltando professores no Colégio Municipal Padre Anchieta em Vista Alegre.

O Colégio Municipal Padre Anchieta em Vista Alegre, continua sem professores de diversas matérias. Há pelo mais de um mês estive levando ao Secretário de Educação de Barra Mansa essa reivindicação. E o tempo vai passando e a barba vai crescendo, e a comunidade continua sendo prejudicada pela falta de professores.
Eu e o Secretário de Educação -  Na pauta a reivindicação da flata de professores no Colégio Padre Anchieta em Vista Alegre

No dia 14 de março estive com o Secretário Municipal de Educação de Barra Mansa, o senhor Mauro Mauro de Paiva Luciano. Muito bem atendido, como sempre, levei ao Secretário a reivindicação da comunidade de Vista Alegre, com relação a falta de professores no Colégio Municipal Padre Anchieta. O Secretário me informou que levantamentos tinham sido efetuados, e que a carência já estaria sendo suprida.
Mais de um mês se passou e durante o meu programa na Rádio Comunitária Social FM, 101.1 em Vista Alegre, na última terça feira recebemos cinco reclamações de pais que deixaram claro as suas indignações pela ainda falta de professores.
Andando pela comunidade como sempre faço, recebo estas reclamações todos os dias, e hoje não foi diferente, quando fui abordado por um responsável de um aluno, suplicando a luta pela solução do problema. O que posso dizer aos leitores deste blog,é o mesmo que disse a esse responsável. Farei algo, e tentaremos solucionar este problema. Como? Cobrando das autoridades seus posicionamentos. Espero que o simples fato deste blog noticiar esse problema já possamos ter dado início a solução deste fato.
O grande problema de Barra Mansa, e do Brasil como um todo, é que as autoridades que são pagas para fazer o seu papel não fazem, e a população procura as pessoas erradas. Vereador pode cobrar, não levar o professor para o colégio, e tenho ouvido isso de algumas pessoas: “Ah, o vereador vai resolver”. Vereador faz lei e fiscaliza o trabalho do executivo. Tanta uma coisa como outra não estão funcionando. 

Frase do dia


Ieh, ieh.”

Sérgio Malandro

terça-feira, 17 de abril de 2012

Frase do dia


Se a CPI não sair, vai ser preciso CPI para saber porque ela não saiu.”

Cristovam Buarque (pelo Twitter)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E a Rejeição? Analisando a enquete. Parte 2

A minha análise simples e humilde sobre essa enquete odiada. O nível de rejeição, é o nosso tema de agora. Atual prefeito liderou a rejeição na nossa enquete, e você o que acha? Leia até o final, e você pode se espantar com as novidades.
Eu fiquei devendo a análise final da nossa enquete, e agora falando apenas sobre a rejeição. Perguntando: “Em quem você não votaria para Prefeito de Barra Mansa?”, e deixando apenas que os leitores só votassem em uma pessoa, o resultado foi o seguinte:


EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA PARA PREFEITO EM BARRA MANSA?

1º Zé Renato(PMDB) – 41 votos (32%)

2º Tuca (PR) – 32 votos (25%)

3º Jonas Marins (PC do B) – 21 votos (16%)

4º Claudio Manes (PDT) – 19 votos (15%)

5º Inês Pandeló (PT) – 9 votos (7%)

6º Rutinha (PP) – 2 votos (1%)

