terça-feira, 6 de março de 2012

Miguel Pereira - Parada no tempo e fracassando em tempo.

Prostituição infantil em Miguel Pereira, é o alerta para uma cidade em que nada anda. O fracasso de uma cidade que está morrendo. Mudanças se fazem necessárias.
As denúncias de prostituição infantil em Miguel Pereira espantam a todos. Traz consternação e tristeza, e claro, revolta.Essa revolta é dada em vários sentidos. No sentido do abandono, do descaso, do abuso e acima de tudo, a revolta pelo fato de que essa tragédia já era anunciada.
Para que você possa ficar por dentro, vamos ver o vídeo abaixo, que se trata de uma matéria do “Domingo Espetacular” na TV Record.
Vídeo com a matéria completa

Pra quem já morou lá, como eu, e conheço bem a cidade, afirmo com todas as palavras, que já foram ditas acima, que esta tragédia anunciada, tem a conivência de todos. Essa situação tem uma pitada do desleixo como a cidade é tratada em vários sentidos, e em muitos anos. A pobreza retratada no lixão, não é de agora. Essa vergonha Miguelense se arrasta por muitos anos, sendo alimentada por prefeitos e séquitos que aumentam o lixo e os seus bolsos. O caso em si é visto com banalidade por alguns. Informações diretas da cidade de Miguel Pereira dão conta que apesar das pessoas não falarem sobre outra coisa, a vida segue normalmente. Mas sempre seguiu. Como não lembrar do caso dos livros queimados no governo do Dr. Fernando Pontes. Os livros foram queimados a mando de uma secretária de educação e tudo ficou assim mesmo. Como não lembrar do caso absurdo das agressões na Câmara Municipal, e a vida seguia normalmente. E por último como esquecer os dias das eleições municipais, onde os vereadores e alguns candidatos compram a luz do dia votos, que podem variar de 50 a 100 reais. Ninguém nunca fez nada, e ainda reelegiam esses caras. Pessoas esses que hoje são acusados de aliciar menores. O desprezo da população por sua própria cidade é latente e nada comovente, assim como o choro da mulher no início da matéria da Record.
Foto do Lago de Javary - Cartão postal da cidade

Não sai de Miguel Pereira como já me acusaram aqui no blog. Sai de lá porque tinha ganho uma bolsa de estudos no UBM, que foi ganha graças a um trabalho digno no meu colégio de Ensino Médio, em Miguel Pereira, no Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes. Professores sérios investiram em alunos sem esperança e fomos adiante. Mas a educação municipal nunca foi uma referência, nem prioridade. Os problemas com relação são os mesmo de qualquer cidade brasileira, não há investimentos necessários e a politicagem toma conta das nomeações espúrias.
Prefeitos incompetentes, que gerenciam a cidade aos seus próprios interesses, também contribuíram com tudo isso. Para dizer tal acusação levo em conta a falta de um planejamento político. Quando cheguei em Miguel Pereira, encontrei o último ano do governo de Roberto Macarrão (PP). Afilhado político da múmia Dorneles, Macarrão já tinha estado no poder outra vez e naquele ano perdia para Fernando Pontes. O doutor que naquele momento estava no PDT, foi para o PSB, e depois para o PMDB, sempre andando ao lado de Garotinho. A cidade ao ser comandada por Pontes vivia uma mentira. Praças lindas e pouco emprego, além de jogas obscuras para todos os lados. O prefeito estacionava seu carro oficial em vaga para deficientes, e quando era interpelado por alguém mandava tirar a placa. Em 2004, Roberto Macarrão voltou, mas nada andou. A cidade parada ficou, e com a cara de um ponto de interrogação, que é a cara do prefeito foi ficando. Reeleito em 2008, Roberto tem avançada na área de meio ambiente, sob o comando, ao meu entender do bom Secretário Mauro Peixoto. Porém o problema do lixão que já parecia estar resolvido, volta a tona e colocando dúvidas sobre o assunto. Mas os avanços só estão aí. Esses escândalos deixam claro que os anos de atrasos estruturais, educacionais e culturais, transformaram a cidade em um caldeirão trágico.
Duas crianças se prostituíam e eram vítimas de exploração sexual e Miguel Pereira. Entre os acusados, vereadores e funcionários públicos.

Pessoas influentes na cidade estão envolvidas neste escândalo. Falando com várias pessoas de Miguel Pereira pelo telefone, todos afirmam a mesma coisa: “Samuel, tem mais gente grande envolvida nisso”. As pessoas tem medo. Em uma cidade onde todo mundo conhece todo mundo, e poderosos são acusados de pedofilia, o medo impera. Algumas pessoas chegam a dizer que o caso do assassinato do policial civil em Miguel Pereira, teria tudo haver com o caso da prostituição. Funcionários públicos, vereadores, empresários, todos acusados de estarem envolvidos com uma rede de prostituição infantil, o retrato do fracasso de uma cidade em que os sobrenomes importantes se preocupam tanto com as pessoas que vem de outra cidade, e esquecem de cuidar da sua própria comunidade.
Dois funcionários do Fórum foram presos. Agora a polícia procura o miserável que trocou o "u" pelo "v", na palavra "fórum". Já faz anos que está escrito assim.

Existem dois retratos da cidade de Miguel Pereira no vídeo acima. O primeiro é da mãe da menina envolvida. O seu descaso com o acontecido e com a sua própria realidade é espetacular. Chega ao ponte de lembrar no meio da entrevista que ela esqueceu de pegar dois quilos de açúcar com uma senhora, e que vai lá. Viciada em migalhas, mentalidade alimentada pelos vereadores daquela cidade. O segundo retrato da cidade são os vereadores que aparecem na matéria. Clientelistas e inoperantes, engessam a cidade, para poderem se perpetuar no poder. No início educados, mas quando confrontados, ficam evidentemente contrariados e partem para o ataque. Sobre a matéria da televisão, os vereadores que aparecem são Cuica e Domi. Suas atuações como vereadores são idênticas as suas caras na entrevista. Por falar em Cuica vale lembrar que o mesmo é conhecido por seu destempero. Em 2003 protagonizou cenas tristes, como a agressão a um estudante na Câmara Municipal, e tentou quebrar uma câmera de vídeo que gravava a sessão. Cuica também é um ser medonho de uma Terra Média.
As coisas tem que mudar em Miguel Pereira. Esse é o ano, e não tenho medo de dizer, é hora de investir no novo, pessoas com vontade política de mudar esse triste quadro.

7 comentários:

  1. Sempre agiram dessa forma. No início educados, cumprimentam as pessoas e tudo mais. E quando percebem que as mesmas pessoas cumprimentadas por eles não concordam com suas atitudes... Falam mal, passam para agressão verbal, até se descontrolarem e partirem para a agressão física. Mas lá, é comum isso. Não querendo generalizar, mas a população de um modo geral é adepta desse comportamento. Lembra do comportamento agressivo, em setembro de 2001, do sr. Artur Neves?
    ( Pai do eterno candidato a vereador Mário Neves?)
    Não é de se admirar que existem muitos escritórios de advocacia em uma cidade tão pequena.

    ResponderExcluir
  2. É! Tomara que mude mesmo a situação lá em Miguel Pereira. As ruas estão abanndonadas, no bairro São Roque quando chove desce enchurrada e alaga tudo em baixo, inundando as casas que pagam tão caro o IPTU. Agora os bandidos expulsos dos morros e favelas do Rio estão se instalando lá nos FAMOSOS BAILES PROMOVIDOS PELA PREFEITURA. Já podemos ver carros estranhos com 'funk' altíssimo circulando na cidade. Isso nunca tivera antes. O pior é o desmatamento aterrorizante que vem ocorrendo há anos. Lá já está fazendo 40 graus e sem refresco!! Grande é a mortandade da população antes dos 50 anos; até os médicos morrem cedo! Também, lá não tem hortifruti. As frutas, legumes e verduras são podres e horríveis. Vem de São Paulo porqque a região aboliu a agricultura. A qualidade de vida lá está desgraçada.

    ResponderExcluir
  3. samuel ninguem iaa inventar uma histiria daquelas de pedofelia ai vem um idiota dizer na televisao qque aquilo era politica .ele quiz dizer que foi armaçao de politicos mas na verdade o mesmo quer colocar a culpa nos seus adversarios politicos que sempre foram muitos ,mas omesmo continuava a ser vereador a custa da ignorancia do povo .por isso tem medo que a cidade cresça .a rede record esta de parabens pela reportagem .e tem mais coisa

    ResponderExcluir
  4. que triteza , tomara que as mumias oprtunistas ,donos da cidade, falidos e fetidos deem lugar aotalento dos que amam este pedaço de terra mesmo que nao nascidos por aqui ,pq estes ja esvaziaram as tetas desta vaca de raça pura e tao mal criada pujante em mrecurços naturais ainda existe candidadto local que faz propaganda usando madeira retirada da mata ja escassa pela avidez vagabunda dos endinheirads e ociosos nativos que so se preocupam em distribuir titulos de cidadaos ha vagabundos ilustres que distribuem migalhas para pagar carnes do inss de pobres infelizes que lhes dao voto pedofilo as vesperas das eleiçoes , ha, e vejam o monumento em cima da agencia de automoveis em javari onde quartinhos de aluguel , humilham a arquitetura permissiva da administraçao local podridao esculachada e de mal gosto

    ResponderExcluir
  5. Há que fazer uma limpeza dos politicos e prefeitos. Que pensar de prefeito que se chama de macarrão?
    E vereadores cuica?
    Algo de podre comc certeza.
    O Hospital da Fundação éum horror, com medicos incompetentes, e ninguem toma providencias.
    Hamilton Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem campanha aberta contra os que não são daqui, porém esquecem que os daqui tem vasta lista processual no TRE cozinhando em Banho-Maria, inelegíveis mas que não larga a teta mesmo que tenha que se aliar a passados inimigos políticos. Os candidatos a vereador, ad perpetum, são sempre os cabeças de chave, onde contratam vários idiotas bagrinhos, em troca de míseros cruzeiros, pelos votos que irão ser transferidos aos mesmos, sem contar qd vaõ em cima de presidentes de partidos para coligar em troca dos votos da legenda.

      Excluir
  6. O apelido macarrão deva ser pela sua simplicidade e modéstia ou por ser comida de fácil acesso. Cuíca por, talvez roncar muito ou ser ratão?!
    Porém ambos vivem da política profissionalmente, não por culpa deles, mas por culpa daqueles idiotas famintos que se vendem e são analfabetos políticos, enquanto houver essa classe os caras estão feitos.

    ResponderExcluir