domingo, 9 de outubro de 2011

Músicas que nos fazem pensar - Minha Alma - O Rappa

Minha alma está armada (a paz que eu não quero), é uma música de Marcelo Yuka, e imortalizada na interpretação de Falcão do Rappa. A letra é uma chamada de atenção a todos nós. A paz que falsamente achamos que temos nos impede de fazermos algo para mudarmos as coisas. Ficamos estáticos esperando que a outra pessoa faça algo, ao mesmo tempo em que temos a ilusão de que a vida está uma maravilha. Essa paz na verdade é medo, porque não temos voz. Essa crítica é um posicionamento muito oportuno, já que somos uma nação acostumada a sermos pacíficos demais, além de acomodados quanto aos nossos direitos.
Marcelo deixa um belo recado sobre a acomodação, sobre a nossa visão de mundo. O ”vídeo com agitado” pode ser a própria televisão, que ocupa nosso tempo e a nossa capacidade de pensar. Somo vítimas de nós mesmos. O mais incrível é que achamos que as grades do condomínio são realmente para trazer proteção, mas revelam que somos nós que estamos presos. Reféns do medo, de uma insegurança pública.
“Minha alma” é sem dúvida uma bela letra e uma boa razão para pensar. Tem muita gente que deseja mudar, mas quando tem a oportunidade de fazer isso, se oculta, escolhendo uma falsa paz, que mais cedo ou mais tarde baterá em sua porta cobrando um preço alto pelo comodismo. Arregaçar as mangas e seguir em frente, não só querendo a mudança, mas realizando-a. Admitimos de tudo. Impostos altos, juros altos, falta de investimento em educação, falta de investimento em saúde, corrupção, violência, a falta dos nossos próprios direitos e o principal, a perda da nossa liberdade. Por isso a nossa ama tem que estar armada e apontada para esse estratégico sossego. Não siga admitindo.

A minha alma tá armada e apontada
Para cara do sossego!
(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Medo! Medo! Medo! Medo!)
As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
"Qual a paz que eu não quero conservar,
Prá tentar ser feliz?"
As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo!
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo, domingo!
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido...
É pela paz que eu não quero seguir admitindo
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir admitindo
                                 "Minha Alma" - O Rappa

                       "Minha Alma" na bela voz de Maria Ria

5 comentários: