sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os benefícios de uma eleição direta para diretor

O poder de eleger nossos representantes é o que move o sentido democrático da nossa sociedade. Entretanto, por mais paradoxo que pareça, isso não vem acontecendo no lugar onde nasce o aprendizado; nas escolas. Isso quer dizer claramente que estamos andando para trás no processo de uma gestão escolar democrática. Os princípios que norteiam a gestão democrática são: descentralização, participação e transparência. Quem é contra isso com certeza se coloca contra a verdadeira educação. Hoje quero pautar alguns benefícios de uma gestão democrática.

O primeiro ponto é a mudança no modo de gerir as coisas. Em uma administração democrática, onde há eleição para a escolha de um diretor, a gerência funciona com a participação de todos, desde o momento da sua concepção.  Esse fato transforma essa escola em um lugar mais próximo daquilo que nossos impostos requerem um lugar de liberdade. Não é isso que ocorre em muitos colégios, inclusive em nossa cidade, onde as opiniões não podem ser debatidas amplamentes, e as regras não servem para todos.

O segundo fato é que para uma pessoa se envolver com a empreitada da direção vai precisar de um conhecimento a mais, e de uma interação no assunto. Quando a direção funciona através de indicação muitos problemas acontecem. Muitas vezes, e não são poucas, a indicação não acontece pela competência e pelo trabalho, mas sim por vários fatores. Entre eles estão à influência na comunidade, sobrenomes tradicionais, jogadas políticas, personalidades facilmente manipuláveis, enfim, qualquer coisa, que em pouquíssimas oportunidades acabam dando certo.

As conseqüências da indicação na verdade é a transformação do ambiente escolar em uma ditadura, diretores que, por exemplo, não tem a menor idéia do que é um PPP (Projeto Político Pedagógico), e pessoas que esquecem o que é uma escola, e começam a se sentir em uma arena onde até as palavras são medidas e a hipocrisia reina. Precisamos de um ambiente de construção, onde a sociedade que é constituída de professores, pais, moradores, associações, comunidade em geral, se sinta a vontade para transformar, e claro, através do melhor e mais eficiente instrumento de todos, a educação.

Nas últimas semanas, a discussão sobre a eleição de diretores na rede municipal de Barra Mansa se acendeu. Tudo por conta da boa notícia em que o Prefeito Zé Renato não se colocou contra a proposta do SEPE e ainda ressaltou que acha importante, e gostaria de promover essa ação na rede. Uma grande iniciativa que pode começar a dar luz a um túnel a muito escurecido.

3 comentários:

  1. Bom,eu acho que é muito importante para nós alunos e também aos professores essa eleição pôs há muitos diretores que nem se quer dão atenção aos alunos, pra falar com eles tem que ter hora marcada...isso ta parecendo médico que vc tem que marcar hora,pessoas como a Janice uma professora boa e atenciosa q deveriam ser diretores..mas que pena que ainda não existe essa votação porque se não muitos diretores já estariam na rua!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu to junto com a proposta.
    by:alisson martins
    801

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do artigo. Precisamos de uma gestão democrática nas escolas.

    ResponderExcluir