sexta-feira, 22 de julho de 2011

Proposituras sem Propósito, parte 2 - Por Samuel Marques

Continuamos nossa saga pela busca dos projetos de leis perdidos. Permanecemos atentos as discussões que acontecem na Câmara de Vereadores de Barra Mansa. Cada vez que nos aventuramos nas propostas feitas pelos vereadores no seu site oficial www.camarabarramansa.com.br fico com arrepios, e com a certeza de que eles não tem a menor idéia do que faz um vereador, ou simplesmente são acometidos da covardia política.

Vamos então as proposituras que os nossos vereadores discutem e se debruçam:

Requerimento Nº 133/2011 - Ver. Vicente Carneiro Leão Filho
Requer a construção de um Centro Especializado de Imagens para funcionar no térreo do Cremeb ou Hospital da Mulher.

Não tem jeito, os festivais de requerimento continuam, e como sempre só requerem, e mais nada. O Vereador faz uma proposta justa, porém como sempre o modo de sua implantação é vazia. Para começar isso custa dinheiro, mas é necessário e isso eu concordo. Contudo, o mais o engraçado é que não vejo, por exemplo, o vereador buscar nenhuma emenda junto a Alerj, ou a Brasília, nem entre os deputados dos seus próprios partidos que, no ano de eleição vêm aqui em Barra Mansa buscar votos, como foi o caso do Deputado Federal Alexandre Cardoso. 

Ter um Centro de Imagens seria ótimo, mas o que os vereadores têm que aprender, é que temos que requerer e planejar como será implantado. Assim as propostas saem do papel.



Requerimento Nº 120/2011 - Verª. Sônia Maria de Camargo Coutinho Parreira
Requer uma faixa de pedestres na Rua Dario Aragão, em frente ao nº 1263, no Centro.

Os problemas da cidade não são poucos, e suas resoluções deveriam vir depois de muita discussão, muitos debates e vontade política. Mas as coisas não estão ruins para doze pessoas. Em especial, a vereadora acima também acha que está tudo bem. No dia 07 de junho deste ano, em sessão na Câmara, apresentou apenas um assunto na pauta de discussão, se é que isso existe, e o assunto resolveu todos os problemas de Barra Mansa, “uma faixa de pedestre no centro da cidade." 

Será que não existem órgãos competentes na prefeitura para fazer isso? Está tudo bom demais, uma faixa resolve o resto. 

A grade verdade é que são apresentados poucos assuntos nas pautas. Apesar de esses assuntos serem discutidos nas comissões, vale lembrar que essas comissões não têm a participação de todos, se fazendo necessária uma discussão mais ampla nas sessões. Cada vereador apresenta muito pouco para justificar seu alto salário, e tem alguns que simplesmente não apresentam nada ou requerem coisas que os órgãos da prefeitura já têm que fazer mesmo. São propostas repetitivas, e muitas sem fundamentação.

Está então na hora de mudarmos esse quadro, quem não tem proposta, não pode ser vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário