sábado, 18 de junho de 2011

Educação e Política - Crônica Semanal de Samuel Marques

Uma sociedade é feita de segmentos. Não é fácil fazer parte dela, e muito menos tentar modificá-la. O Blog se inicia com muito sucesso, tivemos até então mais de 400 acessos, com menos de uma semana de seu início real. Conciliar o trabalho e o blog, não é fácil.

Mas temos muito mais a discutir, e estamos nesta atualização dando um espaço especial para dois pontos muito importantes na nossa sociedade. Educação e política. É interessante como uma coisa pode estar ligado à outra. Vivemos um momento de paralisações e movimentos de greve. O estado do Rio vive esse momento. Mas o meu recorte hoje é Barra Mansa em especial. Quero deixar claro que quando critico a atuação da Câmara, critico também a falta de interesse das pessoas em saber o que realmente acontece em sua cidade. As pessoas não estão preocupadas em participar da política de sua cidade. Isso é triste, porque assim os governantes fazem o que quiserem, e o pior, sem a intervenção de ninguém.

A cidade de Barra Mansa se acostumou durante muito tempo com a idéia de outros, com sobrenomes abastados, decidirem o seu futuro. Acontece que as conseqüências disso são graves, e culmina na educação. Que ligação é essa? Vou dizer. Quando nos acomodamos esquecemos realmente qual é o nosso papel na sociedade, e quando esquecemos e perdemos este censo, começamos a nos perder. O “x” do problema é que quando começamos a ser exemplos de acomodação, ensinamos nossos filhos a serem assim. A escola virou uma babá. Uma funcionária pública que pode abrir, mas não funcionar, até porque se funcionar de verdade, “quebra” os esquemas políticos e liberta a população de seus grilhões. 

Mas somos presos? Sim, somos. Estamos reféns, por exemplo, de Associações de Moradores que não trabalham, e que muitas vezes servem a vereadores incompetentes que se aliam a estas instituições para se manter no poder. Mas por sua vez, existem outras Associações de Moradores que tem presidentes que acreditam que a instituição é um trampolim político. Tudo isso aliado a um sistema que é falho de propósito temos uma conseqüência desgraçada. A falta de entendimento do que é a escola, e por sua vez a deturpação, do seu sentido, e do sentido do trabalho das pessoas que nela estão.

É um pouco complicado para algumas cabeças, principalmente para aquelas que só sabem reclamar e nada fazer. É triste verificar que estamos em um caminho, onde vemos o precipício e nada que façamos mudará a direção. Mas desistir não é a solução. Acreditar por si só, também não é. Trabalhar é uma boa solução e aliar isso com ações de transformação.

Nosso papel na escola, assim como na sociedade é libertar. Libertar a sociedade de seus vícios, que são alimentados por políticos que em nome de qualquer coisa, até de Deus, fazem suas loucuras, e alcançam seus objetivos mais traiçoeiros. É hora de mudar, e não estou falando da política só, mas do nosso modo arcaico de pensar.

Na segunda feira teremos mais novidades, e algumas bem polêmicas, e só aguardar e conheceremos um pouco mais da nossa política e a artimanha de uma galera, que pensa que a população é uma massa de manobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário