sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Frase do dia

O culto ao Bispo, quer dizer, do Bispo, foi ótimo.

Membro da Universal saindo do culto de domingo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Frase do dia

Resolvi fazer uma dieta rigorosa. Cortei com o álcool, gorduras e açucar. Em duas semanas, perdi 14 dias.

Tim Maia

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PTB Barra Mansa - Mais um partido de aluguel

Um partido pode custar uma baba, ou simplesmente pode não custar nada. A democracia é importante, mas continua como sempre, dando aos poderosos cada vez mais poder, principalmente pelo fato de que educação não é a palavra de ordem, nem tão pouco prioridade da política brasileira. Essa minha indagação não vem por acaso.
Não é a primeira vez que falo sobre as manobras de Edson Albertassi para dominar o cenário político regional, e suas asas estão agora sobre Barra Mansa. Está certo que já sabemos que isso não é de hoje. Sobre sua tutela estavam quatro partidos em Barra Mansa. O PRTB, o PTC, PRP e o PT do B. Mas eu disse quatro, e agora chegou mais um na banda do Zé Pretinho, o PTB veio para animar a festa. Partidos de aluguel que servem de siglas de apoio para um grupo de políticos sem o menor compromisso com Barra Mansa e o estado do Rio como um todo.
Na manhã desta terça-feira (20), antes de sair para trabalhar, dei uma olhadinha nas notícias da região, e me deparei com a notícia do Jornal Diário do Vale, em sua versão para internet, com a matéria, onde o novo presidente do diretório do PTB de Barra Mansa, Silvio Daniel, explicou que o partido fará parte do grupo político coordenado pelo deputado estadual Edson Albertassi (PMDB). Ao ver a foto do cidadão, logo o identifiquei. Figura quase sempre vista com Wesley da Farmácia e seus séquitos, que na verdade agem como olheiros políticos da inoperância mandatária barramansense. O PTB agora é o quinto elemento do grupo do deputado estadual Édson Albertassi, que para as eleições municipais do ano que vem, passa a ter mais cartas na manga. A matéria, que depois fiquei sabendo que estava nos jornais da região, também lembra que o mesmo presidente do agora PTB, já foi presidente do PRTB e do PSC. Ou seja, está a serviço das manobras políticas do deputado cristão. O presidente ainda destaca que ainda não decidiram se vão acompanhar o atual prefeito Zé Renato a reeleição, mas se isso acontecer, vão apresentar um vice pelo bloco dos partidos acima citados. É claro que não decidirão se ficarão ou não na base do governo sozinhos, isso depende das negociatas, ou seja, das negociações do seu bloco. Partidos sem vida própria e sem projetos políticos, partidos de aluguel, que servem aos interesses politiqueiros. A democracia deixa com que isso aconteça. Barra Mansa virou um negócio, a política brasileira é uma negociata, onde os poderosos se mantêm no poder.
Em nenhum momento o presidente do PTB explica propostas ou planos para Barra Mansa, mas deixa claro em todos os momentos que a existência do seu partido e de todos que compõem o bloco servem para apoiar Édson Albertassi,e o seu plano no estilo “Cérebro”. Ele porém, também não esconde isso, chega a ser sincero, e eu acredito em sua sinceridade serviçal ao deputado e o seu vereador que nada faz. Essa sinceridade vem do entendimento que ele próprio tem do seu papel. Ele não é um agente político, nem os outros partidos do seu bloco cruzadista, ele é um coadjuvante controlável, que se começar a dançar diferente pode ser convidade a sair da roda, assim como seu amigo de bloco, Elias da Corbama, que pelo que foi citado na matéria foi convidado a se retirar. Dizem as bocas miúdas, que o fatídico acontecimento que o retirou do colo estadual, foi fato do vereador ter apoiado para deputado estadual Roosevelt Brasil, e não Albertassi, mas cai entre nós, a saída de Elias do PRTB, não muda nada para ele e nem para o partido, porque a impressão que se tem é que nenhum dos dois disseram ao que vieram.
Esse papel é um papel triste. Sua sinceridade apesar de louvável, me causa nojo, porém sem espanto. É declarado a nojeira política que esse bloco projeta para Barra Mansa, inoperância em troca de voto para se manterem na Alerj e quem sabe, com uma cadeirinha na câmara municipal de Barra Mansa. Não propõem nada para melhorar, seus vereadores, Wesley e Elias, não fiscalizam, não atuam, e para piorar estão desgastados em seus colégios eleitorais.
A minha indagação é : O que fizeram por Barra Mansa até agora ? O que podem fazer ? A resposta é simples, não fizeram nada, e não vão fazer nada. Estão juntos porque não querem trabalhar.
Barra Mansa não merece isso. Agora, vale lembrar, que qualquer um que se colocar contra esses planos e ousar falar mal deles, é execrado, e citado como aproveitador, arrogante e sem vergonha. Se para me posicionar  tenho que ser chamado de tudo isso, prefiro assim.
Ainda acho que não vão fazer coalizão com Zé Renato, e prefiro que não. Acham que são detentores de toda razão e todo poder, cheios de si mesmos. E na hora “h” vai aparecer um profeta para dizer que Deus vai dar a vitória. Eu gostaria que Deus votasse, pois saberiam que as coisas não são como pensam. Se dizem cristãos e como também sou, quero encerrar este post com a seguinte frase proferida por Jesus e está em Lucas 23:34: “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (...)”.
Leiam o link abaixo com a matéria na íntegra do “diário do vale”, e tirem suas conclusões.

Frase do dia

“No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora”

Jô Soares.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Um absurdo - Guarda Municipal de Barra Mansa ateia fogo em cão em Volta Redonda.

No último dia 19 de setembro o Guarda Municipal Barra Mansa Gérson dos Santos Leite, 46 anos, foi detido na Rua Capitão Franklin de Carvalho, no bairro Santa Cruz em Volta Redonda, onde mora, suspeito de atear fogo num cachorro em praça pública. Esse texto acima copiei do “diário do vale”, na sua versão para internet. Naquele momento, guardado os devidos cuidados, a palavra suspeito estava em evidência. Mas a palavra foi embora, e já sabemos que foi realmente isso que ocorreu. O indivíduo, para não dizer um outro nome, ateou fogo em um cachorro utilizando um maçarico. Isso aconteceu em praça pública mesmo. A ONG Vira-latas, começou então uma campanha, onde pedem para que as pessoas escrevam para o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato e para o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa Natanael Geremias, através dos seus respectivos e-mail, e que nesses mesmo fosse pedido o afastamento do guarda, pois passa a ser motivo de medo a presença de uma assassino na corporação que tem o dever de proteger, e não cometer crimes. A indignação logo toma conta de muitas pessoas que enviam os e-mails. Através da informação obtida por este blog, mais de uma centena de e-mail foram enviados.
Mas o que até agora aconteceu ? Nada. Não há respostas públicas, e ao que tudo indica o Guarda Municipal Gérson dos Santos Leite estava bêbado ao atear fogo no cão. Mas as novidades não param por aí. Gérson está neste momento na Santa Casa de Barra Mansa, na ala psiquiátrica, onde aguarda uma possível remoção para Quatis. Informações tratam que o Guarda estaria dizendo que ao ouvir vozes fez o ato de atacar o cachorro. O problema é entender o que estaria por trás disso. Muitas pessoas deixaram indignadas no fórum do “diário do vale on line” recados de repúdio. Não tenho receio do que estou dizendo, o meu receito mesmo é que haja um corporativismo e o Guarda seja considerado incapaz de responder por seus atos. Outro grande medo que tenho, é que o autor deste crime bárbaro é uma Guarda Municipal, e para piorar da minha cidade. Pessoas que deveriam trazer a ordem, na verdade trazem o caos. O fato que estaria bêbado também me chama a atenção. Será que estamos a mercê deste tipo de pessoas quando saímos de uma festa, ou quando estes mesmo tomam conta das redondeza de uma escola. Tudo começa com algo que é indefeso, e depois vai ganhando novas proporções, principalmente pelo fato de que nada acontece. É o que chamamos de impunidade. Impunes, as pessoas se sentem a vontade para fazerem o que quiserem.
Por isso tudo é que somo voz para que  o prefeito se manifeste. Tenho certeza que esta atitude não pode ficar sem uma explicação e uma ação por parte de nossos representantes, até porque ficou muito feio, para alguém que leva a bandeira da nossa cidade na manga de sua farda.
                                      Respeite os animais. Quem é irracional mesmo ?

É um retrato triste de uma sociedade sem limites, onde um animal indefeso é brutalmente assassinado. Não há  o que falar com relação a isso. O cachorro foi morto e pronto. Não tenho medo de estar fazendo nenhum pré julgamento. Foi a realidade. O que me enoja é saber que Associações protetoras de animais se escondem, por interesses políticos, para não fazerem nada. A cobrança de ações neste momento, não compromete ninguém, muito pelo contrário. Estamos apenas nos indignando diante de um fato absurdo. Por isso quero aproveitar para parabenizar a ONG Vira Lata, que rapidamente foi acionada e começou a divulgar sua campanha. Apesar de vocês serem de Volta Redonda, também precisamos de vocês aqui em Barra Mansa. Vale lembrar que a ONG Vira Latas, não possui abrigo.
Animal não vota, mas nós votamos, esse recado é para quem interessar posse.

Uma carta aos educadores - Será melhor aceitar o que parece agradar a maioria?

Na semana passada estive com esta carta por duas vezes. Além de ser real, expressa o que também sinto e penso. Primeiramente a professora Janice Silva tinha me levado o conhecimento deste maravilhoso texto, um dia depois, meu grande amigo Elison Ribeiro me mandou um e-mail, onde esta carta lá estava. Então a pedido dos dois e com a intenção de que todos tomem conhecimento de um texto tão direto, vou publicá-lo aqui. O professor Márcio Fazenda faz uma ótima leitura do movimento de greve da rede estadual, e chama a atenção para uma reformulação em todo sistema. Chama a atenção também para a necessidade de nos representarmos e estarmos juntos. Um belo texto que merece toda nossa atenção e união. Professores, é hora de acordar. Vamos ao texto em sua íntegra

        Será melhor aceitar o que parece agradar a maioria?
                       
                                                                                                                                          Companheiro educador:

A sua voz precisa compor o coro daqueles que se mantiveram firmes o quanto puderam durante o período de greve. Como num canto orfeônico, se não temos TODOS a mesma força, seja porque não suportamos paralisações, seja porque tememos retaliações, a melodia final é bela e percebida até por quem não tem sensibilidade.
Um movimento forte daqueles considerados 2% de trabalhadores aguerridos marcou posição. É preciso honrá--lo. Profissionais sérios e conscientes se reuniam em assembléias e iam para as frentes de luta, acampando na Rua da Ajuda, entoando “...Somos todos herdeiros de Paris”, enfrentando ameaças, sol, chuva, frio, avançando o recesso escolar, com tenacidade, com grandeza. Só tinham certeza do que queriam. Se conseguiriam, em número tão reduzido e sem o reconhecimento até dos estimados 98% da categoria, os quais parecem fechar os olhos para o seu entorno, acatando ordens absurdas, como lançamento de notas durante as madrugadas no site do governo, e não se incomodando com a ditadura que se desenha na educação, eles não sabiam. Código 61, corte de ponto, substituição por professores temporários, complicações para licença-prêmio ou aposentadoria, tudo isso era ônus do protesto. E eles, que não são de ferro, que são como eu ou VOCÊ, com contas a pagar e filhos para criar, assumiram. Carregam agora no peito uma glória que não pertence a todos nós: aquela ensinada a seus filhos pelo exemplo, não somente pela palavra que se esvai no vento, alicerçada na percepção e no comprometimento.
Mas os companheiros grevistas não são heróis, apesar de idealistas. Querem apenas ser cidadãos e participar das decisões políticas, para fazerem valer as lições de suas salas de aula. Não querem ser desrespeitados, manipulados, orientados no gasto do dinheiro que creditam no seu cartão. Eles querem que sua voz seja ouvida e que seus companheiros se envolvam com a sua causa. POR QUE, PROFESSOR, AFINAL, VOCÊ NÃO APOIA SEUS COMPANHEIROS? NÃO CONSIDERA JUSTA A CAUSA, QUE É SUA TAMBÉM? ACHA QUE O SEPE É FRACO, QUE NÃO O REPRESENTA? REPRESENTE-SE! NÃO PENSE QUE O GOVERNO DÁ O QUE VOCÊ NÃO CONQUISTA. PARTICIPE! O SINDICATO PODE SER FORTALECIDO COM A SUA PRESENÇA. FORTALEÇA-O! O SINDICATO SOMOS NÓS! Seria muito mais digno se este assunto fosse considerado nos encontros, nos intervalos, nos “cafezinhos”. Imbuídos desse pensamento, colegas professores não se disponibilizariam a cobrir os horários de quem lutava por eles também. ELES TODOS LUTARIAM. Imbuídos desse pensamento, a reposição das aulas do período de luta está acontecendo nas escolas, porque há compromisso. “Mesmo que a produção atrase, é preciso parar a máquina para que a voz do operário seja ouvida pelo patrão”, já afirmou um companheiro sindicalista. Sempre será assim no capitalismo. E SÃO TRANSTORNOS QUE PASSAM PARA QUE BENEFÍCIOS FIQUEM.
Na atual conjuntura, somente o NOVO é que parece importar. O VELHO, o qual por tanto tempo dedicou seu conhecimento e sua vida à educação, é visto como RANÇO. Daqui a dez anos, como seremos tratados? O ranking das escolas pode nos ser a favor ou contra. Podemos estar lotados numa escola bem classificada e termos de migrar para outra de classificação inferior. E aí? PRECISAMOS FORMAR UMA EQUIPE, NÃO LOCAL OU MUNICIPAL, MAS ESTADUAL. POIS ESTAMOS NESTA ESFERA. E O QUE ACONTECE NA CAPITAL, ACONTECE AQUI, JÁ QUE TEMOS OS MESMOS DEVERES E ESTAMOS SUJEITOS AO MESMO REGIMENTO. Então, vamos nos organizar melhor e ser mais críticos.
O boicote ao Saerjinho é importante para mostrarmos que o caminho para que a Educação do estado ganhe em qualidade não é este proposto pelo governo. Somos profissionais. Sabemos lecionar. Conhecemos nossa realidade e nos empenhamos para que nossos alunos tenham sucesso. Faríamos muito melhor, se tivéssemos autonomia para nossas ações, com número reduzido de alunos em sala. O governo é importante, sim, para pagar nossos salários e prover efetivamente as escolas de professores nas disciplinas carentes, como Química ou Matemática. Esta avaliação do governo pode ser feita de outro modo, bem menos agressivo, SEM TANTA IMPOSIÇÃO E SEM QUE PUNA AS ESCOLAS, como se elas não fossem comandadas por ele em todos esses anos, com entrada e saída de materiais e equipamentos, com abandono e retomada e abandono e retomada do que poderia elevar a qualidade da Educação em nosso estado.
Estejamos cada vez mais firmes, companheiros! A nossa luta será constante e a nossa responsabilidade é grande. O governo é que tem de tomar para si a parcela maior e criminosa do que considera falho em nosso sistema educacional.
                                                                                                                                   Professor Marcio Fazenda
                                                                                                                                         Valença, 21 de setembro de 2011

Frase do dia

“Nem Jesus agradou todo mundo.”

Orientadora Pedagógica desesperada fazendo o horário de uma escola.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os anúncios de uma eleição - Movimentos estranhos na Praça Matriz.

                   Não foi necessário consultar Herculano Quintanilha para saber que havia algo de estranho na Praça Matriz
Na manhã de sábado (24) a praça matriz foi palco de algo no mínimo engraçado e estranho. Na verdade chamaria isso de anúncio. O senador Francisco Dorneles estava no centro da cidade e andando juntamente com a pré-candidata a prefeitura de Barra Mansa Rutinha, enquanto vários membros do PP estavam na praça em uma tenda. A movimentação estava ainda maior, porque o PT, com a presença de Inês Pandeló, também estava se concentrando na praça para a caminhada das flores, evento que o locutor em cima de um caminhão de som, disse que existe a 16 anos, perto da época que Inês era prefeita e adorava IPTU. Alguns podem dizer que era apenas coincidência, mas eu não acho. Para deixar ainda mais a pulga atrás da orelha bem viva, apareceram na praça bem ao lado da barraquinha do PP, vários membros do PV, inclusive o presidente. Estavam lá para ver Francisco Dorneles ? Para fazer isso basta ir ao museu. O clima estava tão bom entre os três partidos que a deputada chegou a estar na barraca do PP e abraçou vários filiados, da agora oposição a prefeitura.
Do outro lado da calçada vários membros da suposta elite política barramansense, assim como o ex deputado Ademir Melo. Um presidente de associação de moradores que já assinou por um partido e voltou atrás e está agora no PV, olhava de longe, quando ao perceber que amigos do mesmo partido estavam ao lado, logo atravessou a rua, mas não ficou muito tempo, e saiu de mansinho, como se estivesse envergonhado.
Ninguém sabia quem era quem. Todo mundo junto em uma grande harmonia:
PT, PP e PV
O narrador do caminhão de som estava empolgado, fez elogios ao PT municipal e a política nacional, dizendo que os projetos estão tendo continuidade e para ele vão estar no governo eternamente. Besteiras a parte, a harmonia entre os partidos me chamou a atenção, as pessoas estavam bem a vontade. Seria um anúncio com relação a uma possível aliança. Tem algo no ar sim, isso não podemos negar. A verdade é que depois do anúncio de que Rutinha será candidata a prefeita, muita gente começou a se movimentar. O vereador Wesley da Farmácia na última quinta –feira (22), usou a tribuna da câmara para dizer que o governo está sendo levado para o buraco, e culpou várias pessoas, e esqueceu de comentar seu próprio nome. Numa clara tentativa de se colocar como vice, fez discurso de oposição. Nenhuma novidade para agente que mora em Vista Alegre, tanto ele, quanto Vicentinho, para tirar a sua da reta colocam a culpa no prefeito.
Nada é mais irônico quanto o senador Francisco Dorneles ser presidente da comissão da Reforma Política. Mas é isso aí mesmo, nada melhor para a tradicional Rutinha e seu sobrenome, do que começar sua campanha ao lado de uma figura tradicional da política suja brasileira, o seu senador Francisco Dorneles. O cara é bom, pergunta em Miguel Pereira como ele levou coisas muito boas para lá. O seu poderio por lá já dura mais de 16 anos e Miguel Pereira está perto do fim. Que Barra Mansa não tenha a mesma sorte.

Semana agitada

Essa semana o blog promete. Minha gente, esta semana a coisa vai ferver. Teremos matérias todos os dias, e haverá dias que teremos até mais de uma, o que não é muito habitual do nosso blog. O motivo para toda essa correria é que as novidades da cidade e do Brasil como um todo estão a toda hora. Por aqui as coisas parecem um Kinder Ovo, todo dia uma nova surpresa.
Entre as muitas atrações desta semana, temos: A corrida eleitoral para 2012, a ato absurdo do guarda municipal que matou um cachorro, uma carta aberta a educação, mais um partido de aluguel – PTB, Wesley quer ser prefeito, e outras coisas que vão acontecendo e vamos postando.
Muita coisa e muita polêmica, tudo isso aqui no samuelmarquesbm. Mantenha o computador ligado, page sua conta da net, e não esqueça de puxar o gato de luz, porque essa semana o bicho vai pegar.

Frase do dia

Para alcançar seus objetivos basta sonhar. Então não perca tempo, largue tudo que estiver fazendo e vá dormir.

Xuxa

domingo, 25 de setembro de 2011

A corrida de 2012 está aí - Mais um pré-candidato apareceu, mas quem é mesmo ?

Mais um pré-candidato foi revelado nessa novela executiva. Desta vez estou falando de Claudio Manes, que é “canditável” pelo PDT. Mas não seria pelo PSDB ? Esse namoro não foi para frente, até porque o PSDB é mais complicado do que se parece. Claudio Manes anuncia então que vêm pelo PDT de Brizola. O que nos parece é que o pré-candidato não estava muito a fim de esperar pelo PSDB, que tem um compromisso de esperar pela resposta do juiz Paulo Consenza.
Claudio Manes é o segundo em menos de uma semana a anunciar sua pré-candidatura. Rutinha Coutinho já tinha anunciado que seria candidata. Sobre alianças com outros partidos, ainda nada se sabe, quando perguntados, todos dizem a mesma coisa: “...estamos conversando com outros partidos.”.
O cenário político de Barra Mansa aponta até o momento para um pleito com vários candidatos. Zé Renato, com a natural candidatura a reeleição. Rute Coutinho e a sina de todo vice ser candidato a prefeito, além de sua história elite tradicional barramansense. Jonas Marins, a oposição comunista. O PT ainda tenta descobrir um nome, Inês ou Marcelo Cabeleireiro estão cotados. A turma azul com Paulo Consenza. A reencarnação de Brizola estará em Claudio Manes. E não podemos deixar de dizer do grupo do deputado estadual Edson Albertassi liderados por Wesley da Farmácia, que na semana passada anunciou que a candidatura própria é uma hipótese real, e que ele tem grupo para isso. Discurso de oposição ele já começou a utilizar.
O desenho da política Barramansense está começando a ser esboçado, mas muita coisa ainda pode acontecer.  Mas para aqueles críticos que reclamam deste blog, nos acusando de achar que sabemos de tudo, vocês erraram. Não sabemos que o Claudio Manes pagou a vista ou a prazo pelo PDT, mais um partido de aluguel.

Frase do dia

“Barra Mansa no sábado, parece domingo. Domingo parece feriado. E no feriado o apocalipse.”

Trem de Barra Mansa

sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Proposituras sem Propósito - Por Samuel Marques

No proposituras sem propósitos de hoje vamos dar uma atenção especial a um ser raro. Um vereador que tem a capacidade de achar que as coisas estão muito boas, portanto, não necessitamos de grandes idéias. Esta pessoa já foi presidente de associação de moradores, e até hoje dá pitaco nas mesmas, inclusive apoiando candidaturas que no futuro vão lhe dar lucros. Ele vai a reuniões de associações e depois vai para a câmara indicar limpezas como se fosse idéia dele. O nome dele ? Eu sei que vocês já sabem, mas eu digo. Vicentinho.
Indicação Nº 179/2011 - Ver. Vicente Carneiro Leão Filho (ordem do dia 08/09/2011)Solicita limpeza geral do bairro Vista Alegre (inclusive o córrego das laranjeiras no Loteamento Belo Horizonte).
Vicentinho esteve na reunião da Associação de Moradores do Loteamento Belo Horizonte e Aiuruoca no final do mês passado. Eu estava nesta reunião, e entre vários assuntos debatidos, um deles foi a problemática do córrego do Belo Horizonte, que nas chuvas enche, causando transtornos. Este assunto não foi abordado pelo vereador, a associação de moradores trouxe o informe de que estava, depois de muitos pedidos, inclusive uma do Elison Ribeiro, conversando com os órgãos competentes sobre a resolução do problema, ou seja, a associação de moradores estava fazendo o correto, representando os pedidos dos moradores. É aí então que o vereador passa a frente da associação e faz uma indicação, passando a possível resolução por seu gabinete. Esse é o Vicentinho, o homem que tirava entulho das ruas em troca de voto. Grande vereador, e adora enganar o povo, fingindo que fez o que não fez. Mas vale lembrar que ele só faz isso porque tem aval da associação, que há muito tempo vem tendo fortes ligações com o vereador. Mas isso é assunto para logo mais.
Requerimento Nº 174/2011 - Ver. Vicente Carneiro Leão Filho (ordem do dia 13/09/2011) - Requer a criação, em nosso município, do Programa “Casamento Coletivo”.
Como já tinha dito, vamos dar uma atenção melhor para Vicentinho. A minha indagação é: que proposta é essa ? Ele é assessorado por quem ? Pelo Tiririca ? Barra Mansa está muito bem, não precisa de vereador legislando e nem fiscalizando. Está tudo ótimo. O posto de saúde em Vista Alegre funciona bem que é uma beleza. Os ônibus passam no horário, o serviço é de qualidade. As ruas estão todas lisas, sem um buraco, o comércio prosperando, e a luz não falta. Vicentinho, você é uma piada. Casamento Coletivo é brincadeira. Qual é a importância de um projeto desse no nosso município, enquanto a todos esses problemas acima mencionados estão a espera de solução. Não há fiscalização, não há atuação, não há nada. Uma câmara piadista, enquanto eu você pagamos impostos com o nosso suor, para bancarmos essas propostas esdrúxulas. 

Frase do dia

“No Dia Mundial Sem Carro, aqui em Vista Alegre, até a empresa de ônibus dá sua contribuição.”

Usuário de ônibus de Vista Alegre depois de uma hora esperando a boa vontade da São João Batista passar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Barra Mansa e sua sina - Todo vice quer ser prefeito.

Foto de Gabrielle Granadeiro - Rutinha anuncia sua pré-candidatura a prefeitura de Barra Mansa.

Toda cidade tem uma sina, e Barra Mansa, que não seria ao diferente, tem a sua. Todo vice quer ser prefeito. Ao que se refere a vice-prefeito, o exemplo me parece acontecer de novo. Na tarde de ontem, a vice-prefeita, Rute Coutinho anunciou sua pré-candidatura a prefeitura de Barra Mansa. Anunciou também que será a partir de agora oposição, mas não ferrenha, ela ressalta que está apenas buscando seu espaço. Em sua entrevista a atual vice prefeita Zé Renato sobre suas intenções e o mesmo nada falou, o que a deixou ainda mais a vontade para se lançar no pleito ao executivo no ano que vem. Na publicação on line do jornal “diário do vale”, ela afirma não ter tido respaldo para a realização dos seus trabalhos e afirmou que foi mal aproveitada na gestão. “Como vereadora fui muito atuante, dinâmica, sensível, participante da vida da cidade. “Como vice pensei que continuaria, mas infelizmente não consegui respaldo para minha atuação. Minhas qualidades não foram aproveitadas. Talvez por não ter pego nenhuma secretaria, os projetos que tentamos implantar eu não conseguia levar até o final”lamentou a vice-prefeita em sua coletiva. A pré candidata também disse que já está trabalhando em seu plano de governo, e que dará ênfase a saúde. Ao falar de educação, Rutinha, afirmou que é necessário ter mais estrutura e mencionou o projeto “Mais Perturbação”, quer dizer, “Mais Educação”, assunto esse que ganhará um post especial no nosso blog nos próximos dias. Na matéria on line do “Voz da Cidade” não aparece a informação que o “Diário do Vale”, onde a vice prefeita cita partidos que segundo ela, estão em negociação, como: PCdoB, PT, PRTB, PV, PPL.
É incontestável que essa atitude é um direito dela, assim como o fato de que mesmo com o fim da eleição de 2008, ela não parou de fazer campanha. Rutinha se lança agora pré candidata a prefeita de Barra Mansa visualizando a busca de um espaço político, pensando em algo mais pra frente.
Porém o debate deste artigo é o fato da sina de Barra Mansa. Seguindo o exemplo ocorrido com Arnaldo Borges, que era vice de Roosevelt Brasil, e se lançou a prefeito no pleito de 2008, Rutinha faz o mesmo. A novela repetida tem suas particularidades, mas o enredo é o mesmo. Para justificar sua candidatura Rutinha diz: Minha família tem tradição e eu criei uma carreira política. Como vice-prefeita atuante, creio que estou pronta para concorrer ao cargo e continuar, ainda mais, perto da população, lutando pelos seus ideais. Vou ser oposição, mas não ferrenha. Quero apenas conquistar o meu espaço". Não sei dizer que Rutinha acredita na vitória, mas está marcando presença na eleição, mas o que tenho certeza, é que tradição seria muito pouco para essa eleição. Ela tem uma carreira política, e isso é indiscutível, mas será suficiente para o pleito de 2012 ? Isso veremos no ano que vem. Outra situação é como ficará a Secretaria Municipal de Educação, que é dirigida por sua irmã. Ao que tudo indica, ela não pedirá para sair, mas agora tudo fica uma pouco mais complicado. A verdade é que dentro da própria educação já existe um alvoroço. Sobrenomes abastados que dirigem os colégios municipais, estão revoltados com as notícias de uma eleição para diretor, e todas têm uma quedinha por Rutinha, e estão ofendidas com a possibilidade de perder seus cargos. Para piorar a situação, as novas notícias não são animadoras para que é contra a eleição.
A sina de Barra Mansa é que todo mundo quer espaço sem ter propostas para consegui-lo. A população está sempre em segundo plano, em primeiro vem o interesse partidário e individual de cada político. O que entendo é que essa situação já vem sendo desenhada antes da posse em 2009, e nós, o povo, fomos marionetes no teatro político barramansense. Com certeza, essa onda de vices que querem ser prefeitos, fará com que as uniões para o executivo sejam bem pensadas, e repensadas.  
Tonho da Lua vota em Rutinha

Pelo menos o voto do Tonho da Lua ela já tem, porque para ele a Rutinha é boa e a Raquel é má. Ah, o poder, todos querem, poucos conseguem e a maioria é usada para alcançá-lo.


 

Frase do dia

“Quem disse que o importante é competir, com certeza chegou em segundo lugar.”

Ulsain Bolt

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Frase do dia

“Mãe esquece o vídeo game, quero um partido político”
Criança de Barra Mansa animada com a possibilidade de ganhar dinheiro com um partido de aluguel.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Music Festival no Paulo Basílio - Um show de primeira

Um grande festival tomou conta do Colégio Municipal Paulo Basílio na última quinta feira (15). Com apresentações musicais das mais variadas, sempre em língua inglesa, os alunos do Paulo Basílio deram um show. As performances foram diversas. Tivemos Beatles, James Brown, Axl Rose, Bob Marley entre outros. Nada mais, nada menos, do que 27 grupos se apresentaram, dando um toque internacional ao colégio.
A iniciativa do projeto foi da raríssima Janice Silva, que inclusive repetiu a dose no dia seguinte em outro colégio. Logo o projeto foi abraçado por outros professores e começou a ganhar forma. Com uma majestosa decoração o evento teve nos meus cálculos, a presença de pelo menos 500 pessoas. Se o cálculo fosse da CUT, seria 3.000, e se fosse da direção seria 8.450. O evento contou também com a presença maciça dos professores e do corpo de funcionários do colégio. Pessoas da comunidade e  alunos de todos os turnos marcaram presença. Os alunos que se apresentavam estavam caracterizados com roupas dos anos 60, 70 e 80.
Um evento belíssimo, e acima de tudo divertido. Os próprios alunos se divertiram, e isso é o que ficou valendo. Talentos foram descobertos e a música fomentada. Sem a presença do Axé e do Funk, com suas letras profundas, todos souberam se divertir e atuar. Alguns pareciam realmente, voltar no tempo.
Fiquei muito feliz com o que vi. A educação rompendo a sala de aula e agindo com impacto. O evento aconteceu na mais perfeita ordem. A única droga que rolou foram alguns contra cheques que caíram da bolsa de uma professora. Por falar nos mesmos, como já disse anteriormente, estavam todos lá. Alguns ensaiavam uns passinhos, outros arranhavam um inglês, outros vestiam suvenirs trazidos da França, com dizeres do tipo: “Por favor salvem a professorinha”.
Depois das brincadeiras com meus grandes colegas, voltemos a noite foi maravilhosa. A escola existe para fazer a diferença. Ela não tem dono, ela não tem doutrinas, tão pouco selas. A escola é uma arma de informação e de libertação, onde podemos sim, aprender e se divertir. A escola existe para dar oportunidades para descobertas e para principalmente, sermos um só. E o que vi na quinta feira foi isso, alunos voltados para a integração de uma escola e lutando contra o seu desintegramento. A escola tem que fazer parte da vida de uma comunidade, e não sinônimo de aflição. Temos que ter momentos muitos sérios, e momentos onde não há diferenças entre as pessoas. Essas frases acima, não são de nenhum pensador pedagógico, do tipo que muitos burrocratas, quer dizer, burocratas gostam de citar para mostrar superioridade; são frases de um professor, que não aceita que uma escola vire um feudo. Foi com grande prazer, que vi todos esses valores em uma quadra de um colégio.
Leonel e Gabriel :  Leonel  é o único  que  realmente veio dos anos 60 A.C.

Parabéns a professora Janice e a todos que fizeram com que esse evento fosse realizado e fosse um sucesso. Parabéns para a comunidade, chamando a atenção que sem ela não há colégio e que o mesmo precisa mais da sua atenção. Mas, principalmente quero dar parabéns aos alunos, que abrilhantaram muito mais do que um festival de música, mas um festival de educação. Espero no ano que vem mais uma edição do MUSIC FESTIVAL PAULO BASÍLIO.

Vamos a um festival de fotos da festa :

                                                      Tinha iluminação e tudo
                                                                     Galera arrebentando no vocal
                                                                 Olha a Isabel com a Bia no colo.
                                                                                      Os anos 60
                                                                                 A galera na beca
                                                                                Lotação esgotada
                                                   Três professores na foto, formação de quadrilha
Os professores assistindo a tudo
Olha eu  fazendo pose, mãe coloca essa no orkut.
                                                                 Meu Deus, prefiro não comentar
Olha as meninas marcando presença
Show no palco
A galera não parava, 27 apresentações 
Mais uma apresentação
Gabriel posando de Luan Santana
Olha ele aí de novo. Grande apresentação.
O James Brown da festa. Ah! Muleke.

Frase do dia

“Cada um anda na luz que tem.”

Ludmila Ferber – declaração da Pastora da Light no Domingão do Faustão

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Frase do dia

“Deus, ajude mais pessoas a cair nas promessas do meu vereador, e que eu não precise proucurar um emprego em 2013.”
Oração de um olheiro político de Vista Alegre – Barra Mansa

domingo, 18 de setembro de 2011

Frase do dia

“Ditadura é quando você fala e eu tenho que escutar. Quando eu falo e você escuta é democracia.”

Diretora de Colégio Municipal em Barra Mansa

sábado, 17 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova Enquete - Você é a favor da eleição direta para diretor dos colégio públicos ?

Já estamos com uma nova enquete no ar. Claro que esta interatividade não poderia ser sobre outra coisa, eleição para diretores. Ontem coloquei um post  sobre este assunto (clique aqui), e tivemos bastante acesso. E para continuarmos nesta pegada e levantarmos ainda mais o debate, estaremos realizando uma enquete, onde você poderá expressar sua opinião.
A eleição de diretores das escolas públicas do Brasil como um todo, é uma maneira simples de levar o colégio para uma gestão democrática, onde a participação da população é intensa, e começa já na escolha do gestor.
A minha opinião todos aqui já sabe, e eu não escondo de ninguém, agora é sua vez de deixar sua opinião. Vote e deixe seus comentários. Espalhe para seus amigos e fomente o debate.

Outras matérias colocadas no nosso blog sobre o assunto: "eleição para diretor".

O benefícios de uma eleição para diretor


Os benefício de uma eleição para diretor já começaram


Garçom ! Uma eleição para diretor por favor !