7º Paulo Consenza (PSDB) – 2 votos (1%)
ANÁLISE

Como citado na avaliação anterior, o nome do pré candidato Tuca, em um determinado momento passou a ser votado desesperadamente. Isso aconteceu em ambas as perguntas. Como também disse na avaliação anterior, ao meu entender, tentaram boicotar a enquete, com o objetivo de retirar o entendimento que a mesmas poderia nos dar. O fato do Tuca aparecer em segundo lugar na rejeição, é tão estranho quanto a sua vitória na pergunta anterior. Ninguém sabe quem ele é, por isso mesmo, não existe razão para uma rejeição tão alta. Por isso mesmo mais uma vez não vamos levar em conta esses dados, até para não avaliar erroneamente o pré candidato Tuca.
A liderança em rejeição não é novidade. O que preocupa é o alto índice, em todas as enquetes que são realizadas por vários blogs da região. Mesmo que sem valor algum, essas enquetes ensaiam, pelo menos, o pensamento de uma camada expressiva da população. O Prefeito e pré candidato a reeleição, Zé Renato, vem se desgastando expressivamente, e isso se deve a vários fatores. Mas para resumir, quero destacar um deles, a tragédia de estar cercada por pessoas que não aceitam o óbvio, o barco está afundando. Inaugurar bueiros, e asfaltos que poderiam já ter saído, não vai mudar muita coisa. Obras paralisadas e o desgaste comum dos doze anos de poder vão contra o atual prefeito, e isso sem falar nas cagadas governamentais, típico daqueles que acham que são donos da cidade. Posso passar o dia inteiro levantando fatos do porque que Zé Renato está tão mal, mas não é essa minha intenção. Os 16% de rejeição de Jonas Marins na nossa enquete, pode ser explicada talvez, pelo fato de pessoas estarem entrando para votar no Zé Renato e conseqüentemente votarem na rejeição em Jonas, já que o comunista figura como adversário direto do atual prefeito. Outros fatores também podem ser adicionados, mas agora passo a bola. O próximo na lista é Claudio Manes. Sua rejeição na nossa enquete é de 15% e confesso que o grande problema é o fato de cair sobre Claudio a fama de ser sempre “quase” pré candidato. Tenho ouvido isso nas ruas, mas ao mesmo tempo não tenho ouvido críticas a sua pessoa. A deputada Inês está na nossa enquete em sexto com 7%. Esperava mais, já que o Zé Renato teve vários votos na nossa pergunta “Em quem você votaria para Prefeito de Barra Mansa?”, mas isso não ocorreu. Talvez a mística do IPTU possa estar passando, ou simplesmente o foco do governo não é a Deputada. Pode ser que o governo esteja querendo escolher seu adversário. Pode não ser nada disso, ou simplesmente, pode não ser nada. Rutinha e Paulo Consenza, estão aonde deveriam estar. Rutinha, porque na verdade não tem uma rejeição significativa. E o Juiz, talvez porque a rejeição só comece, quando a eleição começar e os cabo eleitorais aparecerem.
Tem muita água para passar debaixo desta ponte, que pode ser dos Arcos, se quiserem. Mas muita coisa vai depender das alianças. Confesso que a única aliança real que pode mudar esses quadros todos é a com PP, PT e PC do B. Se eles se unirem, todos os votos migram para o único candidato? Quem será o vice desta chapa? Essa aliança pode elucidar estas perguntas, ou criar novas.
Existe muita decisão a ser tomada. Os vices também dão voto, ou tiram, o Ademir que o diga. Inclusive, dizem bocas malditas, que velhas aves de rapina de Barra Mansa poderiam estar se unindo ao prefeito. Será? Neste caso, se isso realmente acontecer, já podemos ter um resultado para essa eleição.

Prefeitura de Barra do Piraí dá exemplo de como o poder público pode atuar nas políticas públicas em defesa dos animais.

A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí em parceria com a ABAA – Associação Barrense Amiga dos Animais, realizou no dia 25 de março mais uma ação do Projeto “Bem Estar Animal”. Um belo exemplo que poderia ser seguido por outras prefeituras.
Estarei neste momento repassando um e-mail que recebi do Grupo Vira Latas. Este belo exemplo, deixa claro que as ações podem ser realizadas, quando o poder público tem vontade política, e não está preocupado em fazer parcerias estranhas, onde nunca se sabe ao certo os valores. Parabéns ao Prefeito José Luiz, ao Veterinário Wilker Camargo, e para todos aqueles que compareceram, fazendo deste evento um sucesso.

A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, através da Secretaria do Ambiente, promoveu em 25 de março, a segunda edição da Feira de Adoção de Animais, na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí.
Para a realização da feira, a Prefeitura contou com a parceria da ABAA – Associação Barrense Amiga dos Animais que, através de sua presidente, Rosimary Matos Silva, conseguiu o apoio do município para a causa dos animais.
A tenda montada na Praça Nilo Peçanha ficou lotada e o público que compareceu surpreendeu mais uma vez a expectativa dos organizadores do evento. No local montado para a realização da feira, a Prefeitura expôs o trabalho realizado pelo projeto “Bem Estar Animal”, que tem como coordenador o veterinário Wilker Camargo, e os componentes da ABAA passaram orientações para os interessados na adoção dos animais. No local também ficaram expostas fotos de animais já adotados e de animais que ainda esperam por um lar. Mais de setenta bichinhos entre cães e gatos ficaram devidamente expostos para a população, sob o monitoramento de componentes da equipe organizadora do evento e de muitos voluntários que quiseram participar da feira.
O resultado da ação conjunta entre a Prefeitura e a ABAA foi de muito sucesso. Num total de 71 animais adotados, sendo 45 cães e 26 gatos, a II Feira de Adoção de Animais em Barra do Piraí foi um grande sucesso. A exemplo da I Feira de Adoção que foi realizada em dezembro do ano passado, a nova edição conseguiu viabilizar um novo lar para os muitos animais que foram expostos.
A Secretária Municipal do Ambiente, Madalena Sofia de Oliveira, que esteve presente no evento, ressaltou a importância do município ter realizado a primeira feira de adoção na cidade e agora estar dando continuidade ao projeto com a realização da segunda feira. “Quero agradecer a todos os envolvidos e, especialmente, ao Prefeito José Luiz Anchite que nos apoiou desde o primeiro instante”, frisou a secretária.
Estiveram prestigiando o evento o Vice-Prefeito Maércio, o Secretário de Turismo, Gustavo Guy, o Secretário de Trabalho Roberto Monzo, o Secretário de Saúde, Dr. Júnior e o Prefeito José Luiz Anchite que, muito a vontade, visitou os cercados dos animais e conversou com populares. Zé Luiz disse que mais uma estava surpreso com a adesão das pessoas ao evento e declarou estar muito feliz, pois o objetivo legítimo do evento de ajudar os animais estava sendo de fato atingido: “Quero parabenizar a todos os envolvidos na realização deste projeto. Barra do Piraí está promovendo um evento que além da obrigação de fazer, tem também muito sentimento”, declarou o Prefeito.











Isto é uma “Feira de Adoção”. Com o poder público atuando, e a população participando. Quem sabe não está na hora de parar de se espremer na grade, e largar o rabo preso, que impede a cobrança de algo maior, por parte das Prefeituras.

Frase do dia



O segredo não é correr atrás das borboletas. E sim cuidar do jardim para que elas venham até você.


Dirceu Borboleta - "O Bem Amado"

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uma carta de um amigo, de um irmão - Carta de Elison Ribeiro para Samuel Marques.

Samuel Marques, afilhado e amigo de luta:


  A mudança vai acontecer na medida que nós como construtores de consciência política, intelectuais orgânicos, possamos também romper com o cinismo, comodismo, e os interesses próprios. A aversão as ideias que realmente podem transformar socialmente vidas simbolizam o medo de alguns em perder, não apenas uma eleição, mas uma inverdade construída dentro de seu comportamento político. 
            A dominação da elite e de alguns, que fazem esse jogo sem saber como são alienados pelo seu interesses imediatistas (egocêntricos), desacreditam nossa juventude. Imagino que num ciclo vicioso, eleições se realizam para manter indignamente pessoas desonestas, covardes com sua ética e ideologia. A cada dia multiplicam-se políticos que rompem com sua natureza humana para serem mais um no cenário de controvérsias.  
  
Precisamos construirmos juntos um novo ideal político. 

Nosso desafio é democratizar a política social em Barra Mansa e, retirar a anacrônica forma de fazer política. Parece que a cada eleição, se faz um simulado político dentro do modelo da República dos Coronéis (1894-1930), continua ainda a troca de favores. 

            Queremos ir mais além caríssimos e baratíssimos, aglutinar pessoas que não trocam o que acreditam, por miseráveis reais, por um cargo político, uma realização pessoal financeira, alimentando assim a desgraça social de muitos - tornado-os sempre clientes desse jogo. 

             Acho que talvez seja esse "o grande medo" de alguns em Barra Mansa, por  viverem da política oportunista, tornam-se insuficientes na capacidade de pensar a transformação.  Medo de perder seu espaço politiqueiro e ter que aceitar que, o que precisa mudar está muito próximo, si próprio. 

Para alguns que não comungam das mesmas ideias, pode ser uma UTOPIA pensar assim.  Mas acredito que ainda permanecem nas almas o desejo pela mudança, a transformação de todos,  que a coletividade possa ser representada por pessoas coerentes com sua consciência.


Estamos no rumo certo, 

Prof. Elison ribeiro

Afiando a notícia - Moradores reclamam de atendimento em policlínica de Barra Mansa - Será que é isso que ocorrerá em Vista Alegre?



Moradores reclamam de atendimento em policlínica de Barra Mansa

Foto Camila Machado - Diário do Vale
Barra Mansa
O Dia Mundial da Saúde foi lembrado no sábado (7 de abril), mas os moradores da Região Leste não têm o que comemorar. Segundo eles, a Policlínica Rosa Irene Maia Gonçalves, no Nove de Abril, está causando transtornos. Falta de remédio, mau atendimento e a demora na realização de exames são algumas das reclamações.

- Para marcar um preventivo é um custo. Fazer exame de sangue é ainda pior, pois temos que chegar de madrugada e entrar na fila. O atendimento era para começar às 7h, mas tem início mesmo depois das 8h. O meu marido está com dor no braço e na coluna, consultou com a médica e a ortopedia só foi marcada para fim de maio - disse a diarista Vera Lúcia de Souza.

Segundo os moradores, 30 pessoas é o limite do atendimento de alguns procedimentos.

- Está péssimo. O posto desse tamanho e não suprir as nossas necessidades. Tem dia que a fila chega a virar a esquina de tanta gente. É preciso levar até banco para poder ficar mais confortável - falou a dona de casa Joseane Tobias.

De acordo com a zeladora Maria Aparecida dos Reis, mesmo ficando na fila, às vezes a vaga acaba:

- Temos que voltar outro dia. No exame de sangue são 30 pessoas atendidas por dia, quando coletamos o sangue vamos embora com muita fome, porque já é tarde e ficamos esperando muito tempo.

Conforme os moradores, a situação fica ainda mais complicada quando é preciso realizar exames no Cremeb (Centro de Referência Médica de Barra Mansa).

- O meu coração está grande. Preciso consultar com um especialista, mas o meu prontuário está há dois meses no Cremeb. Também precisei tirar um Raio X, quando fui ao Cremeb disseram que não tinha como fazer o exame, pois os equipamentos estavam quebrados. Se a situação aqui é ruim, lá não é boa - reclamou o morador do Metalúrgico Denilton Rocha dos Santos.

A manicure Maria Aparecida Martins disse que sofreu um aborto ano passado, o médico fez a coleta, mas precisava passar novamente por exames:

- O meu pedido perdeu a validade pela demora na marcação. Vou tentar remarcar, porém, se continuar assim, posso perder de novo o exame. Na policlínica também não tem remédio, quando inaugurou tinha remédio tudo direito, de um tempo para cá a situação ficou complicada e a qualidade do serviço, ruim.
O outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não recebeu qualquer reclamação sobre mau atendimento - por parte dos médicos e atendentes - na policlínica do bairro Nove de Abril. No entanto, afirmou que a reclamação será apurada e, caso seja verdadeira, serão tomadas as devidas providências. Sobre a coleta de sangue, a secretaria disse que às quartas e sextas-feiras são realizadas as coletas, a partir das 8h.

Em relação ao Cremeb, a secretaria falou que existe uma fila de espera para que os exames sejam realizados - conforme agendamento -, mas, quando há alguma urgência, o exame é realizado o mais breve possível.

Quanto às consultas com especialistas, informou que são marcadas após o paciente passar pela consulta com o médico da unidade de saúde, que o encaminha para o especialista.

Nesse caso, também existe uma fila de espera - conforme agendamento. E disse que a grande maioria dos exames com os especialistas é marcada dentro do próprio mês. As únicas especialidades que têm um fila de espera maior, de acordo com a secretaria, são as consultas com oftalmologista e neurologista.

Para dúvidas, reclamações e sugestões específicas da Secretaria Municipal de Saúde, a população pode ligar para o telefone 3322-9192, ramal 208.

Fonte: Diário do Vale - Veja matéria completa ( clique aqui )

AFIANDO A NOTÍCIA – SAMUEL MARQUES
         Será que é isso que vão fazer com Vista Alegre? Como a prefeitura quer montar uma clínica da família com uma série de especialistas, se não consegue manter as que já existem? Essa é a grande indagação da população quando ouve a notícia. A mentira tem perna curta, não sou contra a instalação da Policlínica em Vista Alegre, como alguns tentam espalhar, só quero que os moradores sejam ouvidos. A minha luta é por conscientização. Ora, essa obra da Clínica da Família em Vista Alegre é eleitoreira, pois se tivessem tanta preocupação com a saúde deste município, porque então não reformaram o postinho que há dez anos está caindo aos pedaços no local
A situação em 9 de abril, não é nova, e nem é uma exclusividade de lá. Assim está Barra Mansa, e assim está o Brasil. Mas como para mudar o Brasil, tenho que começar por Barra Mansa, vou falar da cidade onde moro. Mas desta vez vou apresentar soluções. Para começar, precisamos parar de burocratizar a saúde. Exames que demoram demais para acontecer, e com cotas, apenas atrapalham. Na verdade tudo isso acontece, porque os exames precisam demorar, para o vereador ir até a Secretaria de Saúde, e dar um jeitinho, avançando essa pessoa na fila, e conseqüentemente pega seu voto. Para mim está claro uma coisa. A Prefeitura de Barra Mansa não tem como bancar a saúde do município, e inventa algo para se reeleger, que depois ficará como já é normal para cidade, sem médicos, sem exame e sem saúde.

Frase do dia

Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado

Salmo de Davi (Salmo 37:25)