terça-feira, 21 de junho de 2011

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, um orgulho para cidade - Por Samuel Marques

Evento reuniu mais de 3 mil pessoas. Foto: Paulo Dimas

Espetacular. Não há outra palavra para definir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com a regência do maestro de Isaac Karabtchevsky, na última sexta (17). Uma excelente oportunidade em ver um regente de renome, juntamente com uma orquestra fenomenal, reunindo mais de três mil pessoas no Parque da Cidade. A apresentação teve peças de Mozart, Vila Lobos entre outros, mas o grande final nos reservava o ápice de uma apresentação já tão perfeita. Com a peça de Tchaikovsky – Abertura 1812, além de uma grande performance, houve a participação de canhões da Academia Militar das Agulhas Negras. Os tiros de canhões remontavam às batalhas da invasão Francesa a Rússia pelas tropas de Napoleão Bonaparte. E fazendo parte de um grande final, fogos de artifício coloriram o céu para aplausos calorosos do público presente.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é parte do Projeto “Música nas Escolas”, o qual atende 72 instituições em nosso município. É um projeto que deu certo e leva o nome da cidade ao mundo, com qualidade. Alguns criticam o investimento na Orquestra, porém, digo: é um investimento mais do que necessário. Cultura nunca é demais, ainda mais para um povo como o brasileiro, que carece de cultura. Barra Mansa tem esse diferencial. Todos os meses essa magnífica Orquestra se apresenta pelo menos uma vez no município, sendo em sua maioria na Igreja Matriz, no Centro. Vale à pena assistir algo de tamanho brilho e que faz por merecer cada centavo investido.

Um abraço especial ao superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Luiz Augusto Mury, o qual tem feito um belo trabalho a frente da Secretaria de Cultura, e que também ficou muito satisfeito com o resultado do evento.

“Foi incrível! E ver o reconhecimento de um dos maiores maestros brasileiros à OSBM foi emocionante. Ganhar um elogio explícito de Isaac Karabtchevsky é um orgulho para nossa cidade e para o Projeto Música nas Escolas”, comentou Mury.

Superintendente de Cultura, Mury e Samuel Marques

Um comentário:

  1. Foi lindo mesmo, Barra Mansa precisa de mais coisas deste tipo.

    ResponderExcluir