terça-feira, 14 de junho de 2011

Gabinete "manobra" Itinerante - Opinião de Samuel Marques

Era uma tarde de sábado, um sol gostoso, e um tempo bem propício para um passeio. Um sábado comum, com muitas crianças pelas ruas. Um sábado com uma armadilha, com uma pegadinha, uma jogada.

Todo mundo já deve ter visto ou ouvido falar daquele político que existe, mas muitos não sabem quem é. Aquele que aparece na eleição apertando a mão e sorridente, e depois só reaparece quando está preocupado com a manutenção do cargo. Neste último sábado vimos isso.
Na Praça do Posto de saúde de Vista Alegre, ocorreu o gabinete itinerante de um vereador. Essa nomenclatura me leva a crer que o evento seria o funcionamento do gabinete, mas fora das paredes da câmara. Penso então, que neste evento aconteceria tudo o que se acontece em um gabinete, o que por si só já é perigoso. Mas sem brincadeiras, essa minha definição de “Gabinete Itinerante”, é que todo mundo teve, porém fiquei espantado quando vi a faixa de anúncio. Logo percebi que não se tratava disso, mas sim de uma manobra política. Sempre disse que os vereadores em Barra Mansa não sabem qual é o papel de um vereador, porém desta vez passou dos limites. O Vereador fez seu evento com muitas coisas, mas com certeza, com muito pouco do que realmente acontece em um gabinete. Como anunciado nas faixas espalhadas pelo bairro e seus panfletos, houve cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, atendimento jurídico e o atendimento com o vereador. Aliás, esse atendimento é apenas a obrigação de um representante da câmara. Não me lembro de ter aferição de pressão arterial no gabinete, nem corte de cabelo, e o melhor, atividades para as crianças.

Se vereador tinha a intenção de passar uma tarde com o povo, e que ao mesmo tempo propiciasse entretenimento, então que anunciasse diferente, apesar de continuar sendo uma manobra eleitoreira, mas pelo menos colocaria o nome certo para as coisas erradas. Mas isso não é o pior. Como um bom bisbilhoteiro, eu fui. Pretendia inclusive cortar os cabelos, já que minha esposa anda reclamando que ele está grande demais, e com o dinheiro curto e os gabinetes de vereadores fechados aos sábados, pretendia então resolver isso ali. Ao chegar vi que o evento não estava cheio, o que me deixou intrigado, mas vi algo engraçado e que não me intrigou muito, a distribuição de grátis de pipoca e algodão doce. 

Amplamente divulgado através de uma voz em um som, o gabinete era anunciado juntamente com suas atividades enquanto acontecia a distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. Cada vez que o anunciante falava, o entusiasmo aumentava, como se estivesse chamando as ovelhas para o aprisco, o que não é de se espantar, já que acham que o voto é de cabresto, que me diga um conhecido de Vila Orlandélia. As crianças se deleitavam, mas infelizmente para o vereador não saiam de lá chamando a mamãe e dizendo o quão bondoso é o vereador.

Começou em um determinado momento atividades recreativas, que culminavam em brindes para os vencedores e para os não vencedores também. Tudo muito bem animado por pessoas vestidas com uma camiseta que estampava na frente uma logo que aludia as Olimpíadas do Rio em 2016 e nas costas os símbolos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da SUDERJ.

Muito bom. Fui embora com nítida impressão de que somos todos otários, enojado com a falta de entendimento político do vereador e de seu grupo messiânico. Sai de lá pedindo a Deus que dê antes de tudo, discernimento para as pessoas entenderem quando são massa de manobra, e com a certeza de que Vista Alegre e Barra Mansa podem e merecem muito mais que isso.

Na minha  opinião, não se mata a fome com pipoca, mas com investimento em educação, que podem vir através de projetos de lei, algo esse que não se vê na câmara de vereadores. Vereador algum precisa disso, muito menos de maquiar show em um gabinete itinerante. Gabinete Itinerante não é isso. A grande verdade, nenhum Gabinete Itinerante seria necessário na estratégia de qualquer político se esse político já estivesse ao lado do povo, e o mesmo o reconhecesse como seu representante. O fato é que o povo não se reconhece nesse político, assim ele precisa utilizar desses subterfúgios.  

Mas é isso aí, acabei não cortando o cabelo, mas não tem problema não, a Câmara abre de segunda a sexta.

12 comentários:

  1. Fernando - Vista Alegre16 de junho de 2011 às 21:20

    É um oportunista esse vereador, e um fantasma que aparece para assombrar a população de Vista Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Fesor Samuel, não podemos ele nao faz nada pra gente e até as nossas nossas redes tomou na quadra quando treinava com a tia soninha e vive falando mentira pra gente. Meu pai falou q issu não e papel de evangelico.

    ResponderExcluir
  3. Morador - avenida dos aposentados17 de junho de 2011 às 09:03

    Esse vereador tinha que ter é vergonha. Só defende os seus interesses, pula de galho em galho pra se dar bem. Uma hora está com o Roosevelt e depois com Albertassi, que sabe vai estará com Inês, ainda acha que nos não notamos isso. na câmera não faz seu papel de vereador e muito menos fora de lá.
    morador da avenida dos aposentados

    ResponderExcluir
  4. è interessante como agora eles aparcem. Aqui em Vista Alegre, ele nem aparacece.

    ResponderExcluir
  5. O Jackson Emerick sempre esteve ao lado do Wesley e do Albertassi, e pelo que vi esta semana em um jornal, agora eles comprarm o PSDB. É um absurdo como eles acham que fazem política. Se aliam com qualquer um e querem ganhar a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que o ensino está uma porcaria professores ao invéz de preparar aulas estão preocupado com a vida alheia

    ResponderExcluir
  7. Futura Advogada "TCS"15 de agosto de 2011 às 11:30

    Tenho orgulho de ter estudado no Colégio Padre Anchieta e hoje estar me formando na graduação de Direito na qual a base saiu desta escola. Mas hoje podemos observar que a educação não é como antes, pois aparecem professores arrogantes, prepotentes, oportunistas e que quando as coisas não saem do jeito que eles querem difamam pessoas que estão no lugar onde este professor em tela queria estar. É uma vergonha, uma escola tão boa admitir professores deste porte. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Tiago , Belo Horizonte15 de agosto de 2011 às 23:35

    Futura Advogada. Ta...

    Acho pior ainda é a direção da escola deixar pessoas com péssima reputação, como o Z.Mª, ter trabalhos politiqueiros na quadra com crianças.

    Isso você não vê? Veja bem quem tem vida negativa no bairro e precisa se esconder atrás da bíblia....

    ResponderExcluir
  9. Em vez de xingar os professoras do sua antiga escola, senhora quase-bacharel (quem sabe advogada), poderia comentar o texto do Blog pois é para isso que serve este espaço. O blog presta um serviço de informação e debate sobre nossa cidade que nenhum vereador foi capaz de realizar até agora. Aproveite isso, "dotÔra".

    ResponderExcluir
  10. Não sei qual a relação entre a "advoga" e o artigo publicado sobre o "gabinete inoperante" do vereador, mas criticar o autor do texto sem fundamentos, sem identificar, não é um posicionamento ético de uma futura advoga. Além disso, a ÉTICA é que denota o texto deste artigo. Acho que você deveria debater as ideias conosco não apenas afrontar o que não consegue entender.

    A sua criticidade, pacata, faz parte do mesmo imaginário adotado pelos conformistas de Vista Alegre, pessoas que se beneficiam com a postura anti-ética do seu representante/ vereador.
    Estamos disponíveis para um bate papo, caso você se interesse a mudar esse pensamento retrogrido.

    Obrigado pela visita ao blog e valeu pela publicidade do mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Samuelzinho ou professorzinho,
    é lastimável ver um blog de tão baixxo nivel,
    um blog para informações e debate como anunciado,ser transformado em baixaria por parte de seu dono, que além do mais se diz professor. Que professor!
    Acho sim um homem que infelizmente não tem condição de aprsentar nada de bom para sua comunidade e ainda usa sala de aula para influenciar os seus alunos que vão ali somente para apreder a ser cidadãos e não fuxiqueiros.
    Prefeito olhe o tipo de professor que vcs estão colocando dentro de salas de aula.

    ResponderExcluir
  12. É de adimirar isso, porque quando era o vereador Nilton Soares, todos eles acusavam de ser um vereador que dava pinga pra todo mundo em troca de voto. Inclusive o Vereador uesley e o vicentinho. Agora não sabe lidar com a critica, pedem para outros escreverem para eles inventando nomes e lugares. são uns fracassados mesmos.

    Samuel continue assim, nos em Saudade estamos gostando do blog e esta sendo aceçado em varios bairros.

    ResponderExcluir