segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Músicas que nos fazem pensar - Abre-te Sésamo - Raul Seixas

Continuamos com nossa série “Músicas que nos fazem pensar”. A música de hoje é Abre – te Sésamo de Raul Seixas. Uma dica mais que especial do nosso grande amigo Irineu. Em 1980 Raul Seixas de gravadora nova lança mais um LP, com o nome de Abre-te Sésamo. Raul está testando a abertura política, mas percebe que esta abertura não é tanta assim quando ver a música “Rock das Aranhas” ser censurada. Neste LP está também “aluga-se”, em breve na nossa série.
Nesta música a letra faz referência desde o deu título a história de Ali-Baba e os quarenta ladrões. A senha usada pelos ladrões para entrada no esconderijo era “Abre-te Sésamo”. Na música Raul Seixas se coloca na própria posição de Ali-baba, e os quarenta ladrões pode ser em uma referência atual os políticos brasileiros, ou aqueles que se aproveitam do povo de um modo geral. Essa música é mais um exemplo de como as letras por mais antigas que sejam ainda estão atuais. Ele ressalta sua teimosia em viver, ou de simplesmente de insistir em não morrer. A letra é recheada de alusões ao povo brasileiro e sua gangorra social.
Ele indaga que apesar de tudo não deixa de ter esperança, e pela teimosia de viver o faz o primeiro da procissão. Que procissão seria essa ? A que fazemos todo dia, a procissão da esperança. A letra fala por si só, então, vamos a ela. Leia, ouça a música no link abaixo e tire suas próprias conclusões. Pense sempre.

Lá vou eu de novo
Um tanto assustado
Com Ali-Baba
E os quarenta ladrões
Já não querem nada
Com a pátria amada
E cada dia mais
Enchendo os meus botões...
Lá vou eu de novo
Brasileiro, brasileiro nato
Se eu não morro eu mato
Essa desnutrição
Minha teimosia
Braba de guerreiro
É que me faz o primeiro
Dessa procissão...
Fecha a porta! Abre a porta!
Abre-te Sésamo
Fecha a Porta! Abre a porta!
Eu disse:
Abre-te Sésamo...
Isso aí!
E vamos nós de novo
Vamo na gangorra
No meio da zorra desse
Desse vai-e-vem
É tudo mentira
Quem vai nessa pira
Atrás do tesouro
De Ali-bem-bem...
É que lá vou eu de novo
Brasileiro nato
Se eu não morro eu mato
Essa desnutrição
A minha teimosia
Braba de guerreiro
É que me faz o primeiro
Dessa procissão...
Fecha a Porta! Abre a porta!
Abre-te Sésamo
Fecha a Porta! Abre a porta!
Abre-te Sésamo
Fecha a Porta! Abre a porta!
Eu disse:
Abre-te Sésamo
Hêêêêi!
Abre a porta!
Eu disse:
Abre-te Sésamo...

Um comentário:

  1. Será que ninguém nunca parou prá pensar?? Raul Seixas foi tão mal analisado assim? Burros? Meus, o Raulzito tava lá na fila da votação (a fila, procissão, entendem?), brasileiro nato era o único requisito prá votar. Ali Babá, óbvio, o político e seus asseclas, ladrões, foi sempre assim. Fecha a porta, abre a porta - da cabine de votação!!!!! porque era assim, nessa ordem, entra, fecha, vota e abre. E insistimos até hoje, vamos votar, macacada, nesses ladrões.

    ResponderExcluir