quarta-feira, 29 de junho de 2011

Interatividade com o leitor


Para que tenhamos uma maior interação com você, caro leitor, hoje vamos inaugurar uma nova ferramenta em nosso blog, a enquete. Assim, você poderá opinar a respeito de várias questões pertinentes a nossa cidade.

Como temos abordado a atuação da Câmara de Vereadores, e as suas proposituras, nossa primeira enquete será sobre a atuação do nosso poder legislativo local, ou seja, os vereadores. Através dela, queremos saber, por exemplo, se a atuação dos mesmos tem sido relevante e sentida pela população em geral.  

A enquete está localizada na barra lateral do blog. Contamos com a sua participação!

Forte abraço!

Propostas sem Propósito - Por Samuel Marques

Qual é o papel de um vereador? Eis uma pergunta que terão muitas respostas em Barra Mansa. Vou usar do Ctrl + C e Ctrl + V, e colocar aqui o a definição do papel de um vereador achado na internet, para ninguém dizer que estou inventando. Vou colocar uma resposta para pergunta acima comum a vário sites.


 Vamos lá.

 Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. “

Em outra resposta:

"Eles têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito."

As duas respostas me remetem obrigatoriamente a Barra Mansa, e aproveitando que estou “on line” vou a www.camarabarramansa.com.br e clico na ordem do dia 21 de junho deste ano, com a intenção de saber o que foi discutido na sessão deste dia. É neste momento que me deparo com horrores inimagináveis para pessoas que deveriam saber realmente quais são suas funções. Como já citei aqui, o que mais existe na Câmara Municipal de Barra Mansa são encaminhamentos e requerimentos, e isso quem faz, ou deveria fazer são as Associações de Moradores.Vamos deixar uma coisa bem clara. Não sou contra encaminhamentos, mas na nossa organização social já temos quem faz isso, vamos aos exemplos:

Requerimento Nº 117/2011Ver. José Maurício de Almeida

Requer aumento de horários na linha Vila Maria – Boa Vista.

No exemplo acima, vale dizer que isso não é atribuição do vereador. É claro que como representante do povo ele deve se solidarizar, e cobrar do poder executivo mudanças e melhoramentos, mas não requerer isso na sessão. Outro exemplo:

Requerimento Nº 040/2011 /  Ver. Vicente Carneiro Leão Filho
Requer providências urgentes para que os veículos (carros e motos) apreendidos na blitz em nosso Município não sejam enviados para outros municípios do Estado do Rio de Janeiro.


Neste outro exemplo, nos deparamos com um problema ainda mais sério. O vereador não sabe porém, que eles não são transferidos para outros municípios, conforme informação dada pela Guarda Municipal pelo telefone 153. Ou seja, um requerimento sem fundamento. Mas ele vai dizer que tem fundamento sim. Mais um exemplo e desta vez esdrúxulo:


Indicação Nº 042/2011 /  Ver.  Elias Barbosa Romeiro
Solicita a construção de um heliporto em Barra Mansa.


Isso parece mais uma brincadeira! Pelo amor de Deus, um heliporto é dotado de instalações, tais como áreas de reabastecimento, pátios de manobras e hangares para manutenção das aeronaves. Isso é caro, e se  fosse um heliponto, que é simplesmente uma área nivelada ao solo e usada apenas para pousos e decolagens, ainda seria estranho para uma cidade como a nossa a qual ainda mantém muitas carroças. Será que não tem mais nada de importante para ser feito em Barra Mansa?


Em nenhum momento me coloco contra as providências acima citadas, mas ratifico que os caras fazem coisas que não suas atribuições. Não seria nada demais, um ou outro encaminhamento ou requerimento, mas não só isso. O que Barra Mansa precisa é de Projetos de Lei, algo que acontece muito pouco, ou será que estão usando nomenclaturas erradas no site da Câmara. É pode ser, se tratando da Câmara de Barra Mansa.

Ainda tem muitas coisas para ver. Estou me habituando ao site e vasculhando-o, e já achei coisas inacreditáveis. Na próxima semana, darei uma atenção especial para os requerimentos e encaminhamentos, que na verdade poderiam ser feitos através de Associações de Moradores, e conseqüentemente não precisaríamos gastar fortunas com vereadores que não sabem o que fazer. Até lá e deixem seus comentários.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Crônica Semanal de Samuel Marques


Em mais um dia de sol, percebo que mais um dia vai se passando, e muitas coisas vão se repetindo. Hoje tenho muito que falar e pouco a explanar, pois o tempo não me permite. Algumas coisas me dão náuseas, e me revoltam pelo fato de que o deveria ser feito, não é. Estou escrevendo neste momento de Duque de Caxias, onde visito meu pais, e quando estamos juntos, até por causa da distância conversamos bastante e filosofamos um pouco.

Mas nestas conversas, chegamos a muitas conclusões e muitas, mas muitas indagações. Algumas delas povoam meus pensamentos, e uma delas é a habilidade das pessoas de esquecerem ou de simplesmente da conveniência de não aparecer. A covardia de se acomodar.

Outra questão é a política. Começamos a enumerar ainda em Barra Mansa as ações que os vereadores poderiam fazer e não fazem. São incompetentes e inoperantes. Tem preguiça e falta de respeito. Se vocês visitarem o site www.camarabarramansa.com.br e clicarem na foto dos legisladores, veremos em suas proposituras apenas encaminhamentos e não projetos de lei. Não vemos ações reais. Ainda em Vista Alegre ouvi uma reclamação sobre as calçadas do bairro, que ao usar um carrinho de bebê, parece mais um raly. O lugar é intrasitável e obriga os transeuntes a usarem as vias e não as calçadas, colocando assim as suas vidas em riso.

Mas porque ISS persiste ? Porque o cara quando ganha passa a andar de carro, o ex candidato, e agora vereador, não anda mais de ônibus e nem suas roupas são as mesmas. Tudo muda, e nós ficamos na mesma. Minha filha nasceu no mês passado, e quando olho para ela sinto várias coisas, e uma delas é medo. Medo do futuro que deixarei para ela. Quero deixar uma Barra Mansa que valha a pena, uma cidade com seus bairros e suas necessidades básicas atendidas, onde as associações de moradores funcionem, onde os postes tenham luz e vereadores saibam qual é o seu papel. Quero uma Barra Mansa, onde s sindicatos são combativos e não movidos por interesses políticos, que rejeitam abonos e muitas vezes não sabem sequer se expressar, muito menos representar professores. Tudo isso é o que quero, tudo isso é o que vou buscar, tudo isso é o que acredito.

Por hoje é só, mas aproveito para convidar você, caro leitor, aos assuntos que trataremos na semana que vem. Muito serviço a sociedade e muita artimanha política será informada. Vamos que vamos, que já estamos em 700 acessos e menos duas semanas.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Parque de Saudade é inaugurado - Matéria e comentários de Samuel Marques

Prefeito Zé Renato e autoridades. Foto: Dimas

Mais área verde em Barra Mansa. Foi inaugurado no dia16 deste mês, o Parque Municipal de Saudade, no bairro Saudade, que possui uma área total de mais de 8 mil m2. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, e contou com a presença do prefeito Zé Renato, secretários municipais, além de estudantes e comunidade local.

De acordo com o prefeito, foram investidos cerca de R$ 700 mil na reforma geral do parque, na recuperação de um casarão antigo da década de 20, que se tornou o Centro de Estudos Ambientais. O Parque de Saudade é uma oportunidade dos alunos vivenciarem práticas ambientais e da comunidade fazer caminhada e descansar. "Este é um espaço aberto para a população. Era uma área que estava abandonada e sem segurança. Recebi muitas reclamações dos moradores quanto a este local. Resolvemos desapropriar a área e realizar melhorias em toda extensão do parque. Agora, este é um espaço maravilhoso", comenta o prefeito.

Segundo Samuel Marques, o novo parque ficou belíssimo, sendo um investimento de grande valia para o município. “É uma ótima oportunidade de estarmos em contato com a natureza e ao mesmo tempo, é um local que poderá servir para estudo, exposições e muito mais. Feliz é um município que tem belezas naturais que propiciam estes tipos de atividades. Sem dúvida é um investimento importante”.

Samuel destacou também a bela reforma realizada no casarão, e disse: “Estive lá em outra oportunidade, juntamente com uma turma do Colégio Municipal Paulo Basílio. Este é um espaço que eles mesmos poderão utilizar. Foi uma boa experiência. Todos que tiverem a oportunidade, devem também ir e conhecer”.

O Parque Municipal de Saudade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e o Centro de Educação Ambiental de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O espaço fica na na Rua Elza Maia de Amorim, nº 3.538, Saudade.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é um projeto de Lei?

Foto: Site Oficial Câmara Barra Mansa

Um projeto de lei ou uma proposta de lei é um conjunto de normas que deve submeter-se à tramitação num órgão legislativo com o objetivo de efetivar-se através de uma lei. Os projetos de lei são feitos por membros do próprio órgão legislativo. Já as propostas de lei são feitas pelo poder executivo.

Isso acontece em Barra Mansa? Muito pouco. A maioria das discussões, que realmente acontecem na Câmara de Vereadores, são apenas encaminhamentos. Algumas perguntas são importantes para você, caro leitor, que as faça, e reflita. Além de ser muito importante repassá-las aos seus familiares e amigos.

- Você se lembra em quem votou na última eleição municipal para vereador?
- Se o seu voto foi para alguém que foi eleito, você sabe o que seu candidato faz?
- Mesmo que o seu voto não tenha ido para alguém que está na câmara hoje, você sabe o que fazem lá?
- Você sabe qual é o papel de um vereador?

Uma dica importante, você pode saber sem sair de casa, o que os vereadores de Barra Mansa, estão fazendo. É só acessar http://www.camarabarramansa.com.br/ e clicar sobre a foto de um vereador e descobrir suas proposituras. Assim você pode ter uma idéia clara sobre o que está sendo discutido na Câmara de Vereadores de Barra Mansa.

Acessando, vocês verão na ordem do dia, ou seja, o que é discutido no dia das sessões. Assim, perceberão que o mais ocorre, são somente encaminhamentos.

A partir da próxima semana, o blog estará comentando algumas proposituras e expondo alguns fatos, dando um pouco de luz a algumas coisas meio obscuras.

Até segunda.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, um orgulho para cidade - Por Samuel Marques

Evento reuniu mais de 3 mil pessoas. Foto: Paulo Dimas

Espetacular. Não há outra palavra para definir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com a regência do maestro de Isaac Karabtchevsky, na última sexta (17). Uma excelente oportunidade em ver um regente de renome, juntamente com uma orquestra fenomenal, reunindo mais de três mil pessoas no Parque da Cidade. A apresentação teve peças de Mozart, Vila Lobos entre outros, mas o grande final nos reservava o ápice de uma apresentação já tão perfeita. Com a peça de Tchaikovsky – Abertura 1812, além de uma grande performance, houve a participação de canhões da Academia Militar das Agulhas Negras. Os tiros de canhões remontavam às batalhas da invasão Francesa a Rússia pelas tropas de Napoleão Bonaparte. E fazendo parte de um grande final, fogos de artifício coloriram o céu para aplausos calorosos do público presente.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é parte do Projeto “Música nas Escolas”, o qual atende 72 instituições em nosso município. É um projeto que deu certo e leva o nome da cidade ao mundo, com qualidade. Alguns criticam o investimento na Orquestra, porém, digo: é um investimento mais do que necessário. Cultura nunca é demais, ainda mais para um povo como o brasileiro, que carece de cultura. Barra Mansa tem esse diferencial. Todos os meses essa magnífica Orquestra se apresenta pelo menos uma vez no município, sendo em sua maioria na Igreja Matriz, no Centro. Vale à pena assistir algo de tamanho brilho e que faz por merecer cada centavo investido.

Um abraço especial ao superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Luiz Augusto Mury, o qual tem feito um belo trabalho a frente da Secretaria de Cultura, e que também ficou muito satisfeito com o resultado do evento.

“Foi incrível! E ver o reconhecimento de um dos maiores maestros brasileiros à OSBM foi emocionante. Ganhar um elogio explícito de Isaac Karabtchevsky é um orgulho para nossa cidade e para o Projeto Música nas Escolas”, comentou Mury.

Superintendente de Cultura, Mury e Samuel Marques

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bombeiros seguem na luta por melhores salários e anistia

O Blog Samuel Marques está atento passo a passo na luta dos Bombeiros do Estado do Rio por melhores salários. Além disso, Samuel deixa claro que está na campanha pela aprovação da anistia dos militares, se solidarizando com a luta e se colocando a disposição no trabalho prático, assim como fez na carreata realizada em Barra Mansa, no último dia 11.

Veja abaixo mais uma manifestação dos Bombeiros, desta vez, realizada no Rio de Janeiro, na última quinta-feira. A matéria foi publicada na Globo.com.

Globo.com

Bombeiros acamparão na Alerj até dia 26 Foto: Aluizio Freire
Os bombeiros do Rio pretendem organizar uma caravana até Brasília, a fim de sensibilizar o Congresso pela aprovação da anistia criminal contra os militares. A convocação foi feita durante um discurso do cabo Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento dos bombeiros, na porta da Assembléia Legislativa (Alerj), na tarde da última quinta-feira (16).

Segundo Daciolo, a medida está sendo articulada com deputados federais e senadores da bancada do Rio. A caravana seguiria para a capital federal após a caminhada no Aterro do Flamengo, no dia 26, quando pretendem colher pelo menos 600 mil assinaturas que permitam a aprovação da anistia.

“Estamos explorando todas as esferas. Tentamos conversar com o comandante-geral e não conseguimos. Até agora não fomos convidados a sentar com o governador. Então, essa possibilidade de ir a Brasília é mais uma tentativa do movimento de sensibilizar as autoridades”, disse Daciolo.

Na Alerj, o bombeiro disse ainda que conta com a adesão de servidores da área de educação e saúde. Faixas de policiais militares foram exibidas pelos manifestantes que ocupam as escadarias da casa.

Os bombeiros que participam do movimento por aumento salarial voltaram a ocupar as escadarias da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). Eles pretendem ficar acampados no local até o dia 26, domingo, quando farão uma caminhada pelo Aterro do Flamengo, informou Daciolo.

Ele disse ainda que o grupo “está bastante flexível” para discutir as reivindicações salariais, mas desde que haja um aceno do governo e “uma justificativa convincente de que não pode atender o aumento que estamos pedindo”. O movimento dos bombeiros pede um piso salarial de R$ 2 mil e mais o vale-transporte, mas sem incluir gratificações.

sábado, 18 de junho de 2011

Educação e Política - Crônica Semanal de Samuel Marques

Uma sociedade é feita de segmentos. Não é fácil fazer parte dela, e muito menos tentar modificá-la. O Blog se inicia com muito sucesso, tivemos até então mais de 400 acessos, com menos de uma semana de seu início real. Conciliar o trabalho e o blog, não é fácil.

Mas temos muito mais a discutir, e estamos nesta atualização dando um espaço especial para dois pontos muito importantes na nossa sociedade. Educação e política. É interessante como uma coisa pode estar ligado à outra. Vivemos um momento de paralisações e movimentos de greve. O estado do Rio vive esse momento. Mas o meu recorte hoje é Barra Mansa em especial. Quero deixar claro que quando critico a atuação da Câmara, critico também a falta de interesse das pessoas em saber o que realmente acontece em sua cidade. As pessoas não estão preocupadas em participar da política de sua cidade. Isso é triste, porque assim os governantes fazem o que quiserem, e o pior, sem a intervenção de ninguém.

A cidade de Barra Mansa se acostumou durante muito tempo com a idéia de outros, com sobrenomes abastados, decidirem o seu futuro. Acontece que as conseqüências disso são graves, e culmina na educação. Que ligação é essa? Vou dizer. Quando nos acomodamos esquecemos realmente qual é o nosso papel na sociedade, e quando esquecemos e perdemos este censo, começamos a nos perder. O “x” do problema é que quando começamos a ser exemplos de acomodação, ensinamos nossos filhos a serem assim. A escola virou uma babá. Uma funcionária pública que pode abrir, mas não funcionar, até porque se funcionar de verdade, “quebra” os esquemas políticos e liberta a população de seus grilhões. 

Mas somos presos? Sim, somos. Estamos reféns, por exemplo, de Associações de Moradores que não trabalham, e que muitas vezes servem a vereadores incompetentes que se aliam a estas instituições para se manter no poder. Mas por sua vez, existem outras Associações de Moradores que tem presidentes que acreditam que a instituição é um trampolim político. Tudo isso aliado a um sistema que é falho de propósito temos uma conseqüência desgraçada. A falta de entendimento do que é a escola, e por sua vez a deturpação, do seu sentido, e do sentido do trabalho das pessoas que nela estão.

É um pouco complicado para algumas cabeças, principalmente para aquelas que só sabem reclamar e nada fazer. É triste verificar que estamos em um caminho, onde vemos o precipício e nada que façamos mudará a direção. Mas desistir não é a solução. Acreditar por si só, também não é. Trabalhar é uma boa solução e aliar isso com ações de transformação.

Nosso papel na escola, assim como na sociedade é libertar. Libertar a sociedade de seus vícios, que são alimentados por políticos que em nome de qualquer coisa, até de Deus, fazem suas loucuras, e alcançam seus objetivos mais traiçoeiros. É hora de mudar, e não estou falando da política só, mas do nosso modo arcaico de pensar.

Na segunda feira teremos mais novidades, e algumas bem polêmicas, e só aguardar e conheceremos um pouco mais da nossa política e a artimanha de uma galera, que pensa que a população é uma massa de manobra.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Novo e o Velho na política de Barra Mansa - Coluna de Gabriel Vitorino Sobreira

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa tem até setembro para decidir se irá aumentar o número de vereadores do município. Hoje, com doze vereadores, a velha política discute muitos números, entre os mais falados estão o 19 e o 21. Um passarinho verde me contou que já está acordado 21 vereadores para Jurassic Park. Por trás desse debate representativo existe um outro cálculo, o de coeficiente eleitoral. Para eleger um vereador, a sigla pleiteante deve alcançar um coeficiente igual ao número de votos válidos divido pelo número de cadeiras disponíveis.

Uma velha máxima política diz que nenhuma regra eleitoral é mudada a não ser que a mudança beneficie quem faz a mudança, isto é, os responsáveis por mudar as regras das eleições são os eleitos por essas mesmas eleições. Então o que ganham os dinossauros da Rua Mamede Froes? Uma chance de reeleição.
É isso mesmo, caro leitor, o cidadão barramanssense está cansado desses políticos, e não os quer mais lá. A rejeição aos nomes da câmara é tão alta que os vereadores sabem que, se depender do eleitor, eles não mamarão mais na Mamede. A solução é tornar o jogo mais fácil. Com a máquina (entenda o dinheiro do seu imposto) nas mãos e com pelo menos 50% dos votos das últimas eleições, eles acreditam que conseguirão se perpetuar por mais quatro anos.

Mas é das contradições do que é velho que surge a novidade. E não é diferente na política.  Colocar mais 11 vereadores é praticamente anexar outra câmara ao prédio da Rua Mamede Fróes de Andrade. Com o coeficiente lá embaixo, diversas siglas menores, historicamente atreladas ao projeto das grandes siglas (aquelas que possuem mandatos) ameaçam vôos próprios. Políticos jovens, partidos renovados, corações e mentes ansiosos por fazer diferente, estão entrando nessa disputa com chances reais. Mas o crescimento da câmara é apenas um sintoma. As causas são mais profundas e se manifestam até mesmo nas eleições para síndico do seu prédio. Basta ter olhos para ver que todas as opções para as eleições executivas também contam com altos índices de rejeição.

O cidadão está cansado do atraso. Está tão cansado que não aguenta mais nem esperar dez minutos pelo ônibus. É isso mesmo, Barra Mansa parou no tempo, e muitos desses políticos que estão aí, elegendo-se e reelegendo-se há séculos, representam esse atraso. São os políticos pátio de manobras, talvez a obra mais atrasada da república brasileira.

Todas as tendências apontam para uma renovação da política no Município, de forma que mesmo se alguns dinossauros escaparem dos meteoros que cairão em 2012, algo necessariamente deverá mudar na forma de fazer política nessa cidade. Só existe uma possibilidade real de nada mudar, e os coronéis sabem disso. É a possibilidade do barramanssense ser vencido pelo cansaço, desistir da luta. Se o povo de Barra Mansa desacreditar na possibilidade da mudança, facilmente se renderá por um corte de cabelo ou um algodão doce.

Por isso, caro leitor, é que estou nessa: pra não deixar a peteca cair. E quero chamar você, que teve a paciência de ler até aqui, a acreditar que outra cidade é possível, com mais desenvolvimento e qualidade de vida. A acreditar que a luta pode ser vencida, que o inimigo já cambaleado pode ser derrotado. Vamos juntos, eu, você, Samuel Marques e Barra Mansa mobilizar nossas forças nos bairros, nas escolas e no trabalho. Digamos para quem puder ouvir: Eu acredito! Acredita Barra Mansa!   

Operação Respeito ao Professor - Opinião de Samuel Marques

O descaso continua. Como aceitar um sistema educacional que oprime e rechaça o professor? Como uma onda de manifestações no Oriente Médio, o estado do Rio vive um momento conturbado, mas sem turbante, apesar do governado achar que está em um oásis chamado pré - campanha. Seguindo nesta linha o estado do Rio, depois das muitas manifestações dos heróis do corpo de bombeiros, que decidiram de uma vez por todas dá um basta e ganharam atenção da mídia comprada, agora é a vez dos professores. E é claro que o tratamento não seria diferente por parte do Governo do Estado e imprensa. 

Quando falo sobre o Governo, estou me referindo ao corpo administrativo que na verdade se recusa a entender e atender as reivindicações por parte dos professores. Essas reivindicações são: um reajuste emergencial de 26 %, eleição de diretores, o descongelamento do plano de carreira dos funcionários, reformas urgentes nas escolas, entre outras necessidades emergenciais para a educação estadual. Hoje um professor que exerce sua função em uma escola do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ganha R$ 610,38 e um funcionário ganha R$ 433,00. Essa é a realidade da política educacional dirigida pelo governador Sérgio Cabral. Não é de espantar o baixo índice do IDEB, que nos coloca em penúltimo lugar no Ranking da Educação do Brasil, um resultado até modesto para tão pouco investimento. 


Centenas de professores que precisam se desdobrar em mais de uma escola, com matrículas em várias instituições, com o objetivo de conseguir ter um salário digno. Ainda piorando a situação, as escolas não têm estrutura e ainda existem as políticas de terceirização ineficientes. E como não poderiam faltar, as ações de incentivo pedagógicos, relacionadas com bonificações de produção, confundindo a educação com as linhas de produção fordista.

Só em 2011 abandonaram a rede estadual de ensino cerca de 2.300 professores. A explicação para isso se dá com os valores acima citados, e com certeza agravados pelo péssimo sistema de política governamental do estado do Rio a qual estamos sujeitos.

Em nossa região a adesão a greve continua a crescer, vários colégios da rede estadual estão funcionando parcialmente. Segundo o professor Elison Ribeiro, professor da rede estadual, está marcado para este sábado um ato de mobilização dos professores da rede estadual juntamente com a comunidade escolar na praça matriz de Barra Mansa às 10 horas, com o objetivo de conscientizar a população para as razões que levaram a decisão do movimento grevista.

Está marcado para o próximo dia 20, uma Assembléia Geral no Rio de Janeiro, onde a classe decidirá os rumos do movimento.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Samuel Marques se filia ao PSDC

Samuel Marques entregando a ficha de filiação a Odir Dias

Foi realizada na noite desta segunda-feira (13), uma reunião de filiação na sede do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), em Barra Mansa. O presidente do partido no município, Odir Dias e o vice, Francisco Sérgio Rocha, receberam cerca de 20 novos filiados, os quais se juntarão aos demais integrantes, onde se reunirão quinzenalmente a fim de discutir as propostas de trabalho do partido e as estratégias visando às próximas eleições. Entre os novos filiados, estava Samuel Marques que disse estar muito honrado em se juntar ao PSDC.

- Encontrei no PSDC, junto ao Odir e o Sérgio um olhar de transformação, um olhar de cuidado com os bairros, de respeito ao próximo. Tem algo espetacular nesse grupo, estou muito satisfeito em me filiar e vir fazer parte deste trabalho. – disse Samuel.

Odir Dias também se mostrou entusiasmado com a chegada de Samuel Marques ao PSDC. – A chegada de Samuel é um grande salto de qualidade para nosso partido. É uma força jovem que vem para nos ajudar. Ele tem tudo para explodir já nas próximas eleições. – disse o presidente do PSDC de Barra Mansa.
Samuel, Odir e Sérgio, na assinatura de filiação ao PSDC.

Gabinete "manobra" Itinerante - Opinião de Samuel Marques

Era uma tarde de sábado, um sol gostoso, e um tempo bem propício para um passeio. Um sábado comum, com muitas crianças pelas ruas. Um sábado com uma armadilha, com uma pegadinha, uma jogada.

Todo mundo já deve ter visto ou ouvido falar daquele político que existe, mas muitos não sabem quem é. Aquele que aparece na eleição apertando a mão e sorridente, e depois só reaparece quando está preocupado com a manutenção do cargo. Neste último sábado vimos isso.
Na Praça do Posto de saúde de Vista Alegre, ocorreu o gabinete itinerante de um vereador. Essa nomenclatura me leva a crer que o evento seria o funcionamento do gabinete, mas fora das paredes da câmara. Penso então, que neste evento aconteceria tudo o que se acontece em um gabinete, o que por si só já é perigoso. Mas sem brincadeiras, essa minha definição de “Gabinete Itinerante”, é que todo mundo teve, porém fiquei espantado quando vi a faixa de anúncio. Logo percebi que não se tratava disso, mas sim de uma manobra política. Sempre disse que os vereadores em Barra Mansa não sabem qual é o papel de um vereador, porém desta vez passou dos limites. O Vereador fez seu evento com muitas coisas, mas com certeza, com muito pouco do que realmente acontece em um gabinete. Como anunciado nas faixas espalhadas pelo bairro e seus panfletos, houve cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, atendimento jurídico e o atendimento com o vereador. Aliás, esse atendimento é apenas a obrigação de um representante da câmara. Não me lembro de ter aferição de pressão arterial no gabinete, nem corte de cabelo, e o melhor, atividades para as crianças.

Se vereador tinha a intenção de passar uma tarde com o povo, e que ao mesmo tempo propiciasse entretenimento, então que anunciasse diferente, apesar de continuar sendo uma manobra eleitoreira, mas pelo menos colocaria o nome certo para as coisas erradas. Mas isso não é o pior. Como um bom bisbilhoteiro, eu fui. Pretendia inclusive cortar os cabelos, já que minha esposa anda reclamando que ele está grande demais, e com o dinheiro curto e os gabinetes de vereadores fechados aos sábados, pretendia então resolver isso ali. Ao chegar vi que o evento não estava cheio, o que me deixou intrigado, mas vi algo engraçado e que não me intrigou muito, a distribuição de grátis de pipoca e algodão doce. 

Amplamente divulgado através de uma voz em um som, o gabinete era anunciado juntamente com suas atividades enquanto acontecia a distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. Cada vez que o anunciante falava, o entusiasmo aumentava, como se estivesse chamando as ovelhas para o aprisco, o que não é de se espantar, já que acham que o voto é de cabresto, que me diga um conhecido de Vila Orlandélia. As crianças se deleitavam, mas infelizmente para o vereador não saiam de lá chamando a mamãe e dizendo o quão bondoso é o vereador.

Começou em um determinado momento atividades recreativas, que culminavam em brindes para os vencedores e para os não vencedores também. Tudo muito bem animado por pessoas vestidas com uma camiseta que estampava na frente uma logo que aludia as Olimpíadas do Rio em 2016 e nas costas os símbolos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da SUDERJ.

Muito bom. Fui embora com nítida impressão de que somos todos otários, enojado com a falta de entendimento político do vereador e de seu grupo messiânico. Sai de lá pedindo a Deus que dê antes de tudo, discernimento para as pessoas entenderem quando são massa de manobra, e com a certeza de que Vista Alegre e Barra Mansa podem e merecem muito mais que isso.

Na minha  opinião, não se mata a fome com pipoca, mas com investimento em educação, que podem vir através de projetos de lei, algo esse que não se vê na câmara de vereadores. Vereador algum precisa disso, muito menos de maquiar show em um gabinete itinerante. Gabinete Itinerante não é isso. A grande verdade, nenhum Gabinete Itinerante seria necessário na estratégia de qualquer político se esse político já estivesse ao lado do povo, e o mesmo o reconhecesse como seu representante. O fato é que o povo não se reconhece nesse político, assim ele precisa utilizar desses subterfúgios.  

Mas é isso aí, acabei não cortando o cabelo, mas não tem problema não, a Câmara abre de segunda a sexta.

domingo, 12 de junho de 2011

Bombeiros? Guerreiros!! Leia os fatos do episódio e a opiniao de Samuel Marques

Pior salário do Brasil. É com esse triste conceito que milhares de bombeiros de todo o estado saem para trabalhar todos os dias. E diga-se de passagem, saem para trabalhar sendo obrigados a pagarem a condução do próprio bolso, já que governo do estado não oferece vale-transporte a corporação.
Entretanto, não é só o dinheiro ou falta dele, que motiva dezenas de manifestações por todo o estado. A principal reivindicação dos Bombeiros é a falta de dialogo por parte do Governo. E após várias tentativas em vão, sendo nem mesmo recebidos por membros da Alerj, a situação acabou chegando ao extremo, com pedido de prisão preventiva dos líderes do movimento e posteriormente a prisão de 439 Bombeiros que invadiram o Quartel Central, no Rio de Janeiro.

Entenda o Caso

- Em abril deste ano, Bombeiros Militares iniciaram o movimento por melhores salários, visto que o Estado do Rio registra o pior soldo entre os 27 estados brasileiros. Sem contar com o Distrito Federal, que registra um salário quase cinco vezes maior do que o Carioca.

- Sem conseguir dialogar com o Governo, que não aceitou discutir o assunto e sem ser recebidos por membros da Alerj, os líderes do movimento dos Bombeiros Militares optaram por realizar a chamada “Operação Padrão”. A operação consistia em paralisar alguns serviços, entretanto, realizando a manutenção dos serviços essenciais, como os atendimentos de emergência.

- Prevendo uma desmoralização do movimento e buscando intimidar os manifestantes, foi expedido após pressão da base governista um mandado de prisão para os cinco líderes do movimento. Após dois serem detidos por alguns dias, uma liminar os trouxe de volta a liberdade.

- Após a liberdade concedida, o movimento acabou ganhando apoio popular e adesão maciça dos Bombeiros, mesmo com a imprensa de um modo geral divulgando somente parte das informações. Geralmente só era levado a público a manifestação ou paralisação e ficava de lado as causas e descaso com o material humano.

- O Dia D. No sábado (5), após manifestação de mais de mil Bombeiros em frente ao Quartel Central da corporação, houve uma invasão por parte dos manifestantes, que se alojaram durante horas no local, para que assim, o governo, através da mídia, resolvesse enfim dialogar. Entretanto, a situação acabou ficando tensa e 439 bombeiros foram presos na capital, onde permaneceram incomunicáveis por quase uma semana.
Na madrugada de sexta (10), após a justiça entender que não haveria necessidade de manter os bombeiros sobe prisão, podendo responder o processo em liberdade, todos puderam retornar aos seus lares, inclusive os 12 homens que pertencem a corporação de Barra Mansa.

Mesmo após todos esses acontecimentos lamentáveis, o governo ofereceu o aumento de apenas 5,53%. Mas nesse momento, o maior desejo de todos da corporação e de seus familiares é o de receber a anistia, para que o processo seja extinto.

Porém, a luta continua!

Leia a opinião de quem esteve lá

Por Samuel Marques

A passeata foi um ato muito importante. É bom ressaltar que sou a favor da paralisação dos Bombeiros. Toda causa deve ser reivindicada. Infelizmente em nosso país somos pacíficos além da conta, e somo bom cachorrinhos. Fomos ensinados pela nossa sociedade hipócrita,, bancada e moldada pelas elites a não nos organizarmos e sermos coniventes com o sistema vigente. Qualquer coisa que fuja a isso é considerado algazarra. O que os Bombeiros fizeram pode ser chamado por muitos de radicalismo, mas eu chamo de ousadia. Ousadia de não só dizer o que tem que ser dito, como o de demonstrar força e união. Sou a favor dos Bombeiros e que agora eles sejam anistiados.

Anistiamos os generais que mataram e torturaram, e todas as vezes que voltamos nesse assunto, há uma reviravolta em Brasília, pois muitas pessoas das elites citadas acima não querem que esses assassinos sejam julgados e se utilizam da anistia para isso. Os Bombeiros merecem porque não cometeram crime algum, até porque entrar em sua própria casa não é crime. É hora de sairmos de cima do muro, e entendermos de uma vez por todas, que sem ação não conseguiremos nada, absolutamente nada.

Participar desta passeata foi uma experiência ótima e única, pois mais uma vez exerci a máxima do que eu quero ser na sociedade, quero ser parte dela, mas uma parte integrante e atuante, onde a omissão não tem vez, e a coragem dita as regras.

sábado, 11 de junho de 2011

É lançado o desafio!

Inicio hoje um desafio. O desafio de transformar em palavras e em um texto prazível minha visão de fatos e acontecimentos. Isso não será fácil, mas também não tenho a intenção de burocratizar nada. Não quero me colocar como algo formal, e sim como canal de informação e conscientização. O blog inicia com um grande papel, que vai além de uma interação digital.

Vocês já conheceram um pouco de mim, e agora vão conhecer meus pensamentos, como professor, cidadão, esposo, pai, membro de uma sociedade que precisa de uma transformação maciça.

Vamos ter polêmicas. Com uma atualização diária, se possível, iremos aproximar vcoê dos fatos que ocorrem não só em Barra Mansa, mas no Brasil em geral, e com uma diferença, não ficarei em cima do muro. Estarei sempre expressando a minha opinião e visão.

Moro em Barra Mansa, cidade acolhedora, que tem defeitos, mas tem também virtudes. A sua maior, o povo. Um povo que tem um sentimento de acolhimento e ternura. Um povo trabalhador e que acredita, diga-se de passagem acredita em muita coisa. Quem mora em Barra Mansa, conhece as dificuldades aqui vividas. Dificuldades que são banais para o resto do país e outras que são produzidas por nós mesmos. 

Aqui é uma cidade como outra qualquer. A política por sua vez ainda vive uma era arcaica, com vereadores que acham que existem currais eleitorais, e na verdade ainda alimentam alguns de seus feudos. Também existem pessoas que se acham políticos, mas que não sabem o que um político faz e com práticas viciadas dão prosseguimento ao coronelismo eleitoral, retrocedendo Barra Mansa. Tudo isso estará aqui, e como disse antes, sempre com uma visão declarada dos fatos.

Acesse e viaje, esteja conosco, ria, brinque, avise aos amigos, se espante com as polêmicas, viva, mas não deixe de acreditar nunca.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estreia do blog Samuel Marques!!!

O blog "Samuel Marques" está no ar para aproximar ainda mais o cidadão Samuel Marques das questões sociais as quais envolvem a cidade de Barra Mansa. Aqui, você terá acesso a notícias de relevância da cidade, eventos, além da divulgação de projetos importantes para o desenvolvimento da cidade.

Confira no cronograma abaixo um pouco da história de Samuel Marques!

Nascido em 30 de Dezembro de 1983, na cidade do Rio de Janeiro, Samuel Marques passou sua infância e o início de sua adolescência na capital, onde desde então, participava dos movimentos organizados de suas escolas. Em 2001 sua família mudou para a cidade em Miguel Pereira, cidade pelo qual Samuel Marques teria suas primeiras atuações em movimentos político-sociais.

Em 2002, participando do Grêmio Estudantil do seu colégio, começou sua vida na política estudantil. Em 2003 já no Movimento Estudantil, liderou a luta a favor do Passe Livre, discursando inclusive na tribuna da Câmara de Vereadores de Miguel Pereira. Com o passar do tempo e a luta ganhando cada vez mais força, Samuel Marques foi eleito presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Antônio Fernandes, um dos maiores colégios daquela região. Foi neste posto que Samuel se consolidou como uma liderança política e em 2004 a luta pelo passe livre tem um marco. No dia 03 de Junho de 2004, foi realizada uma passeata dos estudantes, mobilizando mais de 300 pessoas, número bastante considerável para o município de Miguel Pereira. Em 2004, veio à vitória, onde os alunos da rede pública de Miguel Pereira conseguiram seu embarque gratuito nos ônibus da cidade e Intermunicipais.

Em 2004, Samuel começou uma campanha para a fundação de vários Grêmios Estudantis pela cidade com o objetivo do fortalecimento da luta estudantil.

Em 2006, consegue através do Pró-Uni, uma vaga no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), para o curso de História. Começaria aí uma nova fase na vida de Samuel. Continuaria sua participação nos movimentos de base e estudantil, porém agora, era um estudante de licenciatura. Sua bandeira ganha contornos pedagógicos e voltado para uma estrutura educacional, como solução para uma sociedade melhor.

Em 2008, Samuel conclui a faculdade e é bastante elogiado pelo seu discurso de colação em favor da educação, arrancando calorosos aplausos de todos os presentes.

Já no início de 2009, atua como professor na rede municipal de Barra Mansa.

Em 2010, Samuel foi um dos idealizadores do I Encontro de Exposição de Idéias dos Candidatos a Deputado Estadual e Federal, evento esse que marcou a eleição de 2010. Evento esse apartidário que levou a população informações e propostas sobre o pleito de 2010 em nossa região.

No ano de 2011, Samuel conquistou mais uma vitória, o nascimento de sua filha Beatriz, fruto de seu casamento com Glaucia Marques, em 2009. 

Atualmente, Samuel Marques é atuante na Associação de Moradores de seu bairro, Vista Alegre, por onde continua em sua busca por uma sociedade mais justa e igualitária.