sexta-feira, 29 de julho de 2011

Estou de férias ?

Alguns podem ter percebido, que o blog nesta última semana anda meio parado com relação a atualizações. A explicação é simples, estamos de férias. Mas na segunda feira, voltamos a todo vapor, com várias novidades. Uma nova enquete, as sagas das proposituras, as novidades de Barra Mansa, e do Brasil em geral, até esportes entrará nas nossas pautas. Não podemos esquecer, das crônicas.
As férias já estão acabando, e logo tudo voltará ao normal, dependendo é claro de qual é a sua definição do que é o normal.
Um grande abraço para todos e até segunda feira.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Proposituras sem Propósito, parte 2 - Por Samuel Marques

Continuamos nossa saga pela busca dos projetos de leis perdidos. Permanecemos atentos as discussões que acontecem na Câmara de Vereadores de Barra Mansa. Cada vez que nos aventuramos nas propostas feitas pelos vereadores no seu site oficial www.camarabarramansa.com.br fico com arrepios, e com a certeza de que eles não tem a menor idéia do que faz um vereador, ou simplesmente são acometidos da covardia política.

Vamos então as proposituras que os nossos vereadores discutem e se debruçam:

Requerimento Nº 133/2011 - Ver. Vicente Carneiro Leão Filho
Requer a construção de um Centro Especializado de Imagens para funcionar no térreo do Cremeb ou Hospital da Mulher.

Não tem jeito, os festivais de requerimento continuam, e como sempre só requerem, e mais nada. O Vereador faz uma proposta justa, porém como sempre o modo de sua implantação é vazia. Para começar isso custa dinheiro, mas é necessário e isso eu concordo. Contudo, o mais o engraçado é que não vejo, por exemplo, o vereador buscar nenhuma emenda junto a Alerj, ou a Brasília, nem entre os deputados dos seus próprios partidos que, no ano de eleição vêm aqui em Barra Mansa buscar votos, como foi o caso do Deputado Federal Alexandre Cardoso. 

Ter um Centro de Imagens seria ótimo, mas o que os vereadores têm que aprender, é que temos que requerer e planejar como será implantado. Assim as propostas saem do papel.



Requerimento Nº 120/2011 - Verª. Sônia Maria de Camargo Coutinho Parreira
Requer uma faixa de pedestres na Rua Dario Aragão, em frente ao nº 1263, no Centro.

Os problemas da cidade não são poucos, e suas resoluções deveriam vir depois de muita discussão, muitos debates e vontade política. Mas as coisas não estão ruins para doze pessoas. Em especial, a vereadora acima também acha que está tudo bem. No dia 07 de junho deste ano, em sessão na Câmara, apresentou apenas um assunto na pauta de discussão, se é que isso existe, e o assunto resolveu todos os problemas de Barra Mansa, “uma faixa de pedestre no centro da cidade." 

Será que não existem órgãos competentes na prefeitura para fazer isso? Está tudo bom demais, uma faixa resolve o resto. 

A grade verdade é que são apresentados poucos assuntos nas pautas. Apesar de esses assuntos serem discutidos nas comissões, vale lembrar que essas comissões não têm a participação de todos, se fazendo necessária uma discussão mais ampla nas sessões. Cada vereador apresenta muito pouco para justificar seu alto salário, e tem alguns que simplesmente não apresentam nada ou requerem coisas que os órgãos da prefeitura já têm que fazer mesmo. São propostas repetitivas, e muitas sem fundamentação.

Está então na hora de mudarmos esse quadro, quem não tem proposta, não pode ser vereador.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pão e Circo em Vista Alegre - Por Samuel Marques

Foto: Samuel Marques

Novamente no Bairro Vista Alegre, na Praça do Coreto do Loteamento Aiuruoca, pôde-se observar o “Gabinete itinerante” em ação. O circo da busca por voto. O vereador armou suas tendas e levou seus serviços para a rua. Um circo, porque, como já falei neste mesmo blog mês passado, (leia aqui) um verdadeiro “Gabinete Itinerante”, seria o ato de levar as atividades de um gabinete para fora das paredes da Câmara, ou seja, o vereador atender a população e prestar contas de suas atividades. Mas não é isso que ocorreu. Na realidade, foi armada uma festa, com distribuição de algodão doce e pipoca, Corte de cabelo e atendimento jurídico; tudo grátis. E claro, o atendimento com o senhor vereador. Tudo isso foi feito em uma praça pequena e cheia de brinquedos, dando a impressão de estar lotada.

Esse tipo de evento demonstra mais uma vez que é necessário fazer um show para que as pessoas reconheçam o vereador como seu representante. E também, fica clara a tentativa de fugir de uma verdadeira prestação de contas, que na verdade chegaria a um resultado fatídico ao comprovando que o mesmo vereador não representa a comunidade.
Para representar a comunidade, é necessário trabalho em prol dos interesses daquele grupo, porém quando não há isso, o que se vê é um circo, dando falsa impressão de trabalho através de um assistencialismo eleitoreiro. A política do pão e do circo não é nova, já era utilizada na Roma Antiga, onde para esconder do próprio povo a miséria em que viviam. 

Os governantes davam diversão nas arenas e um pedaço de pão, fazendo assim com que esquecessem suas necessidades e direitos que não eram atendidos. Foi simplesmente isso que vi no dia 16 de julho de 2011, em Vista Alegre. Um vereador se prestando ao papel de entreter a população para que ela não veja que Vista Alegre precisa de mais, mais do que um corte de cabelo de graça, algodão doce, pipoca e pula – pula de graça para as crianças. Precisam da atuação real de políticos comprometidos com eles, de postos de saúde que funcionem, de segurança e de leis que amparem o trabalhador.

Não entendo como essas ações não são notificadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), já que se traduzem em campanha eleitoral. Mas é fácil entender porque que atitudes como essas acontecem e ninguém faz nada. Afinal, quem cria as leis neste país? O poder legislativo. O vereador representa esse poder a nível municipal, e ao invés de fazer leis que poderiam dar à Barra Mansa qualidade de vida, eles estão mais preocupados em se promoverem.

Além do vereador, muitos de seus colaboradores estavam lá. Alguns, inclusive, se incomodaram com a presença de uma câmera. Um deles me interpelou querendo saber se eu era repórter e o motivo pelo qual estava tirando fotos. Tranquilamente, respondi que era para o blog, e a pessoa me perguntou se eu queria falar com o vereador, respondi que não, mas mesmo assim o mesmo veio até mim, e com muita educação, perguntou se estava tudo bem, falei que sim, e lá continuei. A partir daí, não sei se com a autorização do vereador, uma pessoa passou a seguir meus passos pela praça e das pessoas que estavam comigo. É incrível o burburinho causado pela presença de uma câmera. Será que alguém tem a consciência de que algo está errado, por isso mesmo a preocupação com as fotos? É estranho, mas não admirável.

Se não bastassem esses eventos, já foi anunciado que dia 07 de agosto de 2011, haverá um show de prêmios, promovido por outro vereador. Será um “Baú da Felicidade”, um “Roda Roda Vista Alegre”. Bom, se a moda pegar, e tudo indica que vai, ainda vamos falar muito sobre eventos desse tipo em nossa cidade.

Isso é Brasil, um país onde se faz tudo por voto, menos trabalhar de verdade.

domingo, 17 de julho de 2011

Vereadores e Olheiros*: Fracasso da política social em Vista Alegre

* Significado de Olheiro:
Empregado que observa os demais subordinados; espécie de capataz. Informador, o que tem como encargo informar o que vê.

http://www.dicio.com.br/olheiro/
 
Já sabemos que ser vereador não é apenas utilizar o título do “homem bonzinho”, aquele cara que faz seu assistencialismo político, para ter visibilidade em sua comunidade. Somos contra esse tipo de atitude porque vemos nela apenas oportunismo de um marketing político e mais nada.

Nossa opinião é que esse trabalho de grande valia comunitária seja prestado por entidades destinadas tal fim. Além disso, gostaríamos de denunciar a limitação de suas ações sufocadas por estes parasitas políticos que não desenvolvem seu verdadeiro papel enquanto vereadores. Muitas entidades não conseguem executar um trabalho melhor, devido esses atos de politicagem, que desfocam a real ideia das mesmas. Usar de um espaço, sério, comprometido com erradicação da miséria e com os trabalhos sociais para fazer política nos bairros, nos enoja, devido ao nosso apreço às políticas públicas vislumbradas por todos.

Na verdade esse não é o dever do candidato em que você votou. O ato de não saber trabalhar com a situação em que se encontra, no caso ser vereador, faz com o papel uniformizado por todos elementos da Câmara Municipal seja acrescido ao seu ofício.

Acredito ainda, que essas entidades filantrópicas estão sendo ocultadas e até perdendo a aceitação com a população no modo geral, por está infectadas de elementos ligados a estes vereadores. Falando em ocultismo, as coisas que fingem ser legais estão sendo desleais com nossa população.

Na minha inocência, não posso acreditar que “muitos olheiros” de vereadores - aqueles caras que ganham para montar rádios comunitárias, afixar faixas em postes, montar barracas de festas, ou agradecer ao prefeito por determinadas obras - possam ser pagos com o salário dos vereadores. De onde saia tanta grana? Uma outra pergunta, você sabe quanto ganha um cara desse?

De onde saí à grana posso até conjecturar, mas o valor do seu “soldo” tenho certeza que é bem maior do que o salário de um professor na rede pública municipal, cuja formação acadêmica e horas de trabalho são fixadas por lei. Além é claro do papel de educador, muito além do ser professor em sala de aula.

Não desmereço o trabalho árduo “dessa espécie”, é uma correria sua vida. Mas também não a vejo como profissão. Sei que o período do contrato é validado por cada eleição (vereador-deputado-prefeito). Sem o reconhecimento da profissão no Ministério do Trabalho e como não há concurso público para a situação, não há outro meio de impressionar e validar seu tempo, a não ser com seu ofício, bajular seu querido vereador.

Como ser um olheiro

Pra você ser um olheiro profissional, seleto, basta seguir estas dicas, mas por favor seja mais discreto, são elas:
- Está em dia com o ofício de vigiar as ruas, vasculhar se existe algum trabalho que pode tirar votos de seu vereador;
- Infiltrar nos trabalhos sociais que causam impacto com os jovens e as famílias em seu bairro;
- Ouvir o que dizem nas rádios ou criar uma “rádio comunitária”;
- Participar de uma associação de moradores e receber cargos dentro de alguma instituição;
- Se o seu vereador for de alguma denominação religiosa deve trilhar os mesmos caminhos e utilizar dos mesmos subterfúgios, fingir que gosta daquilo;

Vai aí a dica

Quem sabe daqui algum tempo você passa deste ofício para o de vereador, a raiz é a mesma?
Em meu bairro, Vista Alegre, apenas um recorte geográfico e político da situação, o assistencialismo arruinou toda tentativa de mudanças, ainda mais se você for um jovem politizado, com intenção de mudar a realidade de muitos outros. Eles estão infiltrados em diversas instituições de nossa cidade e como acontece no Big Brother, para ser líder é preciso jogar, é como os vereadores fazem com a população: jogam-na no buraco. Ou você está no seu grupinho, recebendo algumas vantagens tipo um asfalto melhor na porta de sua casa, se não pode esquecer.

Creio firmemente que podemos acabar com o modelo político ultrapassado, mas lhe aconselho fazer com cautela, pois podem lhe considerar como oportunista e partidário, pois é imagem que transmitem para nós. Vivem para isto, é o exemplo familiar que dão para a comunidade e seus filhos. Tentar mudar a realidade incomoda, veja bem o que disse, VOCÊ VAI INCOMODAR, pode ser chamado de radical ou até utilizarem uma palavra do vocabulário comum autoritário da ditadura militar dos anos 60, poderá ser chamado de subversivo, quer dizer contra o sistema.

Esses “tipos de vereadores” e “olheiros politiqueiros” fazem parte de um modelo negativo existente em nossa política. Não são democráticos, pois anulam sua luta social como legislador da cidade para se tornarem destruidores de projetos que poderiam mudar a vida de nossos jovens.
Mas como “Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia...” diga-se Lulu Santos em sua poesia, apropriada de uma frase do filósofo grego Demóstenes, assim buscamos as mudanças. Nossas famílias precisam entender que mudar um bairro ou uma cidade é preciso antes de tudo mudar o seu modo de fazer política, sobretudo, repudiar esses vícios clientelistas.
 
Elison Ribeiro
Professor de História
Morador do bairro Vista Alegre

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Câmara de Vereadores adia eleição para presidente - Por Samuel Marques

Foto: Site oficial da Câmara de Vereadores

Como todo mundo já sabe, a Câmara de Vereadores de Barra Mansa tem um prédio, tem instalações, tem pessoas que se dizem vereadores, mas não têm ação. Costumam, por muitas vezes, se tratarem com farpas e tudo mais, são quase sempre uma sumidade de educação. Nomeiam-se como “pessoas competentes e de grande vontade política”. Se tudo isso fosse verdade, Barra Mansa estaria avançando, e sabemos claramente que não é o que acontece. E o melhor é que comprovamos isso na pele, comprovamos que uma fiscalização mal feita pode trazer muitos prejuízos a cidade,  e podemos imaginar que se algo fosse feito com empenho, certamente estaríamos melhor.

Mas eles não são tão ruins assim; são pessoas em busca de um denominador comum. Para me deixar cada dia mais perplexo, chegou a notícia de que a eleição do presidente da Câmara foi adiada e não tem data definida para ocorrer. A notícia é do site jornalístico avozdacidade.com, trouxe ainda duas declarações. A primeira do vereador José Luiz Vaneli, o Leiteiro, onde ele não declara que é candidato e não demonstra lamentar o cancelamento, mas que, ao tudo indica, se mostra favorável a sua candidatura a presidente.

A segunda declaração é do presidente da casa, Cláudio Cruz, o Baianinho, dizendo que o cancelamento é porque os vereadores estão buscando uma chapa única e a eleição tem que acontecer até 31 de dezembro. Por isso irão então, buscar um “denominador comum”. Essa postura de falta de vontade política só declara a grande inoperância em que o poder legislativo se encontra. É incrível essa harmonia entre os vereadores de Barra Mansa. Essa harmonia vai além do imaginável; um exemplo são os próprios vereadores que se dizem de oposição, que não têm qualidade de discurso e de crítica e que, diga-se de passagem, também falta aos demais. 

Essa “harmonia” existe para tudo, inclusive na grande tentativa de serem inoperantes. E, nisso são bons! O adiamento da eleição para presidente da Câmara é mais um passo para trás em uma Câmara que já anda de ré. Essa harmonia pode ser arruinada se alguém entender o que realmente faz um vereador e começar a agir. Quem sabe, dessa forma, as coisas não começam a funcionar?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Copa dos meu sonhos

Gosto muito de futebol, entretanto, o assunto que quero tratar neste momento não é bem o futebol, mas como ele pode ser “mais um” meio de demonstrar como o brasileiro é bobo. Primeiramente, gostaria de deixar claro que não sou contra a Copa do Mundo ser no Brasil, mas tem alguns assuntos tem que ser debatidos. 

A Copa vir para o Brasil é claramente uma questão política, a personificação de uma balela, a ilusão de que estamos bem, e tão bem ao ponto de realizar uma Copa. Essa indagação petista foi muito bem arquitetada e enquanto tentavam nos enganar, compravam os votos na Câmara com o mensalão. O mais terrível é que gostamos e acreditamos que somos uma nação com o eterno potencial de crescimento. Até somos, mas não conseguiremos chegar a tal intento pelo simples fato de sermos uma nação administrada por corruptos, governando bichinhos acuados, que repetem os vícios de seus governantes, se corrompendo cada dia mais.

Cristovam Buarque disse uma vez que a corrupção não é apenas com relação a vantagem financeira, mas ela acontece quando damos as costas e cruzamos os braços e compactuamos com o que há de errado. Eu concordo com ele e seu exemplo. E isso nós vemos o tempo todo, a realização da Copa do mundo é uma delas, porque aparenta que o”legado” será ótimo para o país, porém se analisarmos melhor isso não é verdade, porque o preço que pagaremos por esse “legado” é muito caro.

A Copa do Mundo do Brasil acontecerá? Sim, claro que ela ocorrerá, assim como aconteceu o Pan, mas da nossa maneira. Para começar, a realização da Copa tem diretamente a gerência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que é dirigida por um dos maiores bandidos que esse Brasil conhece. Pensar que ao lado da CBF está a FIFA, me dá calafrios. A FIFA há poucos dias estava tentando junto aos estados sedes, indicar acordos comerciais com fornecedores para a construção de estádios. Agora, para essa receita ficar melhor, ainda tem o governo brasileiro, que não cumpre metas e datas. Sobre isso, vale lembrar que os estádios estão atrasados e que essas obras terão que correr. É nesse ponto que morro de rir e que me sinto mais otário. 

Nessas correrias vão acontecer de tudo, licitações diferenciadas, concordatas, e muito, mas muito dinheiro desviado. Os atrasos são propositais. Toda essa farra muito bem arquitetada é organizada com os nossos impostos. Não vejo planos mirabolantes para melhorar a saúde, educação e acabar de vez com a fome no Brasil. Contudo, vejo isso com a Copa. Em um período mais próximo da realização da Copa, com tudo atrasado e as mamatas já acontecendo, irá começar o espetáculo do patriotismo, onde todos juntos, “milhões em milhões em ação torceremos” torceremos por uma seleção de jogadores ricos e suas chuteiras estrangeiras.

Não sou contra a Copa do Mundo, não sou contra a seleção, muito pelo contrário. Não sou contra o futebol, sou um dos muitos milhões apaixonados por esse esporte e um flamenguista doente, porém sou brasileiro, e tenho a certeza que a conta é cara, e como sempre pagaremos por ela, e ainda daremos recibo de bobos.

Eu gosto da Copa, estou até pensando em comprar uma que vem com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

sábado, 9 de julho de 2011

Falta projetos, sobra politicagem - Por Samuel Marques


Vamos nesta semana analisar um pouco mais sobre as propostas que os vereadores de Barra Mansa, e entender quais são as suas prioridades. Cada vez que começo a navegar pelo site da Câmara de Vereadores (www.camarabarramansa.com.br) me assusto. Vejo que a falta de projetos de lei é cada dia maior, muitos requerimentos e poucas fiscalizações e ações. Entretanto, infelizmente muita politicagem. Vamos para os trabalhos:

Requerimento Nº 138/2011 -
Verª. Sônia Maria de Camargo Coutinho Parreira
Requer a aquisição de uniformes para todos os PSF's dos Bairros deste Município.

A vereadora me parece não morar em Barra Mansa. Ela com sua proposta nos demonstra claramente, que as suas prioridades não estão no atendimento. O atendimento, que por muitas vezes é deficiente, e em alguns lugares nem mesmo existe. A vereadora por exemplo, não se preocupa com a qualidade dos atendimentos dos postos de saúde, que anda com sérios problemas. Uma de suas funções é fiscalizar, algo que anda faltando muito entre os vereadores de Barra Mansa.

Requerimento Nº 130/2011
Ver. Vicente Carneiro Leão Filho
Requer serviços de tapa-buracos no Bairro Vila Maria.

Ah Vicentinho, continua sua saga pelos buracos da cidade e diga-se de passagem, nem o da própria rua, bem na porta de sua casa, foi tapado. Não é função de vereador tapar buraco, e sim fiscalizar, buscar uma melhor qualidade de vida para a população. Porém, tapar buracos não resolve o problema do bairro, caro vereador. Não sou contra essa atitude, o problema é que só vejo isso, politicagem. Pelo que tenho visto no bairro onde ele mora, não vai adiantar tapar só buracos, terá que trabalhar para se reeleger, mas para isso terá que aprender o que faz um vereador.

Para esta semana está bom. Tenho vasculhado o site e achado requerimentos que deixam claro a falta de conhecimento desses senhores com relação as suas funções. Na semana que vem tem mais, e lembre-se que você também pode fazer o mesmo e verificar o site da Câmara de Barra Mansa, basta clicar no endereço descrito no início da matéria e verificar as propostas do vereadores.

Um abraço!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um partido bem partido

Samuel Marques comenta matéria publicada no jornal Diário do Vale, sobre o encontro regional do PT. Acesse o link da matéria ao final deste post e logo após leia o comentário de Samuel.

Não me é espantoso as declarações do PT de Barra Mansa, o que é estranho é o modo de condução de hoje com relação ao modo como as coisas se encaminhavam em um passado não tão distante. No último dia 2 de julho, o PT se reuniu no Palácio Barão de Guapi em Barra Mansa, com a pauta voltada para estratégias das eleições de 2012. O encontro teve presenças ilustres, como os fracos vereadores do PT em Barra Mansa, Maurício e Marcelo Cabeleireiro, que agora é Borges, que sonha em disputar o pleito executivo, o confuso vereador da Cidade do Aço, Paiva, que é amigo do Neto do PMDB, e vereadores de outras cidades da região. E é claro não poderia esquecer do ícone do PT da nossa região, a ex prefeita de Barra Mansa Inês Pandeló. 

Para resumir o encontro estratégico, uma coisa ficou muito claro para nós, simples mortais. O PT quer vir sozinho para a disputa da prefeitura de Barra Mansa ano que vem. Se realmente virá é outra história, mas a grande maioria do partido quer isso, o que muda bastante o quadro de uma possível união entre o PT de Inês e o PC do B de Jonas Marins. As informações diziam que as conversas estavam avançadas, mas como muitos já sabem, a política tem vários caminhos. Convencer o PT de que o seu ego deve ser colocado em segundo plano não é uma tarefa fácil, e como sempre foi claro, Jonas Marins não abre mão da cabeça da chapa. Portanto, o PT deveria ser vice, o que não é o perfil dos megalomaníacos petistas. Estava formado então um entrave antes mesmo de se iniciarem as conversas, e pelo que vimos agora parece que o negócio degringolou de vez.

O que me chama muito a atenção é a manobra por exemplo do vereador Marcelo Borges Cabeleireiro que se coloca a disposição do partido para disputar a eleição do ano que vem, mas com muita falta de análise. Dizer que o quadro é favorável para voltar a governar Barra Mansa já é exagero, pois muitas coisas têm que mudar, e uma delas são as atuações de seus vereadores na cidade. Marcelo Borges é tão desconhecido quanto à vontade política dos vereadores de Barra Mansa. Então a opção seria realmente o PT lançar Inês Pandeló, e arriscar um fiasco ainda pior o que o de 2008, e conseqüentemente se desgastar para o pleito de 2014. Está aí então um pouco da história do PT, brigas entre alas, e neste caso, entre Marcelo e Inês, e assim deve se seguir até alguém se sobrepor o outro.

Que confusão, mas se tratando de PT, nada demais. Talvez a solução seja chamar o Palocci para multiplicar os votos, assim como fez com seus rendimentos.



Aprovada anistia para os 429 bombeiros - Comentário de Samuel Marques

Foto: Tamires Cabral

Fico feliz e satisfeito por saber da anistia criminal dos 429 bombeiros dada pela Alerj e com unanimidade. Fico feliz não só porque a justiça está sendo feita, mas também pelo fato da opinião pública ter se movimentado e se colocado inclusive contra as palavras do Governador que insulta Bombeiros, mas anda em aviões de empresários e acusa professor de ser bagunceiro.


Os bombeiros só conquistaram mais essa vitória, porque tiveram coragem, e não podem de maneira alguma se arrependerem do que fizeram, porque se não tivessem feito, não teriam chamado a atenção para algo já evidente, o abandono do servidorismo brasileiro, e estadual em um maior detalhe, o que desencadeou inclusive muitos outros protestos de outros segmentos. Tudo isso deixou mais que evidente que o governador estava em maus lençóis. Tudo isso acontecia enquanto ele próprio se divertia em viagens bancadas por empresários e depois utilizava os vândalos bombeiros para tentarem achar o corpo de sua “nora”, e a sua vergonha, que nessa altura já estava boiando em direção a Alerj.


Parabéns Bombeiros, porque vocês nos orgulharam, não só pelo que já fazem no dia a dia, mas pelo que fizeram pelo seu país, quando entraram na sua própria casa e nos deram luz sobre uma verdade maquiada. Estamos juntos
.
Confira baixo a matéria publicada no jornal diário do Vale, a qual anuncia a aprovação da Câmara pela anistia dos Bombeiros. 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Alunos do Colégio Padre Anchieta fazem festa de despedida para Samuel Marques

O Então professor substituto, Samuel Marques, foi surpreendido por belas festas de despedida realizadas pelos alunos das turmas 602, 603 e 604 do Colégio Padre Anchieta, nos dias 9 e 13 de junho. Bolo, salgadinhos e calorosas interações marcaram as festas. Deixando ótimas lembranças deste período que lá passou.

Segundo o próprio Samuel: “Não só a despedida foi maravilhosa, como também o período que lecionei nesse colégio. Estas turmas demonstraram muito interesse e participação nas minhas aulas. Para minha alegria, não perdemos o contato, já que moramos no mesmo bairro e estamos sempre nos encontrando. Espero não ter deixado apenas alunos interessados em História, mas também, amigos lá”.

Consciente do papel da educação e da importância da juventude para a sociedade como um todo, ele espera que lá tenha deixado além de estudantes mais interessados e aplicados, jovens cidadãos que de fato construirão o futuro de Barra Mansa.

Os benefícios de uma eleição direta para diretor

O poder de eleger nossos representantes é o que move o sentido democrático da nossa sociedade. Entretanto, por mais paradoxo que pareça, isso não vem acontecendo no lugar onde nasce o aprendizado; nas escolas. Isso quer dizer claramente que estamos andando para trás no processo de uma gestão escolar democrática. Os princípios que norteiam a gestão democrática são: descentralização, participação e transparência. Quem é contra isso com certeza se coloca contra a verdadeira educação. Hoje quero pautar alguns benefícios de uma gestão democrática.

O primeiro ponto é a mudança no modo de gerir as coisas. Em uma administração democrática, onde há eleição para a escolha de um diretor, a gerência funciona com a participação de todos, desde o momento da sua concepção.  Esse fato transforma essa escola em um lugar mais próximo daquilo que nossos impostos requerem um lugar de liberdade. Não é isso que ocorre em muitos colégios, inclusive em nossa cidade, onde as opiniões não podem ser debatidas amplamentes, e as regras não servem para todos.

O segundo fato é que para uma pessoa se envolver com a empreitada da direção vai precisar de um conhecimento a mais, e de uma interação no assunto. Quando a direção funciona através de indicação muitos problemas acontecem. Muitas vezes, e não são poucas, a indicação não acontece pela competência e pelo trabalho, mas sim por vários fatores. Entre eles estão à influência na comunidade, sobrenomes tradicionais, jogadas políticas, personalidades facilmente manipuláveis, enfim, qualquer coisa, que em pouquíssimas oportunidades acabam dando certo.

As conseqüências da indicação na verdade é a transformação do ambiente escolar em uma ditadura, diretores que, por exemplo, não tem a menor idéia do que é um PPP (Projeto Político Pedagógico), e pessoas que esquecem o que é uma escola, e começam a se sentir em uma arena onde até as palavras são medidas e a hipocrisia reina. Precisamos de um ambiente de construção, onde a sociedade que é constituída de professores, pais, moradores, associações, comunidade em geral, se sinta a vontade para transformar, e claro, através do melhor e mais eficiente instrumento de todos, a educação.

Nas últimas semanas, a discussão sobre a eleição de diretores na rede municipal de Barra Mansa se acendeu. Tudo por conta da boa notícia em que o Prefeito Zé Renato não se colocou contra a proposta do SEPE e ainda ressaltou que acha importante, e gostaria de promover essa ação na rede. Uma grande iniciativa que pode começar a dar luz a um túnel a muito escurecido